A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II seminário internacional do agronegócio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II seminário internacional do agronegócio"— Transcrição da apresentação:

1 II seminário internacional do agronegócio
oportunidades no mercado internacional da carne bovina São Paulo, 7 de dezembro 2000

2 Perfil mundial Rebanho mundial: 1,1 bilhões de cabeças
Brasil 160 milhões ( 1o). Liquidação por 10 anos. Abate mundial: 213 milhões de cabeças Brasil 32 milhões Produção mundial: 50 milhões de tons Brasil 6,2 milhões de tons Exportações mundiais: 5,5 milhões tons Brasil 550 mil tons

3 Perfil mundial Consumo per capita
Argentina e Uruguai 60 kg, USA 40, Brasil e Austrália 35, Europa entre 18 e 25, Ásia entre 4 e 12. Paises exportadores: unidade milhões tons Austrália 1,2; USA 1; UE 600; Brasil 550; Canadá 500, Índia, México e Argentina 300, Paises importadores: unidade milhões tons USA 1,3; Japão 0,9; Rússia 0,7; UE 0,37; Canadá e México 0,3, Coréia 0,27,

4 Concorrentes do Brasil
Austrália: base gado europeu, pasto e feed lot, altos índices zootécnicos, indústria competitiva, GMPs, normas, padrão e certificação. Principais mercados USA e Japão. USA: base gado europeu, feed lot, altos indices zootécnicos, indústria competitiva, GMPs, HACCP, certificação. Principais mercados: Japão e outros países asiáticos e Rússia. União Européia, Canadá, México, Índia, Argentina

5 Mercados do Brasil União Européia: 60% das exportações, regime de cotas, ajuste OMC ( redução apoio interno e a exportação, tarificação e diminuição tarifas ). Crise do consumidor. PAC e gestão qualidade. Estados Unidos: 15% das exportações, regime de tarifas, medidas sanitárias febre aftosa e HACCP. Crise do consumidor Outros: 60 países Mercados potenciais estratégicos: Rússia e USA

6 Programa especial exportação
ABIEC é o gestor do PEE/Camex 3 partes: i) relações internacionais; ii) questões macroeconômicas; iii) questões microeconômicas Redução de custos, aumento da base, aprimoramento da pauta, agregação de valor, aumento capacidade produtiva, promoção comercial, acesso a mercados e internacionalização das empresas

7 conclusões Mercados novos: Rússia ( carne indústria, industrializados e carne para consumo ) Produtos novos em mercados atuais: carne in natura nos USA, Canadá, Japão Ocupar espaço nos clientes da União Européia Maior presença China com sub produtos exóticos Diminuir a concentração de mercado e aumentar a pauta de produtos nos mercados atuais


Carregar ppt "II seminário internacional do agronegócio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google