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1 Felipe L. Severino Lidando com cheating em uma arquitetura multiservidor para MMOGs Felipe L. Severino Orientador: Prof. Dr. Claudio Geyer paralela e.

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1 1 Felipe L. Severino Lidando com cheating em uma arquitetura multiservidor para MMOGs Felipe L. Severino Orientador: Prof. Dr. Claudio Geyer paralela e

2 2 Cheating em MMOGs Felipe L. SeverinoERAD Sumário MMOGs; Arquitetura; Cheating; Proposta; Considerações finais;

3 3 Cheating em MMOGs Felipe L. SeverinoERAD MMOGs Massively Multiplayer Online Games; Milhares de jogadores; World of Warcraft possui em torno de 11 milhões. Dezenas ou centenas de milhares de jogadores online simultaneamente; Expectativa de crescimento: Quantidade de jogadores; Complexidade dos jogos;

4 4 Cheating em MMOGs Felipe L. SeverinoERAD Arquitetura Cliente-servidor; Alto investimento; Facilidade de controle de segurança; Peer-to-peer; Divisão da simulação entre nodos envolvidos; Evita criação de gargalo e ponto único de falha; Propostas que buscam segurança apresentam problemas de desempenho; Híbrida; Utilização de servidor central para algumas tarefas; Utilização de rede(s) P2P para diminuir a carga do servidor;

5 5 Cheating em MMOGs Felipe L. SeverinoERAD Arquitetura Arquitetura multiservidor apresentada por Bezerra (2009); Utilização de máquinas (ou conjuntos de máquinas) distribuídas; Possibilidade de utilização de máquinas voluntárias; Divisão do mundo virtual em células agregadas em regiões; Novos problemas de segurança: Servidores maliciosos.

6 6 Cheating em MMOGs Felipe L. SeverinoERAD Arquitetura

7 7 Cheating em MMOGs Felipe L. SeverinoERAD Cheating Define-se como cheating, ou trapaça: Qualquer comportamento que um jogador assuma para ganhar vantagem sobre outros jogadores ou atingir um alvo se, de acordo com as regras do jogo, esta vantagem ou alvo não deveriam ser atingidos.

8 8 Cheating em MMOGs Felipe L. SeverinoERAD Técnicas anti-cheating AC/DC; Lockstep procotol; Asynchronous Synchronization; DACA; DaCAP;

9 9 Cheating em MMOGs Felipe L. SeverinoERAD Proposta Desenvolvimento de uma técnica para detecção de cheating em uma arquitetura multiservidor; Utilização de verificação de estado para detecção de cheating; Investigação de quais tipos de trapaças possuem maior impacto na arquitetura; Definição de um sistema de reputação para as máquinas voluntárias.

10 10 Cheating em MMOGs Felipe L. SeverinoERAD Proposta

11 11 Cheating em MMOGs Felipe L. SeverinoERAD Considerações Finais Detecção de cheating em jogadores e servidores; Possibilidade de utilização de outras formas de prevenção/detecção de cheating; Busca de melhor desempenho;

12 12 Felipe L. Severino Lidando com cheating em uma arquitetura multiservidor para MMOGs Felipe L. Severino Orientador: Prof. Dr. Claudio Geyer paralela e


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