A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO PROPRIETÁRIA ERCY M.SANTOS XAVIER ENTREVISTA- JUNHO/2009 ERCY M.SANTOS XAVIER ENTREVISTA- JUNHO/2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO PROPRIETÁRIA ERCY M.SANTOS XAVIER ENTREVISTA- JUNHO/2009 ERCY M.SANTOS XAVIER ENTREVISTA- JUNHO/2009."— Transcrição da apresentação:

1 CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO PROPRIETÁRIA ERCY M.SANTOS XAVIER ENTREVISTA- JUNHO/2009 ERCY M.SANTOS XAVIER ENTREVISTA- JUNHO/2009

2 CAPITEL DIVINO ESPIRITO SANTO

3 FOTO - INTERIOR DO CAPITEL

4 ALUNOS DA TURMA 182- EM VISITA AO CAPITEL NO DIA 27/6/2009

5 Chegada dos alunos no capitel

6 26/06/2009

7 Alunos da turma 181

8 IMAGEM DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

9 ERCY M.SANTOS XAVIER E SUA FILHA FABIANA

10 Por volta do ano de 1940, o sr. Timóteo Silveira dos Santos recebeu a imagem para que continuasse cuidando do mesmo.

11 E ao mesmo tempo continuasse com a devoção e a realização de novenas. Junto com o santo também foi entregue a Bandeira do Divino.

12 Bandeira do Divino, entregue ao sr. Timóteo, por volta do ano de 1940

13 Em 1956, foi construído o capitel pelo sr. Pedro Miguel, que na época morava na serraria dos Decalli, em Pinhal da Serra.

14 Tipo de assoalho e bancos do capitel (parte interna)

15 Porta do capitel- vista externa

16 Parte interna

17 Vista interna do capitel (26/6/09)- estilo de Janela

18 Alunos da turma 182- em entrevista com a proprietária do capitel (junho 2009)

19 Ercy Maria dos Santos Xavier Hoje é a proprietária do capitel. Ercy é filha de: Ercy é filha de: Timóteo Silveira dos Santos e de Timóteo Silveira dos Santos e de Maria Carolina dos Santos Maria Carolina dos Santos Ercy era casada com José Arlindo Pires Xavier (falecido)

20 Alunos da turma 181- no dia da visita ao capitel

21

22

23 Inscrição (1956) – que existe na escada do capitel

24 Inscrição ES 25-5 que aparece junto ao ano de 1956 na escada do capitel

25 Ercy conta que foi realizado 3 casamentos no capitel do Divino: Ercy conta que foi realizado 3 casamentos no capitel do Divino: Antonio Pereira (1º dentista que veio para o Pinhal da Serra) e Iracema Santos Pereira. Antonio Pereira (1º dentista que veio para o Pinhal da Serra) e Iracema Santos Pereira. José Arlindo Pires Xavier e Ercy Maria dos Santos Xavier. José Arlindo Pires Xavier e Ercy Maria dos Santos Xavier.

26 Casamento de Ercy e Arlindo

27 A devoção ao santo, é uma das explicações da doação do santo a família. Outra informação importante é a de que na época de realização de novenas ou festas, todos os devotos entoavam um canto, que se repetia por várias vezes até que todos os fiéis beijassem a imagem. Outra informação importante é a de que na época de realização de novenas ou festas, todos os devotos entoavam um canto, que se repetia por várias vezes até que todos os fiéis beijassem a imagem.

28 Foto de uma Festa realizada na ocasião, com a participação dos alunos.

29

30 PATRIMÔNIO HISTÓRICO- refere- se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico. PATRIMÔNIO HISTÓRICO- refere- se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.

31 PATRIMÔNIO CULTURAL é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que pelo seu valor próprio, devam ser considerados de interesse relevante para a perman6encia e a identidade da cultura de um povo. PATRIMÔNIO CULTURAL é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que pelo seu valor próprio, devam ser considerados de interesse relevante para a perman6encia e a identidade da cultura de um povo. O patrimônio é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje, e que passamos às gerações vindouras. O patrimônio é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje, e que passamos às gerações vindouras.

32 Do patrimônio cultural fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, a pintura, a escultura e artesanato. Nos bens imateriais considera-se a literatura, a música, o folclore, a linguagem e os costumes. Do patrimônio cultural fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, a pintura, a escultura e artesanato. Nos bens imateriais considera-se a literatura, a música, o folclore, a linguagem e os costumes.

33 A Constituição de 1988 estabelece no seu Art. 216 que Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referencia à identidade, a ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: -I as formas de expressão; II – os modos de criar, fazer e viver; III- as criações cientificas, artísticas e tecnológicas; IV- as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico- culturais; V- os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológicos e cientifico. A Constituição de 1988 estabelece no seu Art. 216 que Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referencia à identidade, a ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: -I as formas de expressão; II – os modos de criar, fazer e viver; III- as criações cientificas, artísticas e tecnológicas; IV- as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico- culturais; V- os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológicos e cientifico.

34

35


Carregar ppt "CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO PROPRIETÁRIA ERCY M.SANTOS XAVIER ENTREVISTA- JUNHO/2009 ERCY M.SANTOS XAVIER ENTREVISTA- JUNHO/2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google