A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura."— Transcrição da apresentação:

1 3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas & João Geraldo Segala Moreira. Porto Alegre, maio de 2008.

2 3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Os teclados eletrônicos possuem variados recursos. Eles são capazes de reproduzir as vozes de outros instrumentos musicais, variados timbres, inúmeros efeitos, apoio rítmico de muitas opções e até mesmo reproduzir músicas já gravadas na memória interna. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas & João Geraldo Segala Moreira. Porto Alegre, maio de 2008.

3 3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Timbres Em um teclado arranjador, o instrumentista tem a sua disposição uma grande variedade de timbres para escolher. No E313, estes timbres aparecem distribuídos nos seguintes grupos: Piano, Piano Elétrico, Órgão, Acordeon, Guitarra, Baixo, Cordas, Coro, Saxofone, Trompete, Metais, Flauta, Synth, Percussão e Bateria. Assim, uma ampla gama de nuances e contrastes de timbre são possíveis, e as escolhas dependerão do estilo e do gênero, bem como de questões pessoais também. Note que a sintetização busca reproduzir da forma mais fiel possível a sonoridade do instrumento. Logo, ao utilizar um timbre de piano não é possível sustentar indefinidamente um som, como se pode fazer usando um timbre de órgão. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas & João Geraldo Segala Moreira. Porto Alegre, maio de 2008.

4 3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Elaboração do timbre Há algumas funções do teclado que permitem criar outros tipos de variedade no tratamento do timbre. Duas possibilidades comuns nos teclados arranjadores são os chamados split mode e dual mode. Naquele, se pode dividir o teclado em duas regiões, atribuindo um timbre a cada; neste, se pode somar dois timbres diferentes, fazendo com que ao se pressionar uma tecla, o som resultante seja produzido por dois instrumentos. Além destes modos, normalmente se encontra a tecla harmony, que soma outras alturas à da tecla que se pressiona. Outros efeitos são possíveis, e variam de um teclado a outro: chorus, delay, reverb; os quais serão tratados de forma mais detalhada no futuro. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas & João Geraldo Segala Moreira. Porto Alegre, maio de 2008.

5 3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Uso de acompanhamento automático Apesar de um teclado arranjador poder ser utilizado como outros tipos de teclado (ou mesmo, de piano), em repertórios solo e de conjunto, é na utilização dos acompanhamentos automáticos que está sua característica mais peculiar. Estes teclado, bem como alguns tipos de sintetizadores, apresentam diversos ritmos e estilos de acompanhamento, denominados style. Estes acompanhamentos são escolhidos de acordo com o estilo e o gênero do repertório a ser executado, juntamente com a combinação dos timbres adequados. É importante que o executante conheça a instrumentação típica da peça que vai executar, para realizar uma configuração (combinação de estilos de acompanhamento e timbres) adequada à peça a ser executada, ou para modificar alguns elementos, sem perder a coerência musical. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Fátima Weber Rosas & João Geraldo Segala Moreira. Porto Alegre, maio de 2008.


Carregar ppt "3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google