A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
Profa. Sachiko A. Lira

2 PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
Objetivos: Apresentar o conjunto de técnicas e métodos estatísticos utilizados em planejamento de experimentos, de forma a possibilitar a execução dos procedimentos estatísticos, analise e interpretação dos resultados obtidos.

3 Ementa: 1. PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS: Introdução
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÃO NORMAL: Esperança e variância de uma variável aleatória; Distribuição normal 3. INFERÊNCIAS SOBRE DIFERENÇAS DE MÉDIAS POPULACIONAIS: Intervalos de Confiança e testes de hipóteses para diferença entre duas médias populacionais; Determinação do tamanho da amostra 4. PLANEJAMENTOS EXPERIMENTAIS: Definições importantes no planejamento de experimentos; Planejamento com um único fator; Experimentos fatoriais; Experimento fatorial; Experimentos fatoriais fracionados (cada fator com dois níveis); Experimento em quadrado latino 5. MÉTODO TAGUCHI: Função perda de Taguchi; Tipos de tolerâncias; Determinação de parâmetros da matriz ortogonal; Análise de dados experimental.

4 Procedimentos Didáticos:
Aulas expositivas com uso de quadro negro, powerpoint, resolução de aplicações utilizando o Sistema R e Minitab. Avaliação: Duas provas (cada uma com peso de 0,4, totalizando 0,8) e um trabalho (peso 0,2). Prováveis datas das avaliações: 1a. prova: 08/04/2015 2a. prova: 18/05/2015 Entrega do trabalho: 20/05/2015

5 Bibliografia:


Carregar ppt "PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google