A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Complexo verbal Conjugação perifrástica. Verbo auxiliar temporal - se o complexo verbal é formado com o verbo principal tem valor de futuro, exigindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Complexo verbal Conjugação perifrástica. Verbo auxiliar temporal - se o complexo verbal é formado com o verbo principal tem valor de futuro, exigindo."— Transcrição da apresentação:

1 Complexo verbal Conjugação perifrástica

2 Verbo auxiliar temporal - se o complexo verbal é formado com o verbo principal tem valor de futuro, exigindo que o último se encontre no infinitivo. Os auxiliares temporais são haver de e ir. Ex. O Pedro vai viajar de avião. Ele há-de conhecer novas terras.

3 Verbo auxiliar aspectual -se o complexo verbal formado com o verbo principal tem valor aspectual de tipo durativo, inceptivo ou pontual. Exige que o verbo principal se encontre no infinitivo. Os auxiliares aspectuais com valor durativo são, por exemplo, estar, continuar a, ficar a, andar a, ir a, vir a. – Ex. A Teresa está a telefonar à mãe.

4 Verbo auxiliar aspectual Os auxiliares aspectuais com valor inceptivo são, por exemplo, começar a. – Ex. O Nuno começou a aprender inglês. Os auxiliares aspectuais com valor pontual são, por exemplo, acabar de. – Ex. A Joana acabou de fumar. Nota: É possível encontrar outros valores aspectuais como o valor cessativo com o verbo deixar de.

5 Verbo auxiliar modal -se o complexo verbal formado com o verbo principal tem valor modal de possibilidade, probabilidade ou obrigatoriedade. Exige que o verbo principal se encontre no infinitivo. Os auxiliares modais com valor de possibilidade são, por exemplo, poder; com valor de probabilidade, obrigatoriedade: dever; com valor de obrigatoriedade: ter de.

6 Verbo auxiliar modal Valor de possibilidade Eu posso ir hoje a tua casa. Valor de probabilidade Eu devo ir hoje a tua casa. Valor de obrigatoriedade A Eva devia ir à escola. Eu tenho de ir hoje a tua casa.


Carregar ppt "Complexo verbal Conjugação perifrástica. Verbo auxiliar temporal - se o complexo verbal é formado com o verbo principal tem valor de futuro, exigindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google