A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indústria - I Prof.: Nobre. Indústria: É a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi-acabados (matéria-prima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indústria - I Prof.: Nobre. Indústria: É a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi-acabados (matéria-prima."— Transcrição da apresentação:

1 Indústria - I Prof.: Nobre

2 Indústria: É a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi-acabados (matéria-prima para outros produtos) ou em produtos acabados (direto para o consumidor)

3 Divisão Histórica das Indústrias Indústrias Clássicas: existente nos países desenvolvidos, início séc. XVIII; Indústrias Planificadas: existiu nos ex- países socialistas, séc. XX; Indústria Tardia: surgiu nos países subdesenvolvidos, após a 2ªGM.

4 Concentração Industrial Distrito Industrial: área previamente delimitada para instalação de industrias; Parque Industrial: representa um menor número de industrias em uma determinada área; Complexo Industrial: concentração de vários ramos industriais que polarizam uma área.

5 Concentração Financeira Concentração Horizontal: investimentos de capital em ramos que não se completam. Ex: metalurgia, cimento, agropecuária. Concentração Vertical: investimentos em áreas que se completam, desde as atividades primárias até o produto final. Ex: mineração, siderurgia, construção naval.

6 Tipos de Concentrações Truste Holding Cartel Joint-Venture Monopólio Oligopólio Oligopsônio Conglomerados Just-in-time Commodities

7 CONCEITOS - I: Truste: empresas que dominam o mercado, combinam-se (fundem-se) para elevar o preço dos produtos aumentando a margem de lucro; Holding: empresa que mantém o controle sobre outras empresas mediante a posse das ações; Cartel: acordo entre empresas p/ monopolizar o mercado de um determinado produto; Joint-Venture: contrato de risco entre empresas; Monopólio: mercado dominado por um grupo ou uma empresa; Oligopólio: poucas empresas detém o controle da maior parcela do mercado; Commodities: mercadorias em estado bruto ou produtos primários.

8 CONCEITOS - II: Oligopsônio: poucas empresas de grande porte dominam a compra de determinada matéria- prima ou produto primário; Conglomerados: empresas que atuam em diferentes setores e ramos pertencem à mesma holding; Just-in-time: produção apenas-a-tempo, ou seja, a peça certa no lugar certo, no momento certo. Toyotismo. Dumping: venda de produtos abaixo do preço de mercado, com a finalidade de eliminar seus concorrentes ou ganhar fatia de mercado; Marketing: estudo de mercado para lançamento de novos produtos.

9 Fordismo: Princípio de que uma empresa deveria produzir mais em tempo menor. Características: Divisão e hierarquização do trabalho – cada operário realiza apenas um etapa; Os trabalhadores não precisam ser bem qualificados; Produção em série – mesma padronização do produto; O trabalhador realiza tarefas específicas, simples e repetitivas. Obs. Taylor sistematizou o processo: a separação entre trabalho intelectual e manual. (Taylorismo)

10 Toyotismo: Princípio da flexibilização da produção. Características: Utiliza máquinas de ajustes flexíveis; Permite reduzir custos e foge do modelo de padronização rígida e massificada (just-in-time); Redução de estoques (só o suficiente para produzir); Desconcentração espacial da produção; Inovações tecnológicas, organizacionais e gestão.

11 Responda: Diferencie o modelo Fordista do Toyotista. Como se caracteriza a concentração industrial? Conceitue: Holding, Cartel, Joint-Venture, Monopólio, Oligopólio, Oligopsônio, Truste, Conglomerados, Just-in-time e Commodities


Carregar ppt "Indústria - I Prof.: Nobre. Indústria: É a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi-acabados (matéria-prima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google