A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O gaúcho vacariano, herdeiro do bandeirante audaz, do lagunense e do açoriano, dos quais recebeu toda fibra lusitana, isolado no campo planaltino, longe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O gaúcho vacariano, herdeiro do bandeirante audaz, do lagunense e do açoriano, dos quais recebeu toda fibra lusitana, isolado no campo planaltino, longe."— Transcrição da apresentação:

1

2 O gaúcho vacariano, herdeiro do bandeirante audaz, do lagunense e do açoriano, dos quais recebeu toda fibra lusitana, isolado no campo planaltino, longe várias léguas do seu vizinho mais próximo, estava sempre de atalaia para defender sua família de um possível ataque indígena. No saguão do Grupo Escolar Padre Efrem tem uma placa com os seguintes dizeres: Não te esqueças que também no teu planalto os farrapos escreveram sublimes páginas de sua epopéia nacionalista republicana. Na Revolução Farroupilha, o solo de Vacaria foi o teatro de várias batalhas e esteve por espaços de tempo em poder dos Farrapos, em cujas fileiras lutavam bravos vacarianos, entre eles José Fernandes de Oliveira.

3 A província do Rio Grande do sul, com habitantes, contribuiu com soldados, quase a quarta parte das forças mobilizadas pelo Brasil. De Vacaria partiu um corpo de voluntários sob o comando do Ten. Cel. Da Guarda Nacional João José Dutra. Ante a gravidade da situação da província, Vacaria não ficou muda e impassível. E se a Nação teve direito para dela exigir soldados, sobra-lhe a dignidade de lhos ter dado.

4 Em Vacaria, o fazendeiro Demétrio José Ramos organizou um corpo revolucionário sob a sua chefia com o qual passou pela Vila de Vacaria, no dia 13 de Junho de 1894, indo acampar em Bom Jesus. O Cel. Avelino Paim de Sousa, por ordem do governo do Estado, organizou o Corpo 65º, de que foi comandante geral. Os maragatos fugiram a toda velocidade, perseguidos pelos republicanos, que ao chegarem na Lomba Chata viram que tinham caído numa emboscada.

5

6 Na Revolução de 1923, não houve grandes combates no município de Vacaria.Mas grande foi o número de vacarianos que participaram da luta, também, em outros municípios, nas hostes legalista, sob às ordens do Gen.Firmino Branco, ou nas maragatas sob o comando de Demétrio Ramos e Felipe Portinho. Em 11 de Março, Fabrício Vieira invadiu Bom Jesus e, afugentando no tiroteio da Invernada Velha, passou para Santa Catarina. Em 19 do mesmo mês, em Capão Bonito, município de Lagoa Vermelha, o Gen.Portinho, empenhou-se em violento combate com a vanguarda de Paim Filho, deixando dois mortos e levando vários feridos, enquanto os republicanos tiveram um oficial morto e dois soldados feridos.

7 Em 1937, novamente os vacarianos estiveram preparados para combater. Getúlio Vargas durante a Exposição Farroupilha sondou Flores sob o golpe de Estado, para evitar eleição.Ele não concordou.Ambos começaram a se preparar, um contra o outro.Flores mandou sua gente reunir provisórios.Em Vacaria, o Cel.Avelino Paim filho e em Bom Jesus, o Cel.Jovedino Santana o fizeram.Flores tentou comprar armas; não chegaram a tempo.Antes, o gen.Daltro Filho, comandante da 3ª Região Militar, requisitou-lhe a brigada. Se entregasse, acabaria preso.Resistir, em inferioridade de força, como estava, seria inútil.Exilou-se no Uruguai.

8

9

10 A terra de muitas tradições! E que é o orgulho para os Gaúchos!

11 Corria o mês de junho O ano era Um junho daqueles que o inverno rengueia cusco Castiga o campo, e entristece a paisagem Calor, só mesmo do fogo de chão E do amargo, quente no galpão Libório seguia o tranquito da vida Tinha lá seus trinta e tanto janeiros Aliás, tinha de seu mesmo A prenda, dois filhos, e a mãe velha Ah, e um cusco, criado que nem gente A demais, hã, tudo era do patrão O gado, o campo, o rancho Os aperos, em fim. Eis que nesse tempo, além do inverno Outra cosa inquietava a redondeza Murmúrios de revolução Assunto que trazia a certeza De angústias e mortes: Tropas se aproximavam de Vacaria! Era um tal de maragatos pra cá,

12 Chimangos pra lá, Republicanos ali, federalistas não sei aonde Pica-paus, e não sei mais quem! Só se sabia, que haveria sangue E veio a notícia: ali na Enxovia No Ranchinho, cosa de um dia a cavalo Avelino Paim contra Demétrio Ramos Coronel Paim venceu. Diziam que balas, se juntavam de a pá, Que adagas, garruchas, pontas de lança Ficaram pelo campo espalhadas E o campo, coloreado de sangue Libório, no seu rancho, meio de pau-a-pique, Meio de taquara, coberto de tabuinha. Junto à mãe velha, da china e dos piás Tava entretido com uma paçoca de pinhão. O pão casero, chimia de figo, de abóbora, Leite gordo, Tudo como sempre foi, não fosse o chasque: Na porta do rancho, Lautério Negro de confiança do patrão: - Libório, o patrão mandô te chama.

13 Diz ele qué urgente. A mãe e a china desataram num choratéu! Libório, sereno, voz firme: - Parem as duas! Querem assustá os guri? Quando Libório chegou, vinha sério. - Se caso a revolução chega até aqui, tenho que peleá, junto do Lautério Correu o tempo. Cosa de dez, doze luas. A china, agora, esperava mais um herdeiro Ou herdeira, quem sabe essa vez. Era outubro. Eis que passam por Vacaria as forças De Gumercindo Saraiva e do Coronel Salgado Aquilo deu um frio na espinha da china A criança se torcia no ventre

14 A mãe velha se pegou a rezar E a reza deu certo: depois de três dias, No dia 20, levantaram acampamento. Correu o tempo, Seguiu a revolução. Libório, no meio do campo, Lidando com o gado Eram maio. Quase hora do almoço Lautério se aprochegou a todo galope. - Libório, corre no teu rancho, tua prenda ta parindo! No rancho, a mãe velha, com a criança no colo E a parteira atendia a mãe recém parida, E a notícia, mais do que ligeiro: - É perfeito, e é macho!

15 Chegou Outubro... Outubro de 1894! A revolução chegou na Vacaria! E o patrão chamou Libório e Lautério De adaga na cintura Arma em punho, se largaram Pra encorporar a tropa do Coronel Avelino Ouviam causos de como era a guerra Dos mortos, dos balaços Do cheiro do sangue Das tocaias e fogonaços Diziam que a morte peleava junto, Lado a lado, dos dois exércitos

16 Descendendo de um ardoroso protagonista da República e que foi chefe de alto prestígio do partido castilhista vacariano, o coronel Avelino Paim Filho tem sabido honrar os ensinamentos paternos, como orientador de seus correliginários.Natural de Vacaria e nascido a 2 de Agosto de 1893, a sua atuação política se vem processando nesse município nordestino.

17 Componentes: Priscila, Cássia, Bianca, Quele Frigo e Talita Teles.


Carregar ppt "O gaúcho vacariano, herdeiro do bandeirante audaz, do lagunense e do açoriano, dos quais recebeu toda fibra lusitana, isolado no campo planaltino, longe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google