A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA"— Transcrição da apresentação:

1 INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

2 2 tipos distintos de colonização:
As 13 Colônias 1607: Fundação da colônia de Virgínia, tomada de índios Powhatan. Motivações da colonização: perseguições religiosas, políticas e desemprego provocado pelos cercamentos. Territórios franceses e espanhós nas proximidades. Espanha tinha pouco interesse na região das 13 colônias. 2 tipos distintos de colonização: Norte + Centro = “Colonização de povoamento”: minifundios, policultura, trabalho livre, mercado interno e atividades manufatureiras. Sul = “Colonização de exploração”: latifúndios, monocultura, trabalho escravo e mercado externo. Participação das 13 colônias no comércio triangular = garante desenvolvimento econômico Predomínio do interesse das colônias do Norte e Centro na processo de independência. Estrutura atípica = ideal de “fazer a América”, espírito de autonomia, self-government, influência do mov. Iluminista.

3

4 Além de... Espírito de autonomia política Influência dos ideais iluministas A opressão fiscal da Inglaterra foi um terceiro fato que contribuiu para o processo de independência. É importante lembrar que o império inglês não tinha, inicialmente, intenções de colonizar os EUA (por isso o selfgovernment). Só posteriormente ela percebe o potencial econômico das 13 colônias!!

5 Política de aumento de taxas e impostos:
Mas por que, repentinamente, a Inglaterra ntensifica sua política fiscal? Revolução Industrial (precisa de mercados consumidores, fecha indústrias do centro e do norte). ATENÇÃO: Observe a contradição: a Inglaterra passa a consolidar práticas liberais , enquanto impõe práticas mercantilistas às 13 Colônias 2) Guerra dos 7 anos (1756 – 1763): guerra entre franceses e ingleses por territórios. Inglaterra recebe terras do Canadá, mas sai economicamente fragilizada. Transfere as dívdas da Metrópole > Colônia. ATENÇÃO²: A Guerra dos 7 anos acaba servindo para organizar militarmente os colonos. Além disso, apesar de serem “2 mundos distintos” Norte, Centro e Sul possuem um inimigo em comum e devem se unir contra ele! Política de aumento de taxas e impostos: Ato de Proclamação (1763): proibido acesso aos colonos aos territórios obtidos na guerra. Lei do açúcar: impõe regras não apenas ao açúcar, mas ao rum, melado, café, etc. Lei do Selo e Lei do Aquartelamento (1765): taxa sobre documentos adquiridos na Colônia e a segunda obrigava abrigo aos soldados ingleses. Atos Townshend (1767): Aumento de taxas sobre produtos industrializados (gesto monopolizador)

6 Crescente descontentamento dos colonos e boicote!!
Lei do Chá (1763): Estabelece o monopólio da Cia das Índias Orientais. Americanos se revoltam na chamada “Boston Tea Party” = Autoridade inglesa ameaçada. Leis Intoleráveis ou Coercitivas (1774): Inglaterra exige ressarcimento. Porto de Boston interditado e cidade sitiada por soldados.

7 A GUERRA DE INDEPENDÊNCIA
1º Congresso Continental de Filadélfia (1774): elaboração da Declaração de Direitos. Ainda não havia intenção de rompimento com a Inglaterra, porém, esta não dá resposta positiva. 2º Congresso Continental de Filadélfia (1776): Declaração de Independência por Thomas Jefferson, Benjamin Franklin, Samuel Adams. Documento com forte teor iluminista. George Washington = chefe das tropas. Guerra de Independência (1775 – 1783): apoio da França, Espanha e Holanda aos colonos. A partir de Rendição da Inglaterra!

8 Organização constitucional dos EUA
Tratado de Versalhes (1783): Inglaterra reconhece independência dos EUA. Fixamento de fronteiras. 2 tendências para a Constituição FEDERALISTA: Regime de poder central forte REPUBLICANA: Autonomia dos Estados. Inspiração iluminista: Locke, Montesquieu e Rousseau = Estado republicano, federativo e presidencialista (concilia ambas as tendências!) Direito de voto não se estendia às mulheres, escravos e indígenas. Voto censitário Manutenção da escravidão. IMPORTANTE! Processo de independência dos EUA acabam por servir como exemplo para outras colônias. Modelo de resistência ao colonialismo e soberania “popular”.

9

10 Por fim, um último aspecto importante...
REVOLUÇÃO AMERICANA OU GUERRA DE INDEPENDÊNCIA?


Carregar ppt "INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google