A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EB1 DE VILARINHO 3º/4º anos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EB1 DE VILARINHO 3º/4º anos"— Transcrição da apresentação:

1 EB1 DE VILARINHO 3º/4º anos
Texto em Prosa

2 Prosa O texto em prosa é formado por parágrafos.
Fazia muito frio. Nevava e já era de noite. Era a última noite do ano, a noite de São Silvestre. No meio deste frio e desta escuridão, uma rapariguinha caminhava sob o nevoeiro com a cabeça descoberta e com os pés descalços pela praceta dos Cavaleiros. A criança caminhava com os pezinhos descalços, vermelhos de frio. No seu velho avental trazia muitos fósforos e segurava uma caixa deles na mão. Tratou de arranjar um lugar onde passasse muita gente, mas estava muito frio. As pessoas que andavam na rua afastavam-se rapidamente sem parecer ouvir a oferta da criança.

3 A palavra inicial de cada parágrafo deve escrever-se sempre um pouco mais à direita.
Durante todo o dia não vendeu nada e ninguém lhe deu a mais pequena esmola. A pobrezinha, morrendo de fome e de frio, continuava o seu caminho. Flocos de neve caíam sobre os seus longos cabelos loiros que se desenrolavam em caracóis sobre as costas. Era a última noite do ano e a menina apenas se lembrava que outrora, quando a sua querida avó era viva, festejava-se também em sua casa o São Silvestre. Mas a morte chegara.

4 As frases começam sempre com letra maiúscula e terminam com um sinal de pontuação.
Acocorou-se num canto e tinha cada vez mais frio, mas não se atrevia a chegar a casa sem ter vendido um único fósforo, pois sabia que o pai lhe iria bater.

5 Os parágrafos podem ter uma ou mais frases.
As mãos da pobre criança estavam rígidas. Ah! Como a chama de um fósforo lhe faria bem! Agarrou num. A chama primeiro azul e verde, tornou-se branca e encarnada, projectando uma luz viva e alegre. Foi acendendo outros e aquecendo as suas mãos. Por cada fósforo que acendia, a menina via imagens maravilhosas como um ganso assado a correr para ela, uma mesa cheia de maçãs e ameixas, etc.

6 Trabalho realizado pela turma de 3º/4º anos
EB1 de Vilarinho, de acordo com o Plano TIC “Baú de Gramática 4” Junho de 2011


Carregar ppt "EB1 DE VILARINHO 3º/4º anos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google