A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitectura IEEE 802. Estas normas especificam um modelo de três camadas para as redes locais (LAN), estas três camadas correspondem aproximadamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitectura IEEE 802. Estas normas especificam um modelo de três camadas para as redes locais (LAN), estas três camadas correspondem aproximadamente."— Transcrição da apresentação:

1 Arquitectura IEEE 802

2 Estas normas especificam um modelo de três camadas para as redes locais (LAN), estas três camadas correspondem aproximadamente aos níveis 1 e 2 do MR-OSI. Estas normas especificam um modelo de três camadas para as redes locais (LAN), estas três camadas correspondem aproximadamente aos níveis 1 e 2 do MR-OSI.

3 Logical Link Control (802.2) O nível superior deste conjunto de normas é comum, isto constitui uma vantagem importante como se verá mais tarde. Os LLC têm como missão proporcionar diversos serviços de nível 2: controlo de erros; controlo de fluxo; multiplexagem; serviço orientado à conexão e não orientado à conexão; broadcast e multicast. O nível superior deste conjunto de normas é comum, isto constitui uma vantagem importante como se verá mais tarde. Os LLC têm como missão proporcionar diversos serviços de nível 2: controlo de erros; controlo de fluxo; multiplexagem; serviço orientado à conexão e não orientado à conexão; broadcast e multicast.

4 Logical Link Control (802.2) O protocolo LLC é em tudo idêntico ao HDLC. O modo ABM (Asynchronous Balanced Mode) é usado para o estabelecimento de conexões, os outros modos não são usados. O serviço não orientado à conexão utiliza tramas sem número (unnumbered frames). O protocolo LLC é em tudo idêntico ao HDLC. O modo ABM (Asynchronous Balanced Mode) é usado para o estabelecimento de conexões, os outros modos não são usados. O serviço não orientado à conexão utiliza tramas sem número (unnumbered frames). Todas as implementações da sub camada MAC utilizam o LLC, isto é vantajoso em termos de compatibilidade, em principio não deveria existir qualquer dificuldade de inter operacionalidade entre redes com MAC´s diferentes. Infelizmente, na prática grande parte das pilhas de protocolos não usa o LLC e recorre directamente ao MAC, é o caso do TCP/IP e IPX. Todas as implementações da sub camada MAC utilizam o LLC, isto é vantajoso em termos de compatibilidade, em principio não deveria existir qualquer dificuldade de inter operacionalidade entre redes com MAC´s diferentes. Infelizmente, na prática grande parte das pilhas de protocolos não usa o LLC e recorre directamente ao MAC, é o caso do TCP/IP e IPX.

5 Algumas das principais implementações MAC das normas 802 são: MAC (Ethernet) - utiliza o protocolo CSMA/CD para coordenar o acesso ao meio de transmissão. MAC (Ethernet) - utiliza o protocolo CSMA/CD para coordenar o acesso ao meio de transmissão. MAC (Token-Bus) - utiliza o controlo de acesso por TOKEN com um meio de transmissão comum a todos os nós. MAC (Token-Bus) - utiliza o controlo de acesso por TOKEN com um meio de transmissão comum a todos os nós. MAC (Token-Ring) - utiliza o controlo de acesso por TOKEN num anel físico. MAC (Token-Ring) - utiliza o controlo de acesso por TOKEN num anel físico. MAC (100VG AnyLan) - utiliza controlo de acesso centralizado em HUB´s inteligentes. MAC (100VG AnyLan) - utiliza controlo de acesso centralizado em HUB´s inteligentes.

6 Fim !!!!!!


Carregar ppt "Arquitectura IEEE 802. Estas normas especificam um modelo de três camadas para as redes locais (LAN), estas três camadas correspondem aproximadamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google