A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os anos das grandes oportunidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os anos das grandes oportunidades"— Transcrição da apresentação:

1

2 Os anos das grandes oportunidades
8 Os anos das grandes oportunidades

3 Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir
ter consciência da importância da presença ativa dos pais na pré-adolescência dos filhos; sentir valorizar essa fase na vida dos filhos; agir buscar e criar oportunidades para educar os filhos moral, espiritual e intelectualmente, crescendo junto com eles.

4 Introdução Diz Drescher: A pré-adolescência é a última boa oportunidade para seu filho estar perto de você. E depois: Embora todos os estágios do desenvolvimento da criança sejam importantes, a pré-adolescência é especialmente crucial no desenvolvimento da vida interior, que prepara a criança para o resto da vida.

5 aplicação Pais, vocês têm aproveitado essa última chance para estar juntos de seu filho? Uma criança vive pelo amor. Quando esse amor não é sentido, ela não tem motivação para amar, para ser boa, para sentir-se feliz.

6 Introdução Este é, também, o momento adequado para ensino e orientação. Eunice e Loide, mulheres piedosas, não perderam a oportunidade. Elas foram zelosas acerca da construção espiritual do menino Timóteo e se tornaram modelos para todas as mães cristãs.

7 aplicação Nada será tão importante, e nenhum assunto tão necessário, como os elementares princípios que nossos filhos aprendem no lar. É no lar que o padrão de vida é formado. E esse padrão precisa estar dentro daquele estabelecido por Deus, descrito em Sua Palavra. A Bíblia é o Manual de Deus para os pais. Vocês têm usado esse Manual na criação de seus filhos? Se as regras não forem rigorosamente obedecidas, o resultado não será aquele que você e o Autor do Manual desejam.

8 Desenvolvimento intelectual
Freud, na sua tese de doutorado, disse: “A educação é uma dessas profissões em que errar é inevitável”. A única forma de se evitar o erro na criação dos filhos é seguir o Manual: “Ensina a criança no caminho em que deve andar”.

9 aplicação Você tem demonstrado interesse pela vida escolar de seu filho?

10 Desenvolvimento moral
A fixação dos padrões morais sofre a influência de muitos agentes, mas a família é a instituição fundamental na formação e preservação desses valores. O erro é pensar que uma criança pode crescer num ambiente desprovido de valores.

11 aplicação O que você vem fazendo para ajudar na formação do caráter de seu filho? Uma das maiores contribuições que um pai pode dar a seu filho é levá-lo ao desenvolvimento da autoestima; é convencê- -lo de seu valor e sua importância.

12 Desenvolvimento espiritual
A religião da criança está baseada no princípio da autoridade. Aquilo que seus pais e mestres dizem que é certo, ela o tem como certo. Num processo de imitação, ela assimila os valores religiosos.

13 aplicação Pais, vocês são responsáveis pela educação religiosa de seus filhos. A igreja pode e deve ajudá-los, mas jamais deve ser responsabilizada por isso. Essa tarefa não pode ser delegada a outros, pois é privilégio dos pais dar à criança o conhecimento das coisas espirituais. Como você avalia o seu grau de comprometimento na criação dos filhos? Tem se preocupado em construir uma forte base espiritual para a geração futura?

14 Conclusão Nosso desejo é que os pais encontrem nesta lição estímulo para preparar seu filho para a próxima fase que virá: a adolescência.


Carregar ppt "Os anos das grandes oportunidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google