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4 4 Tratamento pesado: faixas segregadas, estações de embarque/desembarque, melhorias nas vias, sinalização e urbanismo, gestão eletrônica de tráfego,

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4 4 4 Tratamento pesado: faixas segregadas, estações de embarque/desembarque, melhorias nas vias, sinalização e urbanismo, gestão eletrônica de tráfego, etc. Corredores de ônibus propostos no PDTU Fonte: PDTU 2003

5 Rio de Janeiro - Avenida Brasil 5

6 OBJETO Implantação de um corredor de transporte na Av. Brasil, operado no sistema BRT, interligando terminais a serem construídos no cruzamento da Av. Brasil (BR-101) com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), Rodovia Washington Luiz (BR-040) próximo ao cruzamento com a Av. Brasil (BR-101) e Ilha do Governador, com o Terminal Américo Fontenelle, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, promovendo a melhoria do transporte metropolitano de passageiros e a requalificação urbana das áreas adjacentes. BR-040 BR-116 A.Fontenelle Av. Brasil 6

7 Projeto do Corredor BRT na Av. Brasil / RJ BID - Cooperação Técnica Não Reembolsável InfraFundo – US$ 1,500,000 – 80% Estado do RJ – US$ 375,000 – 20% Contrato Nº BR-TR1085 SETRANS/RJ Contratante: ERJ/SETRANS Contratado: Consórcio SYSTRA/SETEPLA Início: 06/04/2009 Término: 31/03/2011 Valor do Contrato: R$ ,25 BID: 80% Estado: 20% Componentes Plano Funcional Estudo de Viabilidade Projeto Básico Modelagem Financiamento Estudos Ambientais Documentação/Divulgação 7

8 Diagnóstico Informações Disponíveis + PDTU + Pesquisas de Campo METODOLOGIA Contagens classificatórias de veículos Sobe/desce de passageiros nos pontos de parada Ocupação visual nos veículos de transporte coletivo Origem / Destino em terminais e pontos de parada Origem / Destino embarcadas 8

9 Sentido Centro – HPM (6h30 às 7h30): representa 18% da demanda de 16 horas. Sentido Zona Oeste – HPT (18h30 às 19h30): representa 15% da demanda de 16 horas. A demanda do PPT no sentido Oeste é semelhante (95%) à demanda do PPM no sentido Centro. Comportamento da demanda do transporte coletivo 9

10 Ponto de contagem Carregamento do transporte coletivo em direção ao Centro - HPM Pista CentralPista LateralTotal corredor Passarela Passarela Passarela Passarela Passarela Trecho mais carregado do Corredor na HPM – sentido centro entre as passarelas 10 (Ilha) e 6 (Fiocruz) Total das pistas: ~ passageiros Faixa seletiva: ~ passageiros 55% do carregamento do corredor Pista Lateral: ~ passageiros Demandas máximas do transporte coletivo 10

11 Caracterização da Oferta/Demanda Atual INTO TRANSPORTE COLETIVO 440mil passageiros/dia no trecho mais carregado em ambos os sentidos 95% DEMANDA - Sentido Centro Linhas Municipais % Linhas Intermunicipais % Fretados % Vans/Kombis % 80% OFERTA - Sentido Centro Linhas Municipais % Linhas Intermunicipais % Fretados % Vans/Kombis % Renovação ao longo do corredor Super-oferta de Vans e Kombis Fonte: Consórcio SYSTRA/SETEPLA Pesquisas realizadas em maio/junho

12 Faixa seletiva Pista central Pista lateral CANTEIRO Serviços paradores Faixa seletiva Pista central Pista lateral CANTEIRO Serviços rápidos Sobe/desce passageiros Passarela Funcionamento atual da Av. Brasil 12

13 Visão Geral do Projeto P21 – V.Geral P19 – Cordovil P18 – M.São Sebastião P15 – Lobo Junior P14 – Casa Marinheiros P12 – Piscinão P11 – Borgauto P10 – P.União P9 – Maré P7 – Escola Bahia Terminal Fiocruz P5 – Manguinhos P2 – S.Januário P0 – INTO P20 – P.Lucas Transcarioca 13

14 Inserção do BRT na Área Central 14

15 Av. Brasil – Implantação de Estações e Passarelas Passarela Normal Passarela com Estação 15

16 2Vias pista central 3Vias pista lateral 1Faixa segregada 1Faixa seletiva Serviços paradoresBRT ParadorBRT ExpressoServiços rápidos Passarela Sobe/desce passageiros Novo Perfil da Pista nas Paradas com Ultrapassagem 16

17 2Vias pista central 3Vias pista lateral 1Faixa segregada 1Faixa seletiva Faixa segregada Pista central Pista lateral Canteiro Faixa seletiva Faixa segregada Faixa seletiva Pista central Pista lateral Canteiro BRT Expresso Passarela Sobe/desce passageiros Serviços rápidosServiços paradores 17


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