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Programação Básica de Computadores 1
Ana Christina Bringuente (Material gentilmente cedido por Rodrigo Calhau)
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Objetivos da Disciplina
Motivar a resolução de problemas diversos utilizando a computação; Apresentar conceitos básico de programação de computadores; Introduzir lógica de programação e elaboração de algoritmos; Elaboração de programas de computadores, usando a linguagem Fortran;
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Introdução à Computação
O que é computação? Busca de solução de um problema através de: Entradas; Algoritmo (conjunto de passos); Não necessariamente utiliza máquinas pode ser feito até mentalmente; Ex: Resolver f(x) = x2 - 4;
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Introdução à Computação
O que é computador? Máquina que faz computação!!!! Permite processamento automático de dados Processar dados:
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Introdução à Computação
Exemplos de computadores: De uso geral: Computador pessoal Notebook De uso específico: Máquina de calcular Celular Video game Ábaco No curso, computador será usado para designar computador de uso geral
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Introdução à computação
Ex: Abrir um navegador
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Introdução à Computação
Estrutura básica de um computador: Dispositivos de saída Monitor, impressora, caixa de som... Dispositivos de entrada Teclado, mouse, cd... Processador Memória Principal e secundária
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Introdução à Computação
Por que utilizar um computador? Rápidos Baratos Eficientes
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Introdução à Computação
Quando usar um computador para resolver um problema? Problemas de alta complexidade: Ex: robô que joga xadrez, identificação de iris, etc. Problemas com grande quantidade de dados: Podem até serem fáceis, mas são trabalhos Ex: pessoas doaram uma quantia para uma instituição. Qual o total recebido?
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Introdução à Computação
Problema 1: Tirar espinhas de uma foto 3x4 Programa: Photo shop
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Introdução à Computação
Problema 2: Compactar arquivo Programa: compactador qualquer Arquivo Descompactado Arquivo Compactado
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Introdução à Computação
Problema 3: Calcular coeficiente de simpatia de uma pessoa (usando uma fórmula de 30 páginas criada em um projeto de pesquisa na UFES) Programa: Não Existe!!!! E agora?? ??????? ???????
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Introdução a Programação de Computadores
Problemas específicos: Último exemplo; Ou resolve na mão Ou cria um programa É necessário determinar o processamento (como os dados de entrada serão transformados nos dados de saída)
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Introdução a Programação de Computadores
Criação de programas: 1º - Entendimento do problema: Estabelecer “o quê” 2º - Solução do problema Estabelecer “como” 3º - “Ensinar” o computador a resolver o problema = programar Usando uma linguagem de programação;
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Problema de 2º grau Fórmula de Bhaskara Programar em Fortran
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Introdução a Programação de Computadores
Algoritmos: Ex: Receita de bolo Manual de instruções Coreografia Instrução de como chegar a algum lugar
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Introdução a Programação de Computadores
Algoritmos: Propriedades: Número de instruções é finito; Ações possuem uma ordem; Cada ação é simples e bem definida (não ambigua);
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Introdução a Programação de Computadores
X2 -4 = 0 a= 1 b=0 c=-4 Aplicação da fórmula de Bhaskara
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Introdução a Programação de Computadores
Exercício: Considere o seguinte problema: Temos três hastes. Uma das hastes serve de suporte para três discos de tamanhos diferentes. Os discos menores são sempre colocados sobre os discos maiores. A figura abaixo mostra uma possível situação inicial das hastes e discos. Desejamos mover todos discos para outra haste, porém só podemos movimentar um disco de cada vez e um disco maior nunca pode ser colocado sobre um disco de menor tamanho.
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Introdução a Programação de Computadores
Algoritmo 1: (Notação Gráfica)
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Introdução a Programação de Computadores
Algoritmo 2: (Português) 1. move o disco p para a haste 3. 2. move o disco m para a haste 2. 3. move o disco p para a haste 2. 4. move o disco g para a haste 3. 5. move o disco p para a haste 1. 6. move o disco m para a haste 3. 7. move o disco p para a haste 3.
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Introdução a Programação de Computadores
Algoritmo 3: (Notação criada) 1. p -> h3. 2. m -> h2. 3. p -> h2. 4. g -> h3. 5. p -> h1. 6. m -> h3. 7. p -> h3.
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