A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos Avançados de Marketing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos Avançados de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Avançados de Marketing
AULA 7: Promoção, propaganda, publicidade, RP e Trade marketing Prof. Érico Pagotto -

2 Plano de Ensino - Revisão
PEA Plano de Ensino - Revisão AULA 05: Criatividade e Inovação AULA 06: Lançamento de novos produtos. AULA 07: Promoção, propaganda, publicidade, RP e Trade Marketing. AULA 08: PROVA! AULA 09: Marketing na internet e redes sociais Aula 10: Planejamento estratégico e benchmarking Prof. Érico Pagotto -

3 Alguns produtos “inovadores”
REVISÃO Alguns produtos “inovadores” Coca-embalagem-vaca-preta Prof. Érico Pagotto -

4 Alguns produtos “inovadores”
REVISÃO Alguns produtos “inovadores” Espetinhos comestíveis Prof. Érico Pagotto -

5 6. Desen- volvimento do produto
REVISÃO RESUMO: 1. Geração de idéias 2. Seleção de idéias 3. Teste de conceito 4. Estratégia de MKT Planos futuros 5. Análise do negócio 6. Desen- volvimento do produto 7. Testes de mercado 8. Comer- cializar Modifi-cações A B A N D O N A R Prof. Érico Pagotto -

6 3. Desenvolvimento do conceito
REVISÃO 3. Desenvolvimento do conceito Quem usará o produto? Qual o benefício que ele oferece? Como e quando ele será consumido? O que agrega valor para o consumidor? Conceito do produto Mapa de posicionamento do conceito Prof. Érico Pagotto -

7 Mapa de Posicionamento do Conceito
REVISÃO 3. Desenvolvimento do conceito Mapa de Posicionamento do Conceito MAIS CARO Marca B Marca A MAIS calórico Menos calórico Leite de soja em pó Marca C MAIS BARATO Ótimo para cair na prova! Prof. Érico Pagotto -

8 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
EXERCÍCIO EXERCÍCIO 1. Escolha um produto ou serviço inovador. 2. Indique seus dois principais atributos. 3. Desenhe e explique o mapa do conceito deste produto/ serviço. Prof. Érico Pagotto -

9 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
REVISÃO DÚVIDAS? Prof. Érico Pagotto -

10 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
PEA Plano de Ensino AULA 05: Criatividade e Inovação AULA 06: Lançamento de novos produtos. AULA 07: Promoção, propaganda, publicidade, RP e Trade Marketing. AULA 08: PROVA! AULA 09: Marketing na internet e redes sociais Aula 10: Planejamento estratégico e benchmarking Prof. Érico Pagotto -

11 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE O marketing é mais necessário do que nunca: Nova economia Mudança de hábitos dos consumidores Mais concorrentes Menos verba Muita tecnologia... OPA...! ...muita tecnologia...?! Prof. Érico Pagotto -

12 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Rafinha 2.0 (2007) Prof. Érico Pagotto -

13 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Rafinha DEBATE: Redes P2P Nova cadeia de suprimentos: Globalizada Hipereficiente Mão de obra abundante Integração via TI Altissima competição Informação abundante à população Prof. Érico Pagotto -

14 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Rafinha DEBATE: Novo consumidor: Mais bem informados e exigências Companhias construídas e destruídas Tranparência Responsabilidade social e ambiental Informação: Democratização: todos editam Web 2.0: milhões de especialistas: wikipedia, youtube Tempo real Prof. Érico Pagotto -

15 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Rafinha DEBATE: Filtros tecnológicos: Mais bem informados e exigências Companhias construídas e destruídas Tranparência Responsabilidade social e ambiental Informação: Democratização: todos editam Web 2.0: milhões de especialistas: wikipedia, youtube Tempo real Prof. Érico Pagotto -

16 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Antes de mais nada, DICAS: Nunca terceirize toda a comunicação Se é pequeno, contrate pequeno Escolha a agência pela afinidade Capriche no briefing! Responsabilize-se pelo resultado Prof. Érico Pagotto -

17 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE PROPAGANDA Prof. Érico Pagotto -

18 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE PUBLICIDADE: Tornar público, mediante pagamento ou não. PROPAGANDA: PROPAGAção de produtos, serviços, marcas, ou idéias. É a publicidade voltada à venda. É paga. Prof. Érico Pagotto -

19 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Quais podem ser os OBJETIVOS de uma propaganda? Informar Persuadir Lembrar Reforçar Posicionar Prof. Érico Pagotto -

20 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE INFORMAR Prof. Érico Pagotto -

21 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE PERSUADIR Prof. Érico Pagotto -

22 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE PERSUADIR Prof. Érico Pagotto -

23 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE “Filme B” PERSUADIR Prof. Érico Pagotto -

24 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE LEMBRAR Prof. Érico Pagotto -

25 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE REFORÇAR Prof. Érico Pagotto -

26 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Pepsi POSICIONAR Prof. Érico Pagotto -

27 ÓTIMO PARA CAIR NA PROVA!
HOJE 5 M’s da Propaganda MENSAGEM: Criação Seleção Execução Responsabilidade social MOEDA: O valor investido depende de: Ciclo de vida Mkt Share Concorrência Frequência Substituibilidade MISSÃO: Objetivo a ser atingido pela propaganda MEDIÇÃO: Criar indicadores para medir, p. ex.: - Posicionamento - Vendas MÍDIA: - Alcance - Impacto ÓTIMO PARA CAIR NA PROVA! Prof. Érico Pagotto -

28 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Lojas-conceito Prof. Érico Pagotto -

29 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Adesivagem de veículos (“envelopagem”) Prof. Érico Pagotto -

30 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Gigantografias Prof. Érico Pagotto -

31 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Landmarks: balões, fachadas, etc. Prof. Érico Pagotto -

32 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Mídias celulares Prof. Érico Pagotto -

33 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Transmedia Storytelling Vídeo Prof. Érico Pagotto -

34 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: IM: Internet Messengers: MSN Skype Yahoo msg Uol Prof. Érico Pagotto -

35 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Elemídia Prof. Érico Pagotto -

36 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
Novas mídias: Elemídia Prof. Érico Pagotto -

37 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Advergames Prof. Érico Pagotto -

38 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Espaços da marca (varejo) Prof. Érico Pagotto -

39 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Blogs, flogs, orkut, wikipedia, myspace, youtube, agendas virtuais, bing, twitter, flicker, linkedin, facebook, imusic, etc. Prof. Érico Pagotto -

40 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: Flash mobs T Mobile Prof. Érico Pagotto -

41 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Novas mídias: O CONSUMIDOR! Prof. Érico Pagotto -

42 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE O desafio é juntar tudo isso! Comunicação integrada ou Comunicação 360° Prof. Érico Pagotto -

43 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE QUANTAS propagandas devo fazer? Frequência=5 Impacto=2 Conscientização e experimentação Frequência=5 Impacto=1 Frequência=3 Impacto=1 C1 E1 Cobertura (# pessoas expostas/ ∆t) Prof. Érico Pagotto -

44 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Que FREQUÊNCIA utilizar na minha campanha? Uniforme Crescente Decrescente Alternada Concentrada Contínua Intermitente Prof. Érico Pagotto -

45 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE PROMOÇÃO Prof. Érico Pagotto -

46 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE O que é promoção? Campanha de incentivo às vendas: Para o CONSUMIDOR Amostra - Brinde - Prêmios Cupom - Garantias - Displays Para o LOJISTA Desconto - bonificação por exposição Troca de favores Para a EQUIPE DE VENDAS Concursos para vendedores - bonus extra Prof. Érico Pagotto -

47 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Cuidado com promoções! “Viciam” o consumidor Tem efeito apenas no curto prazo Podem “queimar” a marca PREFIRA: Trocar de praça Vender pela internet Investir em propaganda Prof. Érico Pagotto -

48 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE EVENTOS Prof. Érico Pagotto -

49 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Evento: Melhor oportunidade de criar uma EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA para o cliente. Prof. Érico Pagotto -

50 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE VANTAGENS de um evento: Cria identificação com um estilo de vida do cliente Aumenta conscientização sobre o produto Amplia a dimensão corporativa Amarra compromissos Entretém e recompensa clientes e colaboradores Aumenta a divulgação (e as vendas!) Prof. Érico Pagotto -

51 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE TIPOS de eventos: Promovidos pela marca-mãe Promovidos pelo PDV Promovido por terceiros (feiras e congressos) Marketing de Causas (patrocínio): Esportivo: atletas, torneios, eventos abertos Cultural: peças, cinemas, orquestras, comunidades locais Educativo: ações nas instituições de ensino, ONG’s, etc. Ambiental, turístico, social... Prof. Érico Pagotto -

52 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Trade Marketing Prof. Érico Pagotto -

53 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE HOJE Trade Marketing é... ...o marketing nos pontos de vendas. O que faz o Trade Marketing: - Alinha estratégias de Canais / com os Canais entende e atende às necessidades dos clientes faz aumentar a demanda no PDV: Fortalecendo a marca Relacionando-se com os clientes Prof. Érico Pagotto -

54 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE HOJE As ferramentas do Trade Marketing são: Gerenciamento de Categorias Treinamento de equipes Gerenciamento de Espaço TI: sistemas de informações, EDI etc Estudo do comportamento do consumidor Apoios específicos para o canal Serviços básicos (pedidos, entregas etc) Parcerias baseadas no valor agregado Propaganda, promoção, merchandising Amplo portfolio de produtos Logística eficiente Prof. Érico Pagotto -

55 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE RP (relações públicas) Prof. Érico Pagotto -

56 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE HOJE Relações Públicas são... ...ações de comunicação da empresa com seus stakeholders. O que faz um RP: - Relações com a imprensa Publicidade de um produto Comunicação corporativa (interna e externa) Lobby com políticos e autoridades Aconselhamento aos dirigentes da empresa PROMOVE E PROTEGE A EMPRESA Prof. Érico Pagotto -

57 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE HOJE Assessoria de imprensa Apoia lançamentos / reposicionamento de produtos Captação do interesse de um determinado público Influenciar grupos-alvos específicos Apoio em situações de crise Construção da imagem corporativa Espaço na mídia Prof. Érico Pagotto -

58 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE HOJE FERRAMENTAS de um RP corporativo: Publicações Eventos (próprios ou de terceiros) Notícias: Criação de pautas Oportunidades de entrevistas Apresentações em público Prestação de serviços de utilidade pública Identidade com a mídia: Postura, discurso Identidade visual Prof. Érico Pagotto -

59 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE HOJE Prof. Érico Pagotto -

60 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Responsabilidade Social Normas legais e sociais Propaganda enganosa Código do consumidor Preconceito Idade Gênero Bairrismo Etnia Prof. Érico Pagotto -

61 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE Responsabilidade Social Politicamente correto Hyundai Prof. Érico Pagotto -

62 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE CONCLUSÃO: NUNCA SE ESQUEÇAM DA RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL DE MARKETING: Desperdícios Sanidade Verdade Respeito Prof. Érico Pagotto -

63 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
HOJE DÚVIDAS? Prof. Érico Pagotto -

64 Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com
EXERCÍCIO Exercício: Crie uma propaganda para o seu produto do TCC seguindo estes passos: 1. Utilize o planejamento dos 5 M’s 2. Proponha pelo menos DUAS novas mídias Prof. Érico Pagotto -


Carregar ppt "Tópicos Avançados de Marketing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google