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T&D – Inteligência Corporativa 1 Prof. Peter Barth São Paulo – 12 de setembro de 2013 Fórum Desenvolvendo Líderes 2013 Liderança Nota 10.

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1 T&D – Inteligência Corporativa 1 Prof. Peter Barth São Paulo – 12 de setembro de 2013 Fórum Desenvolvendo Líderes 2013 Liderança Nota 10

2 O Desafio da Autoliderança 22 O tripé de resultados da liderança Fornecedor Favorito dos clientes Empregador Favorito dos colaboradores Investimento Favorito dos acionistas Liderança Nota 10© 2013 The Ken Blanchard Companies

3 O Desafio da Autoliderança 3 A WD-40 passou de $ 100 milhões para $ 400 milhões em menos de 10 anos tendo tido seu melhor ano (dos 57 anos da empresa) em 2010, em plena recessão. 3 Liderança Nota 10 Não marque meus erros - Ajude-me a tirar nota 10 Ken Blanchard e Garry Ridge © 2013 The Ken Blanchard CompaniesLiderança Nota 10

4 Dentre os colaboradores da WD-40 98,7% afirmam que são tratados com dignidade e respeito 98,6% trabalham, com paixão, pelo sucesso da empresa 98,3% sentem-se à vontade para apresentar pontos de vista divergentes 97,7% sabem quais são os resultados esperados de seu trabalho 97,7% fazem a coisa certa 97,3% apresentam alto padrão de conduta ética 97,0% cumprem seus compromissos Liderança Nota 10 4 Pesquisa de Clima Organizacional © 2013 The Ken Blanchard Companies

5 Liderança Nota 10 5 Uma relação em que todos ganham Uma relação em que todos ganham 1. Planejamento do Desempenho 2. Orientação e Acompanhamento no dia-a-dia 3. Avaliação do Desempenho Parceria para o Desempenho © 2013 The Ken Blanchard Companies

6 O Desafio da Autoliderança 6 Liderança Nota 10 6 Parceria para o Desempenho © 2013 The Ken Blanchard Companies Adequação Descreva a tarefa Diagnostique o nível de desenvolvimento Chegue a um acordo sobre o estilo de liderança Fornecimento de Orientação para o Trabalho Estabeleça o objetivo SMART Desenvolva um plano de ação Estabeleça uma agenda para a verificação do progresso Demonstre confiança Acompanhamento no Dia-a-Dia Verificação do Progresso Reveja o objetivo Avalie o progresso no desempenho Reveja o plano de ação Reveja a agenda para a verificação do progresso Demonstre confiança

7 Liderança Nota 10 © 2013 The Ken Blanchard Companies Áreas de Responsabilidade Objetivos Claros e Padrões de Desempenho Descrição do Desempenho Nota 10 Descrição do Desempenho Nota 10 (A – B – C) Planejamento do Desempenho Diagnóstico do Nível de Desenvolvimento (A – B – C) Acordo sobre o estilo de liderança (A – B – C) 7

8 O Desafio da Autoliderança 8 Liderança SituacionalII Liderança Situacional ® II Liderança Nota 10 © 2013 The Ken Blanchard Companies 8 tratamentos diferentes para pessoas diferentes, tratamentos diferentes para a mesma pessoa dependendo do objetivo Não só tratamentos diferentes para pessoas diferentes como também, tratamentos diferentes para a mesma pessoa dependendo do objetivo ou da tarefa ou da tarefa

9 O Desafio da Autoliderança 9 Liderança Nota 10 9 Roteiro de Parceria para o Desempenho © 2013 The Ken Blanchard Companies

10 Liderança Nota A Pirâmide Invertida O Gerente trabalha para seu pessoal Liderança Servidora Coaching (Elogios e Redirecionamento) Autoliderança Revisão e Aprendizagem Orientação e Acompanhamento no dia-a-dia © 2013 The Ken Blanchard Companies

11 O Desafio da Autoliderança 11 Liderança Nota A Pirâmide Invertida Clientes Diretores Gerentes Colaboradores © 2013 The Ken Blanchard Companies Liderança EstratégicaLiderança Operacional Colaboradores Gerentes Diretores

12 O Desafio da Autoliderança 12 Liderança Nota A Pirâmide Invertida O Gerente trabalha para seu pessoal Liderança Servidora Coaching (Elogios e Redirecionamento) Autoliderança Revisão e Aprendizagem Orientação e Acompanhamento no dia-a-dia

13 O Desafio da Autoliderança 13 Liderança Nota Autodiagnóstico do Nível de Desenvolvimento © 2013 The Ken Blanchard Companies Ponto de Decisão 1 Ponto de Decisão 2

14 O Desafio da Autoliderança 14 Liderança Nota Liderança SituacionalII Liderança Situacional ® II © 2013 The Ken Blanchard Companies

15 O Desafio da Autoliderança 15 Liderança Nota A Pirâmide Invertida O Gerente trabalha para seu pessoal Liderança Servidora Coaching (Elogios e Redirecionamento) Autoliderança Revisão e Aprendizagem Orientação e Acompanhamento no dia-a-dia

16 Liderança Nota Revisão Trimestral 1. Qual era nosso objetivo? 2. O que, de fato, aconteceu até agora? 3. Por que aconteceu isto? 4. O que podemos aprender com isto? 5. O que faremos, da próxima vez, baseado no que aprendemos? 6. O que devemos continuar a fazer? 7. O que devemos fazer de modo diferente? Avaliação do Desempenho © 2013 The Ken Blanchard Companies

17 Avaliação do Desempenho Avaliação do Desempenho Liderança Nota Dar feedback antes de alguém falhar Usar consideração e franqueza Momentos de aprendizagem Atualização trimestral – resumo anual Cada um faz somente sua própria avaliação Erros = oportunidades de aprendizagem Demonstrar os valores na prática Revisão e Aprendizagem © 2013 The Ken Blanchard Companies

18 Liderança Nota Avaliação do Desempenho Significado das Notas A+ Desempenho extraordinário; demonstra alto nível de habilidade; pratica os valores corporativos; ensina os outros; é um modelo / exemplo reconhecido por todos em termos de desempenho e comportamento. A Atinge objetivos em termos de desempenho e comportamento; cumpre plenamente os requisitos do cargo; trabalha independentemente sem supervisão direta; faz contribuições inovadoras; ajuda os outros a atingir seus objetivos; pratica os valores corporativos. B Está caminhando na direção de A mas pode melhorar; empenha-se para preencher as expectativas. Não atinge todas as exigências do cargo ou todos os resultados esperados; há um plano traçado para a melhoria do desempenho; pratica a maioria dos valores corporativos. L Situação de aprendizagem; a pessoa está em cargo ou função nova. Não atinge todos os aspectos críticos ou objetivos mas há progresso em nível aceitável; não funciona independentemente de supervisão; empenha-se para demonstrar a prática dos valores corporativos. C Falta de esforço para atingir metas e expectativas; existe um plano para melhoria que requer esforço consistente; pouca demonstração de prática dos valores corporativos. © 2013 The Ken Blanchard Companies

19 Liderança Nota Destaques: Sem surpresas Todos podem tirar nota 10 Se um membro fica abaixo de B, o líder tem que explicar porque não conseguiu ajudá-lo a tirar A (nota 10) Os erros são considerados oportunidades de aprendizagem Ênfase na prática dos valores Avaliação do Desempenho © 2013 The Ken Blanchard Companies

20 Leia o livro: Leia o livro: Liderança Nota 10© 2013 The Ken Blanchard Companies HELPING PEOPLE WIN AT WORK A Business Philosophy called "Don´t Mark my Paper, Help me Get an A" Ken Blanchard and Garry Ridge FT Press – Pearson

21 O Desafio da Autoliderança 21 Muito obrigado! Peter Barth Torne-se um Líder Nota 10! 21


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