A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano

2 Capitalismo Características: Lucro Propriedade privada
Economia de mercado Trabalho assalariado Divisão da sociedade em classes sociais Monetarização

3 Fases: Comercial Expansão marítimo-comercial europeia Expansão colonial (exploração da colônia) Industrial Expansão imperialista Matéria-prima e energia para a indústria Financeira Expansão capitalista Período bipolar Período multipolar

4 Cartéis – empresas independentes, produtoras de um mesmo ramo, que se associam para evitar a concorrência, estabelecendo divisão de mercados e definindo preços. Trustes – grandes companhias que absorvem seus concorrentes, monopolizando a produção de certas mercadorias, determinando seus preços e dominando o mercado. Holdings – correspondem a grandes empresas financeiras que controlam vastos complexos industriais, a partir da posse da maior parte de suas ações. OBS: Práticas como essas visam ampliar da participação no mercado!!!!

5 As Ordens Mundiais Ordem Bipolar EUA X URSS Conflito Leste X Oeste
Nova Ordem Mundial (final de 80/início de 90) ordem multipolar Conflito Norte (desenvolvido e industrializado) X Sul (pobre e em processo de industrialização e não industrializados)

6 Globalização Processo de integração comercial, industrial, financeira, tecnológica e cultural entre os países. Possui características positivas e negativas. Exemplos: Positivas: Integração mundial, aumento de acesso a tecnologia, aproximação com outras culturas, etc. Negativos: Aumento das desigualdades entre os países ricos e pobres, exclusão digital e informacional de milhões de indivíduos, desemprego estrutural, etc.

7 População Europeia Baixas taxas de crescimento natural e demográfico (baixas taxas de natalidade) Elevado número de idosos (aumento da longevidade) Elevado IDH


Carregar ppt "Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google