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Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet 23-04-2014Segurança na Internet1 NAVEGA NA INTERNET EM SEGURANÇA! 10-02-09.

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1 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet1 NAVEGA NA INTERNET EM SEGURANÇA!

2 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet2 SEGUE AS INDICAÇÕES DESTES DIAPOSITIVOS

3 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet3 PORQUE... PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO

4 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet4 INTERNET SEGURA Módulo 1

5 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet5 Sumário – Módulo 1 Sumário – Módulo 1 Projecto Internet Segura –Objectivos estratégicos –Linhas de actuação principais Segurança no Computador –Actualizações –Firewall –Antivírus –Anti Spyware –Cópias de segurança –Palavra-passe segura –Sair em segurança

6 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet6 Objectivos estratégicos Promoção de uma utilização segura da Internet Minimização dos efeitos de conteúdos ilegais e lesivos nos cidadãos Combate a conteúdos ilegais Consciencialização da sociedade para os riscos associados à utilização da Internet Projecto Internet Segura

7 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet7 Linhas de actuação principais

8 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet8 Actualizações Actualizações Ao adquirir um computador, em geral este inclui sempre um pacote de software. Os fabricantes desse software estão continuamente a tentar melhorá-lo, dotando-o de mais e melhores funcionalidades, incluindo a segurança.

9 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet9 Firewall Firewall É uma espécie de barreira que impede a entrada de software indesejado, ou utilizadores estranhos para dentro dos computadores, por meio de uma rede informática.

10 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet10 Antivírus Antivírus Uso obrigatório! Os vírus são uma ameaça constante. Deve ser actualizado periodicamente. Existem diversos antivírus e a oferta é muito variada. Relativamente ao preço, existem no mercado antivírus de grande qualidade sem custos para utilizadores de computadores de uso doméstico

11 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet11 Anti Spyware Anti Spyware É aconselhável protegermos os computadores através da utilização de uma ferramenta de remoção de spyware. Spyware - termo usado para classificar todo o tipo de software que é instalado no nosso computador por via da Internet, sem o nosso consentimento, para a partir dele tirar proveitos maliciosos.

12 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet12 Cópias de segurança Cópias de segurança Permitem a recuperação de alguma informação, em caso de danos nos ficheiros originais. Decidir o que copiar é uma questão pessoal. Prioritário - tudo o que não conseguir substituir. Sugestões a ter em conta: Documentos pessoais; Fotografias digitais; Software que adquiriu e transferiu da Internet; Música que adquiriu e transferiu da Internet; O seu livro de endereços de correio electrónico; As suas hiperligações favoritas.

13 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet13 Palavra-passe segura Crie palavras-passe longas - devem ter uma extensão de 8 caracteres ou mais. Combine letras, números e símbolos. Use palavras e frases que sejam fáceis de recordar, mas difíceis de descobrir por outra pessoa.

14 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet14 Estratégias a evitar Sequências ou caracteres repetidos: " ," "222222," "abcdefg,". substituir caracteres por símbolos semelhantes. usar o seu nome de utilizador. palavras do dicionário, seja em que língua for. usar sempre a mesma palavra-passe para todas as situações. usar sistemas de armazenamento on-line.

15 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet15 Sair em segurança Sair em segurança Plataformas Fóruns etc.

16 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet16 (linha alerta)http://www.internetsegura.pt/ Mais informações

17 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet17 INTERNET SEGURA Módulo 2

18 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet18 Conhecer a Rede Riscos e Desafios

19 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet19 Sumário – Módulo 2 Navegar na Internet – –Blogue –YouTube Redes sociais virtuais –Regras de cidadania na Internet –Símbolos e Siglas –Plataformas CMS e LMS –Hi5 e MySpace –Chat e IM –Riscos

20 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet20 Navegar na Internet Sites Blogues VoIP YouTube Plataformas CMS e LMS Hi5 e MySpace Fórum Chats e IM

21 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet21 - electronic mail Como funciona ? Possuir uma ligação à Internet; Estar registado num servidor de s; Escrever a sua mensagem, colocar o endereço electrónico do destinatário no local apropriado; Proceder ao seu envio clicando na área apropriada desse mesmo servidor.

22 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet22 – Cuidados a ter Ter software antivírus activo e actualizado; Não abrir mensagens que avisam de perigos (reais?); Não correr programas de origem desconhecida; Não enviar informação confidencial por ; Usar uma firewall pessoal; Desligar as opções de execução de JavaScript, ActiveX ou programas Java; Se possível, desligar o modo de visualização de s em formato html.

23 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet23 Blogue Blogue web + log blog Blogue Cuidados a ter: Tipo de blogue; Não referir o apelido, a morada ou telefone; Não fornecer a palavra-passe; Ter atenção aos links que se colocam; Colocar um endereço genérico; Definir regras e fronteiras; Atenção à disponibilização de imagens pessoais; Moderadores para os menores de idade.

24 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet24 YouTube Serviço gratuito de emissão de vídeos que permite a qualquer utilizador ver e partilhar vídeos enviados por membros registados.

25 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet25 YouTube - Cuidados a ter Os direitos de autor devem ser respeitados; Não serve para divulgar conteúdos de pornografia ou sexo explícito; Não deverão ser publicado vídeos mostrando situações nefastas; Violência gratuita não é permitida, bem como situações que reportem apenas imagens chocantes; É encorajada a liberdade de expressão, mas não é permitido discursos extremistas; Tolerância zero para: comportamento predatório, ameaças, assédio, invasão de privacidade, revelar informações pessoais de outros utilizadores; Não é permitido divulgar spam.

26 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet26 Redes sociais virtuais Permitem ao utilizador expressar-se de um modo pessoal e contactar com outros indivíduos que partilhem interesses semelhantes.

27 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet27 Redes sociais virtuais – Cuidados a ter Não fornecer dados pessoais; Não aceitar pedidos de amizade se o conteúdo da página o deixar desconfortável; Não responder a comentários ou conteúdos ofensivos; Colocar os perfis como privados; Estar alerta com os utilizadores que não se conhece pessoalmente; Cuidado com as fotografias; Não colocar informações sobre terceiros.

28 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet28 Regras de cidadania na Internet Tratar os outros como gostaria de ser tratado. Lembrar de que existe uma pessoa no outro lado da mensagem. Perdoar os erros das outras pessoas, especialmente os principiantes. Permanecer sempre calmo, especialmente se alguém o insultar. Evitar as MAIÚSCULAS, pois os utilizadores entendem isto como "gritar." Não utilizar linguagem inadequada ou ofensiva. Utilizar um nickname de forma consistente e assinar todas as mensagens da mesma forma (protegendo, no entanto, a identidade). Não enviar ou reencaminhar correio electrónico publicitário. Não se envolver em discussões prolongadas e pessoais. Verificar a ortografia das mensagens e manter as mensagens curtas. Em salas de chat, não interromper os outros e falar apenas do tópico em discussão. Seguir as mesmas regras de bom comportamento que se teria na vida real.

29 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet29 Símbolos e Siglas Símbolos expressivos ou emoticons :-) Feliz ou a brincar ;-) A piscar o olho :-( Triste :-| Ambivalente :-o Surpreendido, ou preocupado :-x Sem dizer nada :-p Com a língua de fora (normalmente a brincar) Siglas mais usadas on-line ASAP (As Soon As Possible - O mais depressa possível) BBL (Be Back Later - Volto mais tarde) BRB (Be Right Back - Volto já) LOL (Laughing Out Loud - Gargalhada) BTW (By The Way - A propósito) OIC (Oh, I See - Agora percebo) CUL (See You Later - Até logo) RUOK (Are You OK? - Estás bem?) TIA (Thanks In Advance - Agradeço desde já) J/K (Just Kidding - Estava a brincar) TTFN (Ta-Ta For Now - Até já)

30 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet30 Plataformas CMS e LMS Plataformas gestoras de conteúdos (Content Management Systems – CMS) Plataformas gestoras de aprendizagem (Learning Management Systems – LMS) Permitem a criação de contas de utilizador, servindo-se para o efeito de um endereço de para a confirmação do seu registo.

31 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet31 Plataformas CMS e LMS Evitar o roubo de identidade: Criar uma palavra-chave segura; Não a divulgar a terceiros; No final da sessão não esquecer do botão saída (encerrar a sessão).

32 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet32 Hi5 e MySpace - Cuidados a ter: Proteger as informações pessoais; Nunca marcar encontros com estranhos; Verificar os comentários regularmente; Fotografias: pensar antes de publicar; Ser honesto em relação à idade.

33 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet33 Chat e IM – Cuidados a ter Chat e IM – Cuidados a ter Escolher um nome de utilizador que não revele informação pessoal; Evitar preencher o campo dos dados no perfil; Não divulgar informação privada a desconhecidos; Não aceitar encontrar-se com desconhecidos; Não abrir ficheiros nem aceder a páginas de Internet enviadas por desconhecidos; Registar as sessões de conversação.

34 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet34 RISCOS - Cyberbullying RISCOS - Cyberbullying cyber + bullying cyber + bullying (tecnologia) (maus-tratos) Como funciona? Através das tecnologias de comunicação ( , telemóveis, IM,…), o bully transtorna a sua vítima, ameaçando-a, denegrindo a sua imagem, causando- lhe sofrimento e stress.

35 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet35 RISCOS - Cyberbullying RISCOS - Cyberbullying Cuidados a ter: Instalar software de prevenção de cyberbullying; Mudar de conta de correio electrónico se sofrer ameaças; Guardar as mensagens de cyberbullying; Não partilhar dados pessoais; Informar os responsáveis pelos sítios de Internet, os servidores de telemóvel, usando uma hotline como a Linha Alerta. Linha Alerta

36 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet36 RISCOS - Predadores On-line RISCOS - Predadores On-line Quem se encontra em risco? Novos utilizadores na actividade on-line e desconhecedores das normas de conduta na Internet; Utilizadores intensivos de computadores; Utilizadores que gostam de experimentar actividades novas; Pessoas que procuram activamente atenção ou afecto; Rebeldes; Isolados ou solitários; Curiosos; Pessoas confusas no que respeita à identidade sexual.

37 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet37 Cuidados a ter: Verificar os termos e condições, o código de conduta e a política de privacidade dos sites; Não revelar qualquer informação pessoal (morada, nome da escola, número de telefone); Escolher um nickname que não revele qualquer informação pessoal; Nunca transferir imagens a partir de uma origem desconhecida; Utilizar filtros de correio electrónico; Falar com um adulto caso alguma coisa aconteça on-line; Interromper a comunicação se alguém começar a fazer perguntas demasiado pessoais. RISCOS - Predadores On-line RISCOS - Predadores On-line

38 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet38 RISCOS - Predadores On-line RISCOS - Predadores On-line Se decidires conhecer pessoalmente o teu amigo virtual: - Se tens mais de 18 anos, faz-te acompanhar por um grande grupo de amigos; - Se tens menos de 18 anos, deves ir acompanhado de um dos teus pais; - Se não te sentes à vontade com a ideia de os teus pais ou amigos; conhecerem essa pessoa, não te deves encontrar com ela! - Combina o encontro num local público e afasta-te de locais isolados (espaços verdes, parques de estacionamento, saídas de emergência...).

39 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet39 Jogos on-line – Cuidados a ter Informa-te: classificações dos jogos; declarações de privacidade; termos de utilização aceitável de todos os sítios de jogos on-line; Tenta jogar sempre com amigos off-line, evitando conversar com desconhecidos; Nunca reveles informações pessoais (por exemplo, o nome, a idade, o sexo, ou o endereço de casa), nem mostres fotografias tuas ou de amigos e familiares; Se um jogador utilizar linguagem inadequada: bloquear as suas mensagens e denunciá-lo aos administradores do jogo; Utiliza a conversação por voz de forma sensata: atenção ao disfarce de voz; Fica atento a situações de assédio e intimidação em jogos on-line; Convida os teus pais para jogarem contigo on-line.

40 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet40 Jogos on-line Jogos on-line Como reconhecer um griefer Censuram os outros, especialmente os novatos (newbies); Atrapalham os companheiros de equipa durante o jogo; Utilizam linguagem inadequada; Fazem batota; Formam grupos itinerantes com outros griefers; Bloqueiam entradas; Utilizam o jogo simplesmente para aborrecer um alvo conveniente ou para incomodar um jogador que tenha reagido às suas provocações.

41 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet41 Sintomas físicos: agitação psicomotora; Sintomas físicos: agitação psicomotora; secura dos olhos; secura dos olhos; dores de cabeça. dores de cabeça. Distanciamento da família e dos amigos. Distanciamento da família e dos amigos. Um utilizador médio de computador passa 12 horas por semana on-line. RISCOS - Ciberdependência RISCOS - Ciberdependência

42 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet42 Estás dependente da Internet? Quanto tempo é que costumas passar na Internet? Um par de horas por dia? Mais? Se achas que estás a passar demasiado tempo on-line, podes fazer um teste para concluir qual o teu grau de dependência. RISCOS - Ciberdependência RISCOS - Ciberdependência

43 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet43 (linha alerta)http://www.internetsegura.pt/ Mais informações

44 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet44 INTERNET SEGURA Módulo 3

45 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet45 Navegar em Segurança Direitos e Deveres

46 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet46 Sumário – Módulo 3 Fraudes na Internet –Compras na União Europeia –Compras fora da União Europeia –Comércio Electrónico –Leilões On-Line –Análise de Sites –Phishing –Publicidade na Internet Direitos de Autor –Validade de Fontes –Partilha de ficheiros Telemóveis

47 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet47 Compras na União Europeia A legislação europeia obriga: O direito a ter a informação completa sobre o produto antes da compra; O direito a ter uma confirmação por escrito da encomenda; O direito de cancelar a encomenda no prazo de sete dias úteis após o pedido; O direito a recusar a compra de algo que não se pediu; O direito a receber os produtos encomendados no prazo máximo de 30 dias após o pedido de encomenda; O direito à protecção contra fraudes com os cartões de crédito. Não esquecer o IVA – varia de país para país

48 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet48 Compras fora da União Europeia O tipo de protecção jurídica não é o mesmo; Confirmar se a empresa envia os produtos para Portugal; Atenção às despesas alfandegárias e às formalidades de recepção de encomendas de países que não fazem parte da União Europeia; Unidades de medida diferentes das nossas.

49 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet49 Comércio Electrónico Cuidados a ter: Confirmar a fiabilidade do site; Atenção aos sítios que pedem a indicação do número do cartão de crédito; Não abrir outras janelas do browser, não utilizar programas de partilha de ficheiros nem o quando faz transacções monetárias; Clicar no botão com a indicação de Sair, Terminar ou outra semelhante; Nunca utilizar o para trocar informações sobre o número do cartão de crédito, da conta bancária, etc; Decorar as passwords e outros códigos, alterar regularmente e nunca guardar no computador pessoal; Guardar uma impressão das encomendas e dos s trocados; Se o produto não se encontra em bom estado, o consumidor tem direito à substituição do produto ou simplesmente a devolvê-lo, sendo, neste caso, reembolsado; Não esquecer as despesas de envio.

50 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet50 Leilões On-Line – Cuidados a ter Nunca divulgar a password a ninguém e muito menos o número do seu cartão de crédito; Cada vendedor tem um perfil de feedback, isto é, uma classificação global baseada nos comentários emitidos pelos utilizadores. Permite controlar a reputação dos vendedores e dos compradores; Antes de fazer uma compra, ler atentamente os regulamentos e instruções.

51 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet51 Análise de Sites Classificação por conteúdo: Classificação quanto à forma de acesso: Institucionais, Mediáticos, Aplicativos, Bancos de dados, Comunitários, Portais Abertos, Fechados, Por registo, Restritos Abertos, Fechados, Por registo, Restritos

52 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet52 Phishing Phishing (trocadilho com fishing, ou ir à pesca em inglês, dado que a informação é como que um anzol que se espera que alguém morda) Não responder a ´s ou a pop-up´s que peçam informação pessoal ou financeira e não nem clicar nos links da mensagens; Não enviar informações pessoais ou financeiras por ; Verificar regularmente os extractos do cartão de crédito e contas bancárias; Usar software antivírus e fazer actualizações periódicas; Cuidado ao abrir anexos ou descarregar ficheiros a partir de s recebidos, independentemente do remetente.

53 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet53 Publicidade na Internet Pop-up Spam Banner

54 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet54 Validade de Fontes Qual é o objectivo do sítio? Divertir? Vender? O sítio contém informações que possibilitem o contacto com o autor, ou uma secção "Quem somos"? O sítio é patrocinado por alguma empresa, pessoa, ou é um local de conversa público? A Internet é o melhor local para encontrar a informação que se procura?

55 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet55 Validade de Fontes Verificar as informações que se recolhe on-line, comparando-as com outras fontes; Utilizar outros recursos de informação, e não apenas a Internet: bibliotecas, enciclopédias, CD-ROM, entre outras; Utilizar diversos motores de pesquisa.

56 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet56 Partilha de ficheiros – Cuidados a ter Nunca abrir anexos de mensagens de ou em mensagens instantâneas de desconhecidos. Pensar antes de clicar em hiperligações que apareçam em mensagens ( e- mail, mensagens instantâneas, janelas pop-up e a faixas publicitárias). Não clicar em botões com o texto "Agree", "OK", "I accept", para fechar uma janela publicitária, um aviso inesperado, ou mesmo uma oferta para remover spyware. Fechar a janela clicando no botão existente no canto superior direito ou premindo as teclas ALT+F4 do teclado. Fazer transferências apenas de sítios fidedignos. Respeitar a legislação em vigor. Os programas de partilha de ficheiros têm riscos adicionais (software nocivo (ou malware) ou levar a transferência de conteúdos ilegais). Partilhar ficheiros apenas com pessoas que se conhece. Usar software antivírus actualizado para verificar cada ficheiro novo antes de o transferir e reproduzir.

57 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet57 Telemóveis – Cuidados a ter Evitar dar o contacto telefónico a desconhecidos; Não responder a mensagens cujo remetente é desconhecido ; Colocar a definição Bluetooth para não visível; Evitar atender chamadas não identificadas; Não responder a SMS de desconhecidos.

58 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet58 (linha alerta)http://www.internetsegura.pt/ Mais informações

59 Centro de Competência Malha Atlântica Segurança na Internet Segurança na Internet OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA!


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