A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tutorial de Pesquisa Bibliográfica"— Transcrição da apresentação:

1 Tutorial de Pesquisa Bibliográfica
Organizadores Lilia Maria Bitar Neves, Douglas Alex Jankoski, Marcelo José Schnaider Universidade Federal do Paraná Sistema de Bibliotecas Biblioteca de Ciências da Saúde - SD E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E – Sede JANEIRO DE 2015 de 2015 Biblioteca de Coimbra Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Janeiro de 2015 Janeiro de 2015

2 Objetivo Apresentar as diferentes fases da pesquisa bibliográfica, com ênfase ao levantamento bibliográfico realizado nas bases de dados da área de ciências da saúde. “coleta e armazenagem de dados de entrada para a revisão, processando-se mediante levantamento das publicações existentes sobre o

3 Conceitos Pesquisa bibliográfica
A pesquisa bibliográfica representa a coleta e armazenagem de dados de entrada para a revisão da literatura. Processa-se mediante levantamento das publicações existentes sobre o assunto ou problema em estudo e inclui também a seleção, a leitura e o fichamento das informações relevantes (CALDAS, 1986). Levantamento bibliográfico É o levantamento de um determinado tema, processado em bases de dados nacionais e internacionais que contêm artigos de revistas, livros, teses e outros documentos. Como resultado, obtém-se uma lista com as referências e resumos dos documentos que foram localizados nas bases de dados.

4 Fases da Pesquisa Bibliográfica
Identificar as fontes de informação; Identificar as bases de dados para o levantamento bibliográfico ; Elaborar a estratégia de busca; Realizar a busca bibliográfica; Avaliar e gerenciar a literatura relevante para o tema; Solicitar documentos que não foram localizados na sua forma original. .

5 Fontes de informação

6 Conceito É qualquer recurso que responda a uma necessidade de informação dos usuários. Segundo a BVS, as fontes de informação são organizadas e classificadas em seis tipos conforme segue abaixo (Guia da BVS 2011): 1- Fontes primárias São documentos originais, como – artigos científicos, teses, ensaios, documentos monográficos, governamentais ou de organismos internacionais, anais de congressos, legislação e documentos não-convencionais publicados de forma convencional, papel ou em texto completo em meio eletrônico. 2- Fontes secundárias São os registros referenciais das fontes primárias sistematizados em índices, bases de dados referenciais e diretórios. 3-Fontes terciárias Referem-se aos conteúdos organizados para fins didáticos, como os objetos de aprendizagem do Campus Virtual em Saúde Pública e para apoio à tomada de decisão, como as revisões sistemáticas de evidências científicas.

7 4- Serviços de disseminação e inclusão informacional
Conjunto de serviços de inclusão informacional e promoção de acesso a informação, direcionados tanto para usuários conectados à Internet como para comunidades sem conexão; 5- Comunicação e colaboração São fontes de informação destinadas à socialização da informação e ao intercâmbio de conhecimento por meio da colaboração online. Exemplos: Newsletter | Rede de Noticias BVS, Espaços Colaborativos BVS, blogs, boletins, fóruns, reuniões online, chats e comunidades virtuais. 6- Componentes integradores Normas, padrões, metodologias e aplicativos comuns adotados por todas as instâncias BVS para sua integração numa única rede. Incluem as terminologias, por exemplo, o vocabulário Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), manuais e softwares para a gestão e operação das fontes e fluxos de informação na BVS.

8 Fontes secundárias Fonte terciária
PRIMÁRIAS : BIBLIOTECAS, REVISTAS ON-LINE, E-BOOKS, REPOSITÓRIOS DIGITAIS Fontes secundárias Fonte terciária Inclusão informacional Comunicação e colaboração Componenetas integradores

9 Bases de Dados

10 Conceito São fontes secundárias que fornecem a referência bibliográfica e o resumo/abstract do documento e podem remeter para o texto integral, através de ligações a outros recursos; distinguem-se neste aspecto das bases de dados em texto integral que disponibilizam o texto integral do documento em formato PDF ou html.

11 Principais Bases de Dados na área da saúde
LILACS (incorpora a base Scielo) - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - Acesso livre – Disponibilizada pelo portal da BVS MEDLINE (incorpora a base Cochrane) - Literatura Internacional em Ciências da Saúde - disponibilizada pelo portal PubMed. EMBASE – Base da área médica – Acesso restrito, não disponível na UFPR WEB OF SCIENCE – multidisciplinar – acesso pelo Portal da Capes SCOPUS - multidisciplinar – acesso pelo Portal da Capes UpToDate – Acesso restrito PARA MAIORES DETALHES SOBRE AS BASES ACESSE: .

12 Quais documentos são indexados nas bases de dados?
Anais Monografias Teses Artigos de periódicos Artigo de revisão Meta- análise Ensaios clínicos Estudo de acurácia Estudo de Coorte Revisão sistemática Relatos de caso

13 Revisão Sistemática A revisão sistemática é um tipo de estudo secundário que facilita a elaboração de diretrizes clínicas, sendo extremamente útil para os tomadores de decisão na área de saúde. A revisão sistemática não deve ser confundida com as revisões narrativas, que se caracterizam por estudos qualitativos que em sua maioria, descrevem a história ou o desenvolvimento de um problema.

14 Características da revisão sistemática
Secundários; Quantitativos; Procuram responder perguntas específicas formuladas mediante metodologia própria; Estudos retrospectivos que reúnem grande quantidade de resultados de pesquisa clínicas como: ensaios clínicos, estudo de acurácia e estudos de coorte; Explicam as diferenças dos estudos primários que investigam a mesma questão em sua maioria utilizando a meta-análise.

15 Conceito de meta-análise
É o método estatístico aplicado à revisão sistemática que integra os resultados de dois ou mais estudos primários.

16 Conceito de ensaio clínico
Trabalho que relata um estudo clínico pré-planejado da segurança, eficácia ou esquema de dosagem ideal de uma ou mais drogas, procedimentos ou técnicas diagnósticas, terapêuticas ou profiláticas, em humanos selecionados de acordo com critérios pré-determinados de elegibilidade e observados para evidências pré-definidas de efeitos favoráveis ou desfavoráveis.

17 Conceito de ensaio clínico randomizado
(Randomized Controlled Trial) Trabalho que consiste em ensaio clínico que envolve pelo menos um tratamento teste e um tratamento controle, de início e seguimento simultâneos dos grupos teste e controle, e nos quais os tratamentos a serem administrados são selecionados por processo aleatório, com o uso de uma tabela de números aleatórios.

18 Conceito de estudo de acurácia
Dimensiona a quantidade de informação a ser fornecida por um dado exame, teste, prova ou característica. Precisão (reprodutibilidade) Validade (exatidão, certeza). Refere-se à concordância de resultados, na medida em que o exame, teste, prova ou característica clínica se repete, em condições idênticas ou bastante aproximadas.

19 Conceito de estudo de Coorte
São estudos observacionais onde os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo os status de exposição, sendo seguidos para avaliar a incidência de doença. São estudos que não têm condições de definir plenamente causalidade, mas permitem gerações de hipóteses e reunião de evidências sobre a associação entre o fator de exposição e o evento (doença em estudo).

20 Estratégia de Busca

21 Conceito Estratégia de busca pode ser definida como uma técnica ou conjunto de regras para tornar possível o encontro entre uma pergunta formulada e a informação armazenada em uma base de dados (LOPES, 2002).

22 Elementos necessários para a elaboração de uma estratégia de busca
Expressões booleanas e outros termos, utilizadas para combinar os termos de busca; Palavras e expressões que devem ser evitadas. Descritores – termos padronizados extraídos da base “Descritores em Ciências da Saúde”; Elaboração da estratégia.)

23 RECURSOS UTILIZADOS NA ESTRATÉGIA DE BUSCA
Os operadores booleanos determinam a relação entre dois ou mais elementos em uma busca. Eclampsia hipertensão hipertensão Eclampsia Eclampsia hipertensão Área de interesse Área de interesse Área de interesse Eclampsia AND hipertensão Eclampsia OR hipertensão Eclampsia NOT hipertensão

24 OUTROS RECURSOS UTILIZADOS NA ESTRATÉGIA DE BUSCA
Parênteses - Usado para estabelecer a ordem do processo de pesquisa e separar os conjuntos de termos. Também para agrupar sinônimos e termos em vários idiomas. Hipertensão (eclampsia OR pré-eclampsia). Truncagem - O cifrão ($) trunca o final de uma palavra. Isso é útil para buscar por radicais de palavras. Gravid$ Aspas - Usadas para indicar termos compostos “Pressão arterial alta” “Pressão arterial alta” Gravid$ (eclampsia OR pré-eclampsia).

25 Dicas Devem ser evitadas palavras como: importante, contribuição,
melhora e outras similares; Artigos, pronomes; Não usar termos não padronizados, exceto quando necessário; Evitar refinar a pesquisa na estratégia, use o filtro ou a coluna de refinamento disponibilizados pelas bases; Na elaboração da estratégia utilize os termos em português, inglês e espanhol, assim os artigos inseridos na base que ainda não foram indexados são possíveis de recuperação.

26 Descritores Para definir os descritores das palavras-chave use a Base: “Descritores em Ciências da Saúde” Tutorial:

27 Montando a estratégia de busca
Descrição do tema Identificar os fatores de risco no uso de medicamentos durante a gestação e os resultados da gravidez. A prevalência do Assuntos principais Fatores de risco, Medicamentos, gravidez Sinônimos Epidemiologia, (Preparações farmacêuticas, farmacologia), gestação Descritores (fatores de risco, epidemiologia, causalidade, medição de risco, anormalidades induzidas por medicamentos) (preparações farmacêuticas, farmacologia), gravidez - Utilizar o filtro para delimitar a pesquisa, como: período, idade, gênero e outros.

28 Exemplo de uma Estratégia de Busca
Utilizando apenas descritores: ("fatores de risco" OR epidemiologia OR causalidade OR "medição de risco" OR "anormalidades induzidas por medicamentos") AND ("preparações farmaceuticas" OR farmacologia) AND gravidez. Utilizando descritores em português e inglês ("fatores de risco" OR “Risk Factors” OR  epidemiologia OR epidemiology OR causalidade OR Causality OR "medição de risco" OR “Risk Assessment” OR "anormalidades induzidas por medicamentos“ OR “Abnormalities, Drug- Induced”) AND ("preparações farmaceuticas“ OR “Pharmaceutical Preparations”  OR farmacologia OR pharmacology) AND (gravidez OR pregnancy) Utilizando descritores e termos livres ("fatores de risco" OR epidemiologia OR causalidade OR "medição de risco" OR "anormalidades induzidas por medicamentos“ OR medicamento OR drug) AND ("preparações farmaceuticas" OR farmacologia) AND (gravidez OR pregnancy)

29 Técnica “PICO” Estratégia utilizada para ensaios clínicos e revisões sistemáticas, para maiores detalhes consulte os links abaixo: Esta estratégia é composta por 4 elementos: P - Definir a população, contexto e/ou situação-problema; I - Definir a intervenção C - Se necessário, uma intervenção de comparação (no caso de pesquisa clinica) O - Definir o resultado (outcomes) desejado (ou indesejável).

30 Estratégia de busca utilizando a técnica PICO
Tema a ser pesquisado: A Evolução da efetividade e cumprimento do tratamento preventivo interminente (IPT) no controle de malária em mulheres grávidas no Brasil. Descrição: P- Controle da malária em mulheres grávidas na Nigéria I – Antimaláricos - Esquema de Medicação C – Comparação de mulheres que utilizaram métodos de prevenção para malária e mulheres que não foram acompanhadas por tratamento preventivos. O – Mulheres que recebem tratamento preventivo intermitente correm menos risco de contaminação de malária do que aquelas que não recebem. Estratégia: Nigeria AND (Pregnancy OR "Pregnancy Complications, Hematologic" OR "Pregnancy Complications, Parasitic") AND ("malaria falciparum") AND (antimalarials OR "drug administration schedule" OR "medication adherence" OR prevalence OR "treatment outcome" OR "outcome assessment" OR "specimen handling")

31 Busca nas bases de dados da BVS www.bvs.br

32 Consulta ao descritor de assunto Pesquisa em todas as bases
ao mesmo tempo. Para pesquisar em uma base especifica selecione na área cinza a base que deseja Consulta ao descritor de assunto

33 As bases assinaladas são as mais usadas nas pesquisas da área médica.
Os subportais são bases referenciais

34 Pesquisa simples em todas as bases Digite sua estratégia de busca

35 5 1 4 3 2 8 6 7 2 - Números de referências 3 – Formato de citação
1 - Selecione a ordem dos resultados. 2 - Números de referências que deseja visualizar por página. 3 – Formato de citação – Selecione “detalhado” para visualizar o registro completo. 4 – Área de refinamento – Selecione os itens de seu interesse, clique em “Filtrar”. 5 - Seleciona o campo que você deseja realizar a sua busca. 6 – Indica que o artigo está indexado na base Medline 7 – Mostrar mais – visualiza: resumo, assuntos e documentos Relacionados. 8 – Filtros utilizados para refinar a pesquisa 5 1 4 3 2 8 6 7

36 Resultado da Pesquisa após seleção dos filtros

37 Área de exportação e impressão das referências

38 Pesquisa na Base PubMed

39 Base de Dados PubMed

40 Pesquisa pelo MeSH

41 Digite o termo de busca

42 Resultado da busca Selecione um termo

43 Descritor Qualificadores
Para executar a pesquisa clique em “Add to search builder” para adicionar na caixa de texto. Clique em “Search PubMed” para pesquisar no PubMed. Descritor Qualificadores

44 Descritor Qualificadores
Para executar a pesquisa clique em “Add to search builder” para adicionar na caixa de texto. Clique em “Search PubMed” para pesquisar no PubMed. Descritor Qualificadores

45 Pesquisa simples Filtros Digite sua estratégia de busca.
Para visualizar o artigo clique sobre o título. Para uma visualização mais completa use o “Display Setting” e selecione a opção “Medline”, você terá acesso aos descritores e ao DOI do artigo. Use o filtro quando necessário.

46 Salvando a pesquisa

47 Bases Multidisciplianar
Web of Science Produtos: Pesquisa por assunto, título, autor e outros. Número de Citações do Artigo,Índice H e Fator de Impacto da Revista Scopus

48 Análise e gerenciar a literatura relevante para o tema
Separa os artigos que correspondam aos critérios de inclusão da pesquisa Identificar os artigos e autores mais importantes mediante: número de artigos, número de citações do artigo e Índice H do autor. Tutorial para o índice H: Procure identificar os periódicos com maior Fator de Impacto na área de sua pesquisa, a citação desses periódicos no artigo ajudam no conceito doartigo. Tutorial Fator de Impacto:

49 Buscar nas seguintes fontes:
Como conseguir o texto completo doas artigos Buscar nas seguintes fontes: Acervo da Biblioteca - Portal da Capes – Solicitar pelo serviço de comutação.

50 OBRIGADA Qualquer dúvida envie um para


Carregar ppt "Tutorial de Pesquisa Bibliográfica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google