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Projeto de Graduação Interdisciplinar Software para Gestão de Autopeças (SGA) Integrantes: Daiane Lopes da Silva Eduardo Stuart Rodrigues de Vasconcelos.

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Apresentação em tema: "Projeto de Graduação Interdisciplinar Software para Gestão de Autopeças (SGA) Integrantes: Daiane Lopes da Silva Eduardo Stuart Rodrigues de Vasconcelos."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Graduação Interdisciplinar Software para Gestão de Autopeças (SGA) Integrantes: Daiane Lopes da Silva Eduardo Stuart Rodrigues de Vasconcelos Everton Alves Cunha Leonardo Cesar Brito Leonardo Lucio Carvalho Oliveira Jharbas de Araújo Rodrigues Mário Lúcio de Araújo Brum Salger Luis de Oliveira

2 Descrição do Negócio A Universo Autopeças é uma empresa que vende peças de automóvel de todas as marcas e modelos. As peças comercializadas pela empresa podem ser originais de fabrica ou não e podem ser adquiridas de diversos fornecedores. Uma mesma peça pode ser utilizada em um mesmo modelo de veículo e ano de fabricação diferente, ou em modelos diferentes e anos de fabricação diferente desde que sejam da mesma marca. A empresa trabalha com duas modalidades de pagamento: a vista ou a prazo. Vendas a vista podem ser pagas em dinheiro, cheque ou cartão (débito). Vendas à prazo poderão ser pagas no cheque, cartão ou por meio de boleto bancário.

3 Requisitos Funcionais O sistema deve permitir o manutenção de clientes; O sistema deve permitir o manutenção de fornecedores; O sistema deve permitir o manutenção de produtos; O sistema deve permitir o manutenção de funcionários; O sistema deve permitir o login do usuário. Obs.: Requisitos que serão implementados neste semestre

4 Regras de Negócio NomeConsulta ao SERASARN- 01 Descrição Para vendas no cheque, o sistema deverá consultar a base de dados do SERASA. NomeVendas com estoque negativoRN- 02 Descrição O sistema deve permitir a venda de peças com estoque negativo. NomeDescontos especiaisRN- 03 Descrição O gerente pode conceder descontos especiais para clientes que compram em grande quantidade. NomeValidação de CPF e CNPJRN- 04 Descrição Para cadastrar um cliente ou fornecedor deverá ser verificado se o CPF/CNPJ são válidos.

5 Diagrama de Casos de Uso

6 Documentação de Casos de Uso NomeManutenção de ClienteCSU-01 SumárioCaso de Uso que descreve os passos para o cadastro de cliente. Ator primário: Funcionário Ator(es) secundário(s): - Pré-condição: O funcionário deve estar logado no sistema. Pós-condição: O cliente é cadastrado. Fluxo Principal 1.O funcionário solicita ao sistema o cadastro do cliente; 2.O sistema solicita o CPF do cliente; 3.O funcionário informa o CPF do cliente; 4.O sistema valida o CPF e solicita o nome do cliente; 5.O funcionário informa o nome do cliente; 6.O sistema solicita o telefone do cliente; 7.O funcionário informa o telefone do cliente; 8.O sistema solicita o sexo do cliente; 9.O funcionário informa o sexo do cliente; 10.O sistema solicita o endereço do cliente; 11.O funcionário informa o endereço do cliente; 12.O sistema solicita o número do endereço do cliente; 13.O funcionário informa o número do endereço do cliente; 14.O sistema solicita o complemento do endereço do cliente; 15.O funcionário informa o complemento do endereço do cliente; 16.O sistema solicita o bairro do cliente; 17.O funcionário informa o bairro do cliente; 18.O sistema solicita o CEP do cliente; 19.O funcionário informa o CEP do cliente; 20.O sistema solicita o estado do cliente; 21.O funcionário informa o estado do cliente; 22.O sistema solicita a cidade do cliente; 23.O funcionário informa a cidade do cliente e confirma o cadastro do cliente; 24.O sistema retorna uma mensagem informando que o cliente foi cadastrado com sucesso e encerra o caso de uso retornando a tela principal do sistema. Fluxo Alternativo[2]: Busca de cliente. 2.1 O funcionário clica no botão buscar para localizar o cliente; 2.2 O sistema solicita o CPF/CNPJ do cliente; 2.3 O funcionário insere o CPF/CNPJ; 2.4 O sistema emite os dados do cliente na tela e retorna ao caso de uso 2. Fluxo de Exceção [24]: Cliente já possui cadastro O sistema emite uma mensagem informando que o cliente já está cadastrado; 24.2 O sistema retorna ao passo 2. Regras de Negócio Associadas RN - 04

7 Documentação de Casos de Uso NomeManutenção de FuncionárioCSU-02 SumárioCaso de Uso que descreve os passos para o cadastro de funcion á rios. Ator primário: Gerente Ator(es) secundário(s): - Pré-condição: O gerente deve estar logado no sistema. Pós-condição: O funcionário é cadastrado. Fluxo Principal 1.O gerente solicita ao sistema o cadastro de funcion á rio; 2.O sistema solicita o CPF do funcion á rio; 3.O gerente informa o CPF do funcion á rio; 4.O sistema valida o CPF e solicita o nome do funcion á rio; 5.O gerente informa o nome do funcion á rio; 6.O sistema solicita o telefone do funcion á rio; 7.O gerente informa o telefone do funcion á rio; 8.O sistema solicita o sexo do funcion á rio; 9.O gerente informa o sexo do funcion á rio; 10.O sistema solicita o endere ç o do funcion á rio; 11.O gerente informa o endere ç o do funcion á rio; 12.O sistema solicita o n ú mero do endere ç o do funcion á rio; 13.O gerente informa o n ú mero do endere ç o do funcion á rio; 14.O sistema solicita o complemento do endere ç o do funcion á rio; 15.O gerente informa o complemento do endere ç o do funcion á rio; 16.O sistema solicita o bairro do funcion á rio; 17.O gerente informa o bairro do funcion á rio; 18.O sistema solicita o CEP do funcion á rio; 19.O gerente informa o CEP do funcion á rio; 20.O sistema solicita o estado do funcion á rio; 21.O gerente informa o estado do funcion á rio; 22.O sistema solicita a cidade do funcion á rio; 23.O gerente informa a cidade do funcion á rio e confirma o cadastro do funcion á rio; 24.O sistema retorna uma mensagem informando que o cliente foi cadastrado com sucesso e encerra o caso de uso retornando a tela principal do sistema. Fluxo de Exceção [24]: Funcionário já possui cadastro O sistema emite uma mensagem informando que o funcion á rio j á est á cadastrado; 24.2 O sistema retorna ao passo 2.. Regras de Negócio Associadas RN - 04

8 Documentação de Casos de Uso NomeManutenção de FornecedorCSU-03 SumárioCaso de Uso que descreve os passos para o cadastro de fornecedor. Ator primário: Funcionário Ator(es) secundário(s): - Pré-condição: O funcionário deve estar logado no sistema. Pós-condição: O fornecedor é cadastrado. Fluxo Principal 1.O funcionário solicita ao sistema o cadastro do fornecedor; 2.O sistema solicita o CNPJ do fornecedor; 3.O funcionário informa o CNPJ do fornecedor; 4.O sistema valida o CNPJ e solicita o nome da empresa do fornecedor; 5.O funcionário informa o nome da empresa do fornecedor; 6.O sistema solicita o contato da empresa do fornecedor; 7.O funcionário informa o contato da empresa do fornecedor; 8.O sistema solicita o telefone da empresa do fornecedor; 9.O funcionário informa o telefone da empresa do fornecedor; 10.O sistema solicita o número da inscrição estadual da empresa do fornecedor; 11.O funcionário informa o número da inscrição estadual da empresa do fornecedor; 12.O sistema solicita o endereço do fornecedor; 13.O funcionário informa o endereço do fornecedor; 14.O sistema solicita o número do endereço do fornecedor; 15.O funcionário informa o número do endereço do fornecedor; 16.O sistema solicita o complemento do endereço do fornecedor; 17.O funcionário informa o complemento do endereço do fornecedor; 18.O sistema solicita o bairro do fornecedor; 19.O funcionário informa o bairro do fornecedor; 20.O sistema solicita o CEP do fornecedor; 21.O funcionário informa o CEP do fornecedor; 22.O sistema solicita o estado do fornecedor; 23.O funcionário informa o estado do fornecedor; 24.O sistema solicita a cidade do fornecedor; 25.O funcionário informa a cidade do fornecedor e confirma o cadastro do fornecedor; 26.O sistema retorna uma mensagem informando que o fornecedor foi cadastrado com sucesso e encerra o caso de uso retornando a tela principal do sistema. Fluxo Alternativo[2]: Busca de fornecedor. 2.1 O funcionário clica no botão buscar para localizar um fornecedor; 2.2 O sistema solicita o CNPJ do fornecedor; 2.3 O funcionário insere o CNPJ; 2.4 O sistema emite os dados do fornecedor na tela e retorna ao caso de uso 2. Fluxo de Exceção [25]: Fornecedor já possui cadastro O sistema informa que o Fornecedor já possui cadastro, informa seu código; 25.2 O sistema retorna ao passo 2. Regras de Negócio Associadas RN-04

9 Documentação de Casos de Uso NomeManutenção de ProdutoCSU-04 SumárioCaso de Uso que descreve os passos para o cadastro de produto. Ator primário: Funcionário Ator(es) secundário(s): - Pré-condição: O funcionário deve estar logado no sistema Pós-condição: O produto é cadastrado Fluxo Principal 1.O funcionário solicita ao sistema o cadastro de produto; 2.O sistema solicita o código do produto; 3.O funcionário informa o código do produto; 4.O sistema solicita o nome do produto; 5.O funcionário informa nome do produto; 6.O sistema solicita o grupo do produto selecionando se é peça, jogo, conjunto, etc.; 7.O funcionário informa o grupo do produto; 8.O sistema solicita o preço de custo do produto; 9.O funcionário informa o preço de custo do produto; 10.O sistema solicita o preço de venda do produto; 11.O funcionário informa o preço de venda do produto; 12.O sistema solicita a utilização da peça (qual (is) automóvel (is) que a peça pode ser usada); 13.O funcionário informa a utilização e confirma o cadastro da peça; 14.O sistema retorna uma mensagem informando que o produto foi cadastrado com sucesso e encerra o caso de uso retornando a tela principal do sistema. Fluxo Alternativo [13]: Cadastrar nova utilização O funcionário solicita o cadastro de uma nova utilização para o produto (clicando em um link – adicionar nova utilização); 13.2 O sistema solicita a marca do veículo; 13.3 O funcionário informa a marca do veículo O sistema solicita o ano do veículo; 13.5 O funcionário informa o ano do veículo; 13.6 O sistema avança ao passo 14. Fluxo de Exceção [13]: Peça já cadastrada O sistema emite uma mensagem informando que a peça já é cadastrada o sistema retorna ao passo 2. Regras de Negócio Associadas ---

10 Documentação de Casos de Uso NomeLogin de usuárioCSU-04 SumárioCaso de Uso que descreve os passos para o usuário do sistema efeturar login. Ator primário: Funcionário e Caixa Ator(es) secundário(s): - Pré-condição: - Pós-condição: O usuário é logado. Fluxo Principal 1.O usuário inicia o sistema; 2.O sistema solicita o CPF do usuário; 3.O usuário informa o CPF; 4.O sistema solicita a senha do usuário; 5.O usuário informa a senha e confirma a operação; 6.O sistema verifica se o CPF e senha do usuário estão corretos e o sistema está logado. Fluxo de Exceção[6]: Usuário ou senha inválidos. 6.1 O sistema emite uma mensagem informando que o usuário ou senha estão inválidos 6.2 O sistema retorna ao passo 2. Regras de Negócio Associadas --

11 Diagrama Entidade e Relacionamento

12 Struts2 O Framework Struts é um projeto open source mantido pela Apache Software Foundation. É uma implementação do design pattern MVC (Model-View-Controller) para aplicações java com internet. O objetivo do pattern MVC é separar de maneira clara a camada de apresentação (View) da camada de Negócio (Model).

13 MySQL É um SGBD que utiliza a linguagem SQL (Strutured Query Language) como interface. Algumas caracteristicas sobre o MySQL: Software livre; Portabilidade; Compatibilidade; Excelente desempenho e estabilidade; Entre outras.

14 TomCat O TomCat é um servidor de aplicação Java para Web. É robusto e eficiente para ser utilizado mesmo num ambiente de produção. Ele atua também como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache e IIS. Como servidor web, ele provê um servidor web HTTP puramente em Java.


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