A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 7: Promoção, propaganda, publicidade,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 7: Promoção, propaganda, publicidade,"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 7: Promoção, propaganda, publicidade, RP e Trade marketing

2 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 2 Plano de Ensino - Revisão AULA 05: Criatividade e Inovação AULA 06: Lançamento de novos produtos. AULA 07: Promoção, propaganda, publicidade, RP e Trade Marketing. AULA 08: PROVA! AULA 09: Marketing na internet e redes sociais Aula 10: Planejamento estratégico e benchmarking PEA

3 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 3 Alguns produtos inovadores Coca-embalagem- vaca-preta REVISÃO

4 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 4 Alguns produtos inovadores Espetinhos comestíveis REVISÃO

5 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 5 RESUMO: 1. Geração de idéias 2. Seleção de idéias 3. Teste de conceito 4. Estratégia de MKT 5. Análise do negócio 6. Desen- volvimento do produto 7. Testes de mercado 8. Comer- cializar Planos futuros Modifi- cações A B A N D O N A R REVISÃO

6 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Desenvolvimento do conceito 1.Quem usará o produto? 2.Qual o benefício que ele oferece? 3.Como e quando ele será consumido? 4.O que agrega valor para o consumidor? Conceito do produto Mapa de posicionamento do conceito REVISÃO

7 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 7 Mapa de Posicionamento do Conceito MAIS CARO MAIS BARATO Menos calórico MAIS calórico Marca B Marca A Marca CLeite de soja em pó 3. Desenvolvimento do conceito Ótimo para cair na prova! REVISÃO

8 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 8 EXERCÍCIO 1. Escolha um produto ou serviço inovador. 2. Indique seus dois principais atributos. 3. Desenhe e explique o mapa do conceito deste produto/ serviço. EXERCÍCIO

9 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 9 DÚVIDAS? REVISÃO

10 PEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 10 Plano de Ensino AULA 05: Criatividade e Inovação AULA 06: Lançamento de novos produtos. AULA 07: Promoção, propaganda, publicidade, RP e Trade Marketing. AULA 08: PROVA! AULA 09: Marketing na internet e redes sociais Aula 10: Planejamento estratégico e benchmarking PEA

11 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 11 O marketing é mais necessário do que nunca: –Nova economia –Mudança de hábitos dos consumidores –Mais concorrentes –Menos verba –Muita tecnologia... OPA...!...muita tecnologia...?! HOJE

12 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 12 Rafinha 2.0 (2007) HOJE

13 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 13 Rafinha DEBATE: –Redes P2P –Nova cadeia de suprimentos: Globalizada Hipereficiente Mão de obra abundante Integração via TI Altissima competição Informação abundante à população HOJE

14 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 14 Rafinha DEBATE: –Novo consumidor: Mais bem informados e exigências Companhias construídas e destruídas Tranparência Responsabilidade social e ambiental –Informação: Democratização: todos editam Web 2.0: milhões de especialistas: wikipedia, youtube Tempo real HOJE

15 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 15 Rafinha DEBATE: –Filtros tecnológicos: Mais bem informados e exigências Companhias construídas e destruídas Tranparência Responsabilidade social e ambiental –Informação: Democratização: todos editam Web 2.0: milhões de especialistas: wikipedia, youtube Tempo real HOJE

16 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 16 Antes de mais nada, DICAS: –Nunca terceirize toda a comunicação –Se é pequeno, contrate pequeno –Escolha a agência pela afinidade –Capriche no briefing! –Responsabilize-se pelo resultado HOJE

17 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 17 PROPAGANDA HOJE

18 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 18 HOJE PUBLICIDADE: Tornar público, mediante pagamento ou não. PROPAGANDA: PROPAGAção de produtos, serviços, marcas, ou idéias. É a publicidade voltada à venda. É paga.

19 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 19 Quais podem ser os OBJETIVOS de uma propaganda? Informar Persuadir Lembrar Reforçar Posicionar HOJE

20 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 20 INFORMAR HOJE

21 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 21 PERSUADIR HOJE

22 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 22 PERSUADIR HOJE

23 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 23 PERSUADIR HOJE Filme B

24 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 24 LEMBRAR HOJE

25 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 25 REFORÇAR HOJE

26 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 26 POSICIONAR HOJE Pepsi

27 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto Ms da Propaganda MISSÃO: Objetivo a ser atingido pela propaganda MOEDA: O valor investido depende de: -Ciclo de vida - Mkt Share -Concorrência -Frequência -Substituibilidade MENSAGEM: -Criação -Seleção -Execução -Responsabilidade social MÍDIA: - Alcance - Impacto MEDIÇÃO: Criar indicadores para medir, p. ex.: - Posicionamento - Vendas ÓTIMO PARA CAIR NA PROVA! HOJE

28 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 28 Novas mídias: –Lojas-conceito HOJE

29 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 29 Novas mídias: –Adesivagem de veículos (envelopagem) HOJE

30 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 30 Novas mídias: –Gigantografias HOJE

31 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 31 Novas mídias: –Landmarks: balões, fachadas, etc. HOJE

32 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 32 Novas mídias: –Mídias celulares HOJE

33 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 33 Novas mídias: –Transmedia Storytelling Vídeo HOJE

34 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 34 Novas mídias: –IM: Internet Messengers: MSN Skype Yahoo msg Uol HOJE

35 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 35 Novas mídias: –Elemídia HOJE

36 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 36 Novas mídias: –Elemídia

37 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 37 Novas mídias: –Advergames HOJE

38 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 38 Novas mídias: –Espaços da marca (varejo) HOJE

39 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 39 Novas mídias: –Blogs, flogs, orkut, wikipedia, myspace, youtube, agendas virtuais, bing, twitter, flicker, linkedin, facebook, imusic, etc. HOJE

40 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 40 Novas mídias: –Flash mobs T Mobile HOJE

41 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 41 Novas mídias: –O CONSUMIDOR! HOJE

42 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 42 O desafio é juntar tudo isso! –Comunicação integrada ou –Comunicação 360° HOJE

43 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 43 QUANTAS propagandas devo fazer? Cobertura (# pessoas expostas/ t) Conscientização e experimentação Frequência=3 Impacto=1 E1 C1 Frequência=5Impacto=1 Frequência=5 Impacto=2 HOJE

44 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 44 Que FREQUÊNCIA utilizar na minha campanha? Concentrada Contínua Intermitente UniformeCrescenteDecrescenteAlternada HOJE

45 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 45 PROMOÇÃO HOJE

46 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 46 O que é promoção? Campanha de incentivo às vendas: Para o CONSUMIDOR –Amostra - Brinde- Prêmios –Cupom - Garantias- Displays Para o LOJISTA –Desconto- bonificação por exposição –Troca de favores Para a EQUIPE DE VENDAS –Concursos para vendedores - bonus extra HOJE

47 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 47 Cuidado com promoções! – Viciam o consumidor – Tem efeito apenas no curto prazo – Podem queimar a marca PREFIRA: Trocar de praça Vender pela internet Investir em propaganda HOJE

48 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 48 EVENTOS HOJE

49 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 49 Evento: Melhor oportunidade de criar uma EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA para o cliente. HOJE

50 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 50 VANTAGENS de um evento: –Cria identificação com um estilo de vida do cliente –Aumenta conscientização sobre o produto –Amplia a dimensão corporativa –Amarra compromissos –Entretém e recompensa clientes e colaboradores –Aumenta a divulgação (e as vendas!) HOJE

51 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 51 TIPOS de eventos: –Promovidos pela marca-mãe –Promovidos pelo PDV –Promovido por terceiros (feiras e congressos) –Marketing de Causas (patrocínio): Esportivo: atletas, torneios, eventos abertos Cultural: peças, cinemas, orquestras, comunidades locais Educativo: ações nas instituições de ensino, ONGs, etc. Ambiental, turístico, social... HOJE

52 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 52 Trade Marketing HOJE

53 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 53 Trade Marketing é......o marketing nos pontos de vendas. O que faz o Trade Marketing: - Alinha estratégias de Canais / com os Canais - entende e atende às necessidades dos clientes - faz aumentar a demanda no PDV: Fortalecendo a marca Relacionando-se com os clientes HOJE

54 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 54 As ferramentas do Trade Marketing são: - Gerenciamento de Categorias - Treinamento de equipes - Gerenciamento de Espaço - TI: sistemas de informações, EDI etc - Estudo do comportamento do consumidor - Apoios específicos para o canal - Serviços básicos (pedidos, entregas etc) - Parcerias baseadas no valor agregado - Propaganda, promoção, merchandising - Amplo portfolio de produtos - Logística eficiente HOJE

55 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 55 RP (relações públicas) HOJE

56 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 56 Relações Públicas são......ações de comunicação da empresa com seus stakeholders. O que faz um RP: - Relações com a imprensa -Publicidade de um produto -Comunicação corporativa (interna e externa) -Lobby com políticos e autoridades -Aconselhamento aos dirigentes da empresa -PROMOVE E PROTEGE A EMPRESA HOJE

57 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 57 Assessoria de imprensa -Apoia lançamentos / reposicionamento de produtos -Captação do interesse de um determinado público -Influenciar grupos-alvos específicos -Apoio em situações de crise -Construção da imagem corporativa -Espaço na mídia HOJE

58 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 58 FERRAMENTAS de um RP corporativo: -Publicações -Eventos (próprios ou de terceiros) -Notícias: -Criação de pautas -Oportunidades de entrevistas -Apresentações em público -Prestação de serviços de utilidade pública -Identidade com a mídia: -Postura, discurso -Identidade visual HOJE

59 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 59 HOJE

60 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 60 Responsabilidade Social –Normas legais e sociais –Propaganda enganosa –Código do consumidor –Preconceito Idade Gênero Bairrismo Etnia HOJE

61 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 61 Responsabilidade Social –Politicamente correto Hyundai HOJE

62 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 62 CONCLUSÃO: –NUNCA SE ESQUEÇAM DA RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL DE MARKETING: Desperdícios Sanidade Verdade Respeito HOJE

63 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 63 DÚVIDAS? HOJE

64 REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 64 Exercício: –Crie uma propaganda para o seu produto do TCC seguindo estes passos: 1. Utilize o planejamento dos 5 Ms 2. Proponha pelo menos DUAS novas mídias EXERCÍCIO


Carregar ppt "REVISÃOPEAHOJEEXERCÍCIOAVISOS Prof. Érico Pagotto - 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 7: Promoção, propaganda, publicidade,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google