A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS."— Transcrição da apresentação:

1

2 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

3 não freqüenta a escola não alfabetizado média de anos de estudo trabalho pobreza de renda sem acesso à água potável sem acesso a saneamento sem geladeira sem telefone sem computador OS INDICADORES DISPONÍVEIS EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

4 por raça/etnia por renda por escolaridade da mãe por deficiência por gênero por urbano/rural por região e por estado AS DESAGREGAÇÕES DISPONÍVEIS EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

5 FONTES DOS DADOS E DEFINIÇÕES EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS A fonte principal dos dados é uma tabulação especial do Censo Demográfico 2000. Outras fontes são o Ministério da Saúde e a OPAS/OMS. Os dados e as definições dos indicadores e das desagregações estão disponíveis no final do documento distribuído.

6 PROPORÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POBRES*, POR RAÇA/ETNIA - 2000 *Pobres = morando em domicílios com renda familiar per capita de até 1/2 salário mínimo Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

7 PROPORÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POBRES*, POR ANOS DE ESTUDO DA MÃE – 2000 *Pobres = morando em domicílios com renda familiar per capita de até 1/2 salário mínimo Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

8 PROPORÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POBRES*, POR ESTADO – 2000 Tocantins São Paulo Sergipe Santa Catarina Rio Grande do Sul Roraima Rondônia Rio Grande do Norte Rio de Janeiro Paraná Piauí Pernambuco Paraíba Pará Mato Grosso do Sul Minas Gerais Maranhão Goiás Espírito Santo Distrito Federal Ceará Bahia Amapá Amazonas Alagoas Acre % 22,4 - 33,0 33,1 - 43,7 43,8 - 54,4 54,5 - 65,1 65,2 - 75,2 *Pobres = morando em domicílios com renda familiar per capita de até 1/2 salário mínimo Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Brasil: 45%

9 PROPORÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEGUNDO CARACTERÍSTICAS DO DOMICÍLIO, POR URBANO/RURAL - 2000 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

10 PROPORÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS QUE NÃO FREQÜENTAM A PRÉ-ESCOLA, POR RENDA - 2000 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

11 PROPORÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 14 ANOS QUE NÃO FREQÜENTAM A ESCOLA METAS UM MUNDO PARA AS CRIANÇAS Fonte: Versão preliminar da tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

12 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS PROPORÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 14 ANOS QUE NÃO FREQÜENTAM A ESCOLA, POR RAÇA/ETNIA - 2000

13 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 14 ANOS QUE NÃO FREQÜENTAM A ESCOLA, POR DEFICIÊNCIA - 2000 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

14 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS PROPORÇÃO DE CRIANÇAS TRABALHANDO (10 A 15 ANOS DE IDADE), POR RENDA - 2000

15 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR RAÇA/ETNIA - 2000 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

16 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR DEFICIÊNCIA - 2000 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

17 PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR GÊNERO - 2000 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

18 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR RENDA - 2000 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

19 Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). PROPORÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NÃO ALFABETIZADOS, POR ANOS DE ESTUDO DA MÃE - 2000 EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS

20 2 vezes  não freqüentar a escola (7 a 14 anos) 4 vezes  não ser alfabetizadas (12 a 17 anos) Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). O IMPACTO DE TER DEFICIÊNCIA EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Comparativamente às crianças sem deficiência, as crianças com deficiência têm:

21 2 vezes  ser pobres 2 vezes  não freqüentar a escola (7 a 14 anos) 3 vezes  não ser alfabetizadas (7 a 14 anos e 12 a 17 anos) Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). O IMPACTO DE SER NEGRO EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Comparativamente às crianças de cor branca, as crianças de cor preta têm:

22 3 vezes  não freqüentar a escola (7 a 14 anos) 4 vezes  não ser alfabetizadas (12 a 17 anos) 8 vezes  morar em domicílio sem água Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). O IMPACTO DE MORAR NA ÁREA RURAL EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Comparativamente às crianças da área urbana, as crianças da área rural têm:

23 4 vezes  estar trabalhando (10 a 15 anos) 11 vezes  não freqüentar a escola (7 a 14 anos) 23 vezes  não ser alfabetizadas (12 a 17 anos) Fonte: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE). O IMPACTO DA BAIXA ESCOLARIDADE DA MÃE EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Comparativamente às crianças filhas de mãe com alta escolaridade, as crianças filhas de mãe com baixa escolaridade têm:

24 4 vezes  morrer antes de completar 1 ano de idade - AL/RS 8 vezes  não ter registro civil (até 1 ano de idade) Norte/Sudeste 16 vezes  não ser alfabetizadas (12 a 17 anos) - AL/DF 55 vezes  morar em domicílio sem esgotamento sanitário PI/DF Fontes: Estimativas Celso Simões (IBGE) e Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE) O IMPACTO DE MORAR NO NORTE OU NO NORDESTE DO PAÍS EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS Comparativamente às demais crianças do País, as crianças que moram em estados do Norte ou do Nordeste têm:

25 3 vezes  morrer antes de completar 5 anos de idade 21 vezes  não ser alfabetizadas (12 a 17 anos) 30 vezes  morar em domicílio sem água 68 vezes  morar em domicílio sem geladeira ou freezer Fontes: Tabulação especial sobre eqüidade da Amostra do Censo Demográfico 2000 (IBGE) e O IMPACTO DA POBREZA* EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS *Pobres = 1 o quinto de renda familiar per capita; Ricos = 5 o quinto de renda familiar per capita Mortalidade de menores de 5 anos: estimativa Celso Simões (IBGE), 1995/1999 Comparativamente às crianças ricas, as crianças pobres têm:


Carregar ppt "EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google