A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEI/BALCÃS/EUROPA/BLOCOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEI/BALCÃS/EUROPA/BLOCOS"— Transcrição da apresentação:

1 CEI/BALCÃS/EUROPA/BLOCOS
REVISÃO PROFESSOR: ABEL MIGUEL

2 COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Criada em 1991. Seus objetivos são: manutenção dos vínculos econômicos, políticos e cooperação militar, mantendo a unidade e a soberania dos Estados-membros. Por quê? - Á Rússia precisa controlar indiretamente os arsenais da ex-URSS (espalhados por várias repúblicas) obter recursos minerais que necessita e conseguir exportar petróleo e gás pelos com oleodutos e gasodutos que passam territórios da países CEI

3 PAÍSES DA CEI Belarus Rússia Casaquistão Ucrânia Armênia
Geórgia (não mais) Azerbaijão Turcomenistão Moldova Usbequistão Quirquistão Tadjiquistão

4 Comunidade dos Estados Independentes - Formada inicialmente por 11 países. - Há fronteiras culturais e religiosas (cristianismo e islamismo). - A Rússia é o maior, mais rico e o principal país da CEI (isso gera uma rejeição anti-colonialista dos demais países). - São países que tinham economia planificada e faziam parte da ex-URSS. - Usam o Rublo como moeda corrente. - Divergências quanto ao controle do arsenal da ex-URSS e sobre o tratado do desarmamento e sobre a dívida externa da URSS

5 Há sérios empecilhos à concretização da cooperação entre os países:
O baixo nível de desenvolvimento econômico e social Quirquistão, Usbequistão e Tadjiquistão ( + pobre) na época da URSS eram fornecedores de matérias-primas; O número reduzido de regimes democráticos de governo; As disparidades entre o nível de desenvolvimento econômico e o volume de comércio exterior de cada um desses países; Disputas étnicas (guerras no interior dos países em busca de independência – herança de Stalin). Supremacia russa (quer controlar os demais, sobretudo a Ucrânia)

6 A preocupação da Rússia em conter o avanço do fundamentalismo islâmico na região da Ásia Central.

7 IUGOSLÁVIA

8 Em 1918, no final da 1ª Guerra Mundial, surgiu o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que englobava também Montenegro e a Bósnia-Herzegovina.

9 Para controlar os conflitos étnicos que se instalaram no novo país em 1929 Alexandre I mudou o nome do reino para IUGOSLÁVIA, que significa Terra dos eslavos do sul e instituiu a nacionalidade iugoslava, que até então não existia.

10 Iugoslávia A Iugoslávia abrangia as seguintes repúblicas:
Sérvia (cristãos ortodoxos) Croácia (cristãos católicos) (EU em 2013) Eslovênia (cristãos católicos) (UE em 2003) Bósnia-Herzegovina (muçulmanos) Macedônia (cristãos ortodoxos) Montenegro (cristãos ortodoxos) Províncias autônomas (sérvias): Kosovo (albaneses muçulmanos) e Voivodina (cristãos ortodoxos)

11 A Iugoslávia era um país de grande diversidade étnica e cultural :
-> cinco povos majoritários: albaneses, croatas, eslovenos, muçulmanos e sérvios. -> quatro línguas diferentes: albanês, esloveno, macedônio e servo-croata. -> dois alfabetos: latino e cirílico. -> três religiões: cristãos católicos, cristãos ortodoxos e muçulmanos.

12 Durante a 2ª Guerra Mundial os alemães ocuparam a região
Durante a 2ª Guerra Mundial os alemães ocuparam a região. Depois de muita resistência foram expulsos Josip Bros Tito (de orientação comunista) que comandava o Conselho Antifacista de Libertação Nacional, de orientação comunista que predominou sobre os demais e expulsou os alemães.

13 Com a vitória de Tito, a Iugoslávia se transformou em um país socialista, com um único partido, o Comunista. As rebeliões separatistas eram punidas com rigor pelo Partido Comunista e pelo seu dirigente, o próprio Tito.

14 Com a morte de Tito, em 1980, os laços que uniam as repúblicas e as regiões autônomas da Iugoslávia se enfraqueceram. As mudanças nos regimes comunistas dos países do leste da Europa e o fim da Guerra Fria e a morte de Tito fizeram renascer os sentimentos nacionalistas. A profunda desigualdade social entre as repúblicas iugoslavas contribuíram para reforçar os movimentos separatistas.

15 1991 - Croácia, Eslovênia e Macedônia se declaram independentes.
Em a Bósnia-Herzegovina declarou sua independência. A minoria sérvia que morava na Bósnia não aceitou e foi apoiada pelo que restava da Iugoslávia: as repúblicas de Montenegro e da Sérvia.

16 A Bósnia tornou-se uma praça de guerra: os sérvios cristãos queriam exterminar os muçulmanos, tanto civis como militares, promovendo uma operação de limpeza étnica que incluía a remoção forçada dos muçulmanos, o assassinato de crianças e o estupro de mulheres. A guerra da Bósnia repercutia na Croácia, cujas tropas usavam a mesma tática contra a minoria sérvia que vivia em seu território. A guerra da Bósnia foi um dos conflitos mais sangrentos do século XX.

17 Slobodan Milosevic Em seu governo,Slobodan Milosevic, decidiu promover uma limpeza étnica no país, eliminando todos aqueles que não pertenciam à etnia sérvia.

18 A crise na Sérvia Em 1989, em meio as comemorações dos 600 anos da Batalha de Kosovo, Milosevic, presidente da Iugoslávia, acabou com a autonomia da província de Kosovo. Milosevic também proibiu o ensino de albanês nas escolas da província de Kosovo, onde os albaneses eram a maioria absoluta da população. Em 1991, os Kosovares se declararam independentes da Sérvia e fundaram a República de Kosovo.

19 Kosovo

20 Apenas a Albânia reconheceu o novo país, com a intenção de unir-se a ele e criar a Grande Albânia.
Nem a ONU nem a União Europeia reconheceram a independência de Kosovo e os sérvios mantiveram suas tropas na região.

21 1-A Sérvia é uma tradicional aliada da Rússia e enfraquecer a Sérvia significava diminuir o poder russo na região. 2- Uma guerra representa a oportunidade de mostrar ao mundo quem realmente manda e tem poder. Em 1998 a ONU proibiu a venda de armas para a Iugoslávia. Mesmo assim o massacre dos muçulmanos continuava em Kosovo, fazendo crescer o número de refugiados. Em 1999 a OTAN iniciou um bombardeio à Iugoslávia e a capital da Sérvia foi quase destruída.

22 Guerra do Kosovo Em março de 1999, a região do Kosovo, com população majoritariamente albanesa, foi bombardeada, causando a morte de mais de 1,2 milhão de civis.

23 Iugoslávia após o desmembramento
No início de 2003, após um acordo entre sérvios e montenegrinos, a Iugoslávia deixou de existir. O território passou a ser administrado por representantes dessas duas etnias, tendo sido criado um novo país: a Sérvia-Montenegro.

24 Sérvia É o que restou da antiga Iugoslávia.
É o mais importante pólo econômico e industrial da Península Balcânica, apesar de depender da Rússia para o abastecimento de petróleo. Continua sofrendo velhos e novos conflitos étnicos e culturais: - O separatismo de Kosovo é ainda uma ameaça presente, que os sérvios não aceitam. - A minoria húngara da Vojvodina também é uma área de tensões pois esta pretende se separar da Sérvia.

25 SOCIEDADE EUROPEIA A Europa é a única região importante do mundo em que a população vem decrescendo. População 2009: 732 milhões. População 2050: 653 milhões. Taxa de natalidade: 1,4 criança por casal.

26 Incentivo a maternidade.
Espanha – euros por cada filho nascido ou adotado. Dinamarca – licença maternidade de 14 meses. Medo no pensamento conservador sobre o futuro branco da Europa.

27 Taxa de natalidade necessária: 2,1 crianças por casal.
Baixo crescimento vegetativo: Baixa natalidade no leste europeu. Causas: Alta taxa de urbanização; Alto custo de vida Participação da mulher no mercado de trabalho.

28 A POPULAÇÃO CAI

29 TERRA DE VELHOS

30 CONSEQUÊNCIAS DA BAIXA TAXA DE FECUNDIDADE.
Envelhecimento da população (alta expectativa de vida = qualidade de vida); Redução do PEA; Grandes investimentos nos sistemas de saúde e previdência.

31 De 1960 a 2000 o número de imigrantes de outros continentes elevou-se de 14 para 33 milhões.
Turcos e norte-africanos. Preocupações: Resolvem o problema de mão-de-obra (até 2050 precisará de 20 milhões de estrangeiros). Identidade e valores culturais. Xenofobia.

32

33

34 BLOCOS ECONÔMICOS FUNÇÃO: Fortalecimento das economias num mundo cada vez mais competitivo (melhora na produção e aumento da exportação). GUERRA FRIA: fortalecimento dos exércitos, investimento em segurança e indústria bélica. GLOBALIZAÇÃO: crescimento econômico. GUERRA FRIA: mundo bipolar. GLOBALIZAÇÃO: mundo multipolar (influência dos EUA, União Europeia, Japão e China). OPEP????

35 BLOCOS ECONÔMICOS Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

36 BLOCOS ECONÔMICOS Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.

37 BLOCOS ECONÔMICOS Definição: associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Zona de livre comércio: Livre circulação de mercadorias, ou seja, não há impostos na circulação de produtos entre os países membros. A moeda nacional é mantida. Cada país define o imposto de importação para os produtos vindos de nações não-pertencentes ao bloco (não há TEC – tarifa externa comum) e as regras para o trânsito de capitais, serviços e pessoas. (Nafta)

38 BLOCOS ECONÔMICOS Classificação:
União Aduaneira: Livre circulação de mercadorias. Cada país define suas regras para a circulação de capitais, serviços e pessoas. A moeda nacional é mantida. Imposto de importação comum para as mercadorias vindas de nações não-pertencentes ao bloco. Há uma TEC (Tarifa Externa Comum) Mercosul.

39 BLOCOS ECONÔMICOS Classificação:
Mercado Comum: Livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas. Imposto de importação comum para produtos vindos de nações não-pertencentes ao bloco. A moeda nacional é mantida.   (União Europeia)

40 BLOCOS ECONÔMICOS Classificação:
União Econômica e Monetária: Livre circulação de mercadorias. Imposto comum para produtos vindos de fora do bloco. Livre circulação de capitais, serviços e pessoas. Moeda é comunitária. Exemplo: Euro na União Européia. Fonte: Magnoli, Demétrio, Globalização – Estado Nacional e Espaço Mundial, Ed. Moderna

41 UNIÃO EUROPEIA

42 A UNIÃO EUROPEIA: Luxemburgo, Bélgica e Holanda criam a BENELUX em Em BENELUX mais Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Itália criam a CECA (carvão e aço). Em 1957 os mesmos países no Tratado de Roma criam a CEE; Em 1991, tratado de Maastricht, (Tratado da União Europeia), entra em vigor em 1993;

43 A UNIÃO EUROPEIA: A União Europeia foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Europeia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Europeia.

44

45 UNIÃO EUROPEIA

46 Novos Membros da UE (2004)

47 UNIÃO EUROPEIA - EVOLUÇÃO

48 Livre circulação de bens, serviços e capital;
União Política e União Monetária e Econômica; Após 2004: 25 países (leste europeu), 2007: 27 países; Em 2013 entra a Croácia (28 países) Moeda única: Euro; Não-membros: Noruega, Islândia e Suíça.

49 Países que não adotaram o euro: Inglaterra, Suécia e Dinamarca (Europa dos 15);
Países da UE que não assinaram a Constituição Europeia: França e Holanda; Países da UE com maior crescimento econômico e menor índice de desemprego: Inglaterra, Suécia e Dinamarca.

50


Carregar ppt "CEI/BALCÃS/EUROPA/BLOCOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google