A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nanopartículas Magnéticas. Magnetismo As observações de fenômenos magnéticos naturais são muito antigas. Os Gregos (VI a.c.) Chineses(antes mesmo dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nanopartículas Magnéticas. Magnetismo As observações de fenômenos magnéticos naturais são muito antigas. Os Gregos (VI a.c.) Chineses(antes mesmo dos."— Transcrição da apresentação:

1 Nanopartículas Magnéticas

2 Magnetismo As observações de fenômenos magnéticos naturais são muito antigas. Os Gregos (VI a.c.) Chineses(antes mesmo dos Gregos) Qual a causa primária responsável pelos fenômenos magnéticos observados na natureza? A resposta é simples: Cargas elétricas em movimento, ou seja, correntes elétricas.

3

4 n = 1/ = a palavra nano vem do grego νάνος, significando anão. anão Ser humano, uma planta ou um animal adulto muito menor que o de tamanho normal [http://www.dicionariodoaurelio.com] Nano

5 O nanomagnetismo é a área de pesquisa em Física que trata das propriedades magnéticas dos objetos na escala nanoscópica e mesoscópica.

6 3D Volume 2D Filmes Finos (Poço Quântico) 1D (Quântico) fio 0D (Quântico) pontos Tipos de Nanoestruturas

7 Pesquisa Básica As propriedades das nanopartículas são distintas das propriedades dos mesmo materiais na forma volumétrica (microns) Efeitos de Superfície e tamanho finito

8 Efeitos: Diminuição da Magnetização de Saturação Ms (NP) = 50% Ms (bulk) Diminuição da Tempertura de Ordem (Néel)

9 Efeito de Exchange Bias Sua descoberta em 1956, por Meiklejohn e Bean

10 (FM) (AFM) Bicamada de Co/CoO H T

11 Aplicações das nanopartículas As áreas em amarelo são as faixas não- magnéticas que separam os bits de informação. A largura destas faixas é de mm. O tamanho dos bits é de 4mm x 0.2mm (1mm = mm) Fluidos magnéticos Gravação Magnética Fluidos contendo nano-ímãs são usados em diversas aplicações: como fluido de freios especiais ou seladores de eixos rotantes; como líquidos resfriadores de cones de alto-falantes; em tintas especiais para paredes e em notas para evitar falsificações.

12 Nanoestratégias em tratamentos medicinais

13 Nano-ímãs de óxido de ferro na tarja magnética de cartões de crédito guardam informações sobre o usuário. Nos bilhetes de metrô, controlam o número de viagens.

14 Como obter essas Nanoestruturas?

15 -Molecular Beam Epitaxy - Litografia - Rotas químicas ( Sol – Gel) - Mecanossíntese - Etc.

16 Como saber se o material é nano?

17 Obrigado !


Carregar ppt "Nanopartículas Magnéticas. Magnetismo As observações de fenômenos magnéticos naturais são muito antigas. Os Gregos (VI a.c.) Chineses(antes mesmo dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google