A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Local Experiência do Ateliê de Idéias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Local Experiência do Ateliê de Idéias."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Local Experiência do Ateliê de Idéias

2 Território do Bem Localizado na região central da ilha de Vitória 31 MIL habitantes

3 O Território do Bem: Jaburu; Floresta; Consolação; Bonfim; São Benedito; Bairro da Penha; Itararé e Engenharia

4 No início era assim (2002)

5 O Banco Bem Busca reorganizar as finan ç as locais, na perspectiva do desenvolvimento comunit á rio. LINHAS DE CRÉDITO 1- Produtivo; 2- Habitacional 3- Consumo

6 Crédito Habitacional com assistência técnica

7 O Núcleo de Desenvolvimento Comunitário consiste em uma estratégia para estimular e fomentar ações participativas em prol do desenvolvimento do Território do Bem. Representa o esforço e suporte para o fortalecimento de atores do próprio território para que, com autonomia, eles mesmos possam compreender o contexto, suas demandas e prioridades e, assim, propor intervenções para melhoria sustentável das condições sociais e econômicas.

8 A linha principal de ação do Núcleo de Desenvolvimento Comunitário parte do fomento e fortalecimento constante do Fórum Bem Maior (fórum de moradores do Território do Bem) e tem como subsídios a pesquisa Saberes, Fazeres e Perfil dos Moradores do Território do Bem (2008) e o Plano Bem Maior 2018, planejamento estratégico participativo do território, conduzido integralmente no âmbito do Fórum Bem Maior (2009).

9 Da relação do Ateliê de Ideias com o Fórum Bem Maior derivam intervenções específicas, que refletem demandas que a própria comunidade identifica e prioriza: Resgate da Memória Local: Projeto Nossa História, Nosso Bem

10 antes depois Programa Ecos do Bem Fase do MUTIRÃO DO BEM 2011 Resultados: pontos viciados de lixo mapeados; domicílios visitados; lixeiras distribuidas; - 6 pontos limpos a partir de mutirões; - 3 pontos sujos transformados em parques e jardim.

11 antes depois Casa da Gabriela Programa Ecos do Bem PRÊMIO BECO LIMPO E EM CORES: 2º. Semestre de 2011

12 Programa Ecos do Bem PRÊMIO BECO LIMPO E EM CORES: 2º. Semestre de 2011 Casa da Arlete

13 Programa Ecos do Bem A partir de parceria com a UFES e FAPES 8 bolsistas Pic Jr estão sendo treinados para contribuir como agentes de transformação social, através da abordagem da população local, registro fotográfico contínuo dos pontos sujos de lixos para serem erradicados, para o controle social da produção e dispensa de lixo.

14 Feira Solidária do Território do Bem Espaço de exposição e comercialização dos produtos dos moradores do Território do Bem.

15 INCENTIVA A PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DO FÓRUM BEM MAIOR EM ESPAÇOS DE TOMADA DE DECISÃO: Em conselhos, orçamentos participativos, articulações com os governos municipal e estadual, etc:

16 Um grupo de jovens e adultos está sendo capacitado para desenvolver estratégias e produtos de Comunicação. Serão agentes locais de Comunicação e terão como atribuições produzir e gerenciar: Jornal comunitário; Programas de rádio; Blog atualizado; Banco de imagens e fotos de pessoas e lugares, CANAIS DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA FACILITAM O DESENVOLVIMENTO LOCAL:

17

18 CENTRAL DE COMPRAS DO BEM: Objetiva contribuir com o desenvolvimento comunitário a partir do fortalecimento do pequeno comércio local: Comerciantes, participantes da Central de Compras, com o acesso ao crédito para capital de giro (comprando e vendendo mais barato) se fortalecem. Recebem também formação e capacitação nas mais variadas áreas.

19 Nada está pronto, tudo é construído no dia-a- dia, de acordo com cada realidade. Paulo Freire Denise Barbieri Biscotto Fone: (27)


Carregar ppt "Desenvolvimento Local Experiência do Ateliê de Idéias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google