A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3: Buscadores ou Sites de Busca UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3: Buscadores ou Sites de Busca UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3: Buscadores ou Sites de Busca UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso de Informática – UNATI: Tecnologias de Informação e Comunicação: com enfoque aos ambientes colaborativos Horário: 14:30 às 16: maio 2011

2 World Wide Web World Wide Web foi batizada pelo seu criador, Tim Berners-Lee. Em português significa, "Rede de alcance mundial"; é um sistema de documentos em hipermídia interligados e executados na Internet.

3 Ilustração da WWW

4 www ou web Também definida como Rede Mundial de Computadores Tim Berners-Lee comparou a sua criação com uma teia onde cada nó dessa teia é um local (virtual), o site, com conjuntos de hipertextos.

5 Site Site, deriva do latim Situs (lugar, local). Web site ou Website abriga um conjunto de hipertextos.

6 Tipos de sites Institucional Informacional Aplicativos Comunitário Portais Armazenar informações

7 Tipos de Site Institucional: ponto de contato entre uma instituição e seus clientes, fornecedores. Ex: Informacional: veículos de comunicação como jornais, revistas e agências de notícias; incluindo os blogs e podcasts. Ex:

8 Tipos de Site Aplicativos: oferecem ferramentas de automação, produtividade, e compartilhamento como: processadores de texto, planilhas, editores de imagem, agendas, softwares de correio eletrônico... Ex: t.aspx/view/2 t.aspx/view/2

9 Tipos de Site Comunitário: servem para a comunicação de usuários com outros usuários da rede. Nesta categoria se encontram os chats, fóruns e sites de relacionamento. Ex: Portais: sites que congregam conteúdos variados de uma mesma empresa. Ex:

10 Tipos de Site Armazenam informações: bancos de dados, que catalogam registros e permitem efetuar buscas, podendo incluir áudio, vídeo, imagens, softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites; como por exemplo as wikis, Catálogos on-line, e Sites de Busca

11 Sites que Armazenam Informações Wikis, ;http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil Catálogos, Sites de Busca

12 O que é um Site de Busca? Sites de Busca, Sites de Pesquisa, Sites Buscadores ou Motores de Busca são locais informacionais digitais que procuram satisfazer a necessidade de informação de um indivíduo sobre um determinado conteúdo. Conseguem rastrear todo o conteúdo na Web e devolver uma informação e/ou um endereço onde ela está armazenada...

13 Sites de Busca Direcionados a preços de produtos Ex: Direcionados a empregos Ex: Direcionados a pessoas Direcionados a busca de artigos científicos

14 Metabuscadores Um metabuscador ou metapesquisador é uma ferramenta de busca na internet que se utiliza de outras para fornecer seus resultados. Assim ao se utilizar de um metabuscador o usuário estará pesquisando simultaneamente em diversos sites de busca, tais como o Google e o Yahoo! tornando mais fácil a localização do item procurado Fonte:

15 Google Criado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de doutorado na Universidade de Stanford, Califórnia, USA em Foi fundada em 1998 uma empresa privada e em 2004 foi oferecido ao público com a missão de "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil

16 Google O rápido crescimento do Google desde sua incorporação culminou em uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor de buscas A empresa oferece softwares de produtividade online, como o software de Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Orkut e, mais recentemente, o Google Buzz.

17

18

19

20

21 Facilidades do Google Encontrar rapidamente websites. Buscar imagens e vídeos com facilidade. Encontrar uma localidade com rapidez. (Google Maps). Ler as notícias mais recentes dos mais variados jornais.

22 Facilidades do Google Traduzir textos ou palavras de outras línguas. (Google Tradutor). Ler partes de livros que lhes interessam. Buscar artigos científicos. (Google Acadêmico) Buscar blogs. Produzir documentos, planilhas e apresentações sem o MS Office. (Google Docs).

23 Acessando o Google Abra o Internet Explorer na Área de Trabalho. Digite o seguinte site na barra de endereços:

24 Buscando Websites Digite um termo referente ao site que deseja buscar aqui e tecle ENTER.

25 Buscando Websites Clique no site que deseja.

26 Lendo Notícias Clique em Notícias.

27 Lendo Notícias Leia as notícias navegando com o menu lateral.

28 Buscando Artigos Científicos Clique em Mais, depois em Acadêmico.

29 Buscando Artigos Científicos Digite um termo referente ao artigo que deseja aqui e tecle ENTER.

30 Buscando Artigos Científicos Clique no artigo que deseja ler.

31 Encontrando Localidades Clique em Mapas.

32 Encontrando Localidades Digite a localidade que deseja buscar aqui e tecle ENTER.

33 Navegue pelo mapa através das setas de direção e pelo comando de zoom. Encontrando Localidades

34 Traduzindo Textos Clique em Mais, depois em Tradutor.

35 Traduzindo Textos 1º Escolha a língua de origem e a língua para ser traduzida. 2º Digite o texto no campo abaixo e clique em Traduzir.

36 Lendo Partes de Livros Clique em Mais, depois em Livros.

37 Lendo Partes de Livros Digite o nome ou termo do livro que deseja aqui e tecle ENTER.

38 Lendo Partes de Livros Clique no livro que deseja.

39 Lendo Partes de Livros Leia o livro rolando as páginas com o scroll do mouse.


Carregar ppt "Aula 3: Buscadores ou Sites de Busca UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google