A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 1 Introdução a Programação Engenharia de Petróleo / Química / Produção Programação I Prof. Otacílio José Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 1 Introdução a Programação Engenharia de Petróleo / Química / Produção Programação I Prof. Otacílio José Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 1 Introdução a Programação Engenharia de Petróleo / Química / Produção Programação I Prof. Otacílio José Pereira

2 Contexto na Disciplina 1 – Introdução a Programação 2 – Elementos de Programação: Elementos Básicos 3 – Elementos de Programação: Estrutura de Controle 4 – Tipos e Estruturas de Dados 5 – Modularização

3 Reflexões Preliminares –Como era a computação antigamente? –Em que cenários a computação é aplicada atualmente? –Quais partes compõem uma solução informatizada? –Qual a importância dos programas de computador? –Como um programa é construído?

4 Roteiro Evolução da Informática Cenários de Aplicação da TI Componentes da Tecnologia de Informação (TI) Conceitos de Programação Fases na construção de algoritmos Exemplos de Programas

5 Evolução da Informática Como você imagina que era o uso de computador por volta de 1940 à 1960? –Fisicamente Extremamente grandes ENIAC: 27 toneladas / 5,5 x 24,5 metros –Processamento 300 multiplicações por segundo Em geral, não existia programação ou reprogramação, a criação da solução estava em criar o hardware Em 1957 é que surge a primeira programação com chaves e cabos em painel –Tipos de problemas Sobretudo cálculos matemáticos e científicos Forte uso em ambientes acadêmicos

6 Evolução da Informática Os computadores com o tempo se tornaram: –Mais compactos –Mais poderosos em termos de processamento –A entrada e saída de dados ficou mais facilitada –Ganharam outras aplicações Continuaram os cálculos matemáticos Planilhas eletrônicas Processamento de dados, por exemplo, folha de pagamento Processamento de texto Facilidade de programação para a criação de soluções para tipos mais variados de problemas –O hardware passa a ser de caráter geral, o esforço está na criação do software

7 Cenários de Aplicação De maneira simplificada, o motivo da utilização de computadores é a resolução de problemas de maneira mais rápida e eficiente Atualmente, em quais cenários percebemos a aplicação do computador no dia a dia? –Quais tipos de problemas são enquadrados nestes cenários? –Quais tipos de problemas não são bem resolvidos por computador?

8 Componentes de solução de TI Tecnologia de Informação (TI) –A tecnologia de informação é qualquer tecnologia que seja aplicada à coleta, geração, armazenamento, análise, manipulação e distribuição da informação. Os componentes da TI dividem-se em quatro partes: –Hardware –Software –Banco de Dados –Telecomunicações

9 Componentes de solução de TI De maneira mais informal, observando um cenário de aplicação da TI, podemos encontrar os seguintes componentes –Usuários –Programas Cliente –Redes –Servidores –Bancos de Dados –Hardware

10 Componentes de solução de TI Hardware versus Software –Comentar sobre hardware e software Hardware:partes físicas que compõem o computador Software: partes lógicas instaladas no computador O hardware tem sido padronizado, de maneira que a criação de soluções tem se concentrado nos programas –Brincadeira Software é o que você esbraveja, Hardware é o que você chuta

11 Conceitos de Programação Sistema automatizado –Conjunto de processos envolvendo TI, pessoas e atividades para atingir um determinado objetivo Exemplo: Informatizar uma loja Software –Dispositivo instalado em um computador composto de programa, estruturas de dados e documentação Exemplo: o software instalado na loja informatizada Programa –Conjunto de instruções em uma sequência lógica, que quando executadas por um computador geram um resultado esperado Na verdade, apesar dos comentários associados a cada um, os termos acima são comumente empregados para denotar algo que é instalado no computador para uma certa finalidade.

12 Conceitos de Programação Questão –O esquema de TI e os termos anteriores servem para nos orientar para o nosso foco, a criação de programas –Dentro de nossa figura de soluções de TI, percebemos que: As soluções são basicamente baseadas em programas (software) Executados em máquinas clientes ou servidores (hardware) As informações destes programas em geral são armazenadas em bancos de dados E a comunicação entre as máquinas envolvidas em uma solução se dá pelas tecnologias de redes de computadores

13 Conceitos de Programação Enfatizando agora os programas, os seguintes elementos devem ser compreendidos –Instruções Cada passo que é especificado como tarefa para o computador é considerada uma instrução É a informação que indica a um computador uma ação elementar a executar –Algoritmo Para resolver um problema, é necessário um conjunto de instruções colocadas em uma ordem sequencial lógica Este conjunto organizado das instruções é o algoritmo –Lógica de Programação É a técnica de encadear pensamentos para se atingir um determinado objetivo através de um programa Palavra chave: como encadear o pensamento, aí está a lógica –Estrutura de Dados São as informações usadas por um programa na solução do problema Por exemplo, para somar dois números, os números são em si os dados Para processar uma folha de pagamento, os dados do funcionário são necessários –Programa O algoritmo pode ser descrito de várias formas Para que ele seja executado por um computador, ele deve ser traduzido para uma linguagem de programação para então virar um programa compreendido pelo computador Programa = Algoritmos + Estrutura de Dados

14 Conceitos de Programação Exemplo 1 – Receita de bolo –Imagine que você precisa fazer um bolo –Que ingredientes você empregaria? –Como você faria o bolo? Neste cenário, o que representaria: –Instruções –Algoritmo –Lógica –Dados –Programa

15 Conceitos de Programação Exemplo 1 – Problema simples de física –Imagine que você precise resolver o seguinte problema Você precisa sair de Vitória às 6:00 e chegar em São Mateus às 9:00 da manhã. Sabendo que de Vitória a São Mateus são 240Km e que o carro faz 12Km com um litro Qual a velocidade média a ser adotada? Com quantos litros devemos abastecer o carro? Neste cenário, o que representaria –Instruções –Algoritmo –Lógica –Dados –Programa

16 Fases na Construção de Programas Até então comentamos: –Sobre o uso da TI na solução de problemas –Dentro da TI, um dos elementos são os programas –Os programas envolvem algoritmos, lógica, dados e outros Mas como construir programas? –Perceba que este é o foco desta disciplina Dado um problema Encontrar um algoritmo que o resolva Implementá-lo em um computador para solução

17 Fases na Construção de Programas Podemos generalizar e considerar a construção de algoritmos como resolver problemas só que de maneira algorítmica ou computadorizada É importante perceber que para resolver problemas, é importante passar por algumas fases –Compreensão do problema –Estabelecer um plano de resolução –Executar o plano de resolução –Verificar o resultado

18 Compreensão Envolve em geral –Caracterizar o problema –Identificar seus fatores e variáveis de entrada –Identificar o que se quer como resultado ao problema –Identificar a natureza do problema e problemas similiares

19 Especificação Envolve em geral –Parar para pensar / Usar de criatividade e imaginação –Encontrar alternativas para solução e refiná-las –Quais sugestões e fontes de referência podem ser empregadas? –Começar do zero ou se inspirar em alguma prévia? –Não necessariamente precisa ser o código fonte, este nível é mais alto, na estratégia de solução do problema –Escolher qual alternativa empregar, em geral relacionada ao custo/eficiência

20 Realização Envolve em geral –Quais atividades desempenhar? –Realizar as atividades, implementar as coisas conforme a especificação –Executar o que foi pensado e planejado para a solução –Armazenar e manipular as informações –Corrigir desvios no plano

21 Avaliação Envolve em geral: –Avaliar as informações geradas –Validar a solução do problema –Identificar erros e refinar o problema e a solução

22 Pontos importantes Atenção –As etapas não precisam ser necessariamente sequenciais –elas podem ser cíclicas e proporcionar um refinamento sucessivo do problema e da solução É interessante observar que o uso desta metodologia é amplo –Não foca só programação e algoritmos. –Outras áreas: Engenharia de Software Cotidiano (questões financeiras – orçamento financeiro) Construção de uma casa

23 Construção de Algoritmos Quais ingredientes necessários para construir algoritmos? Para colocar ordem no pensamento e conquistar a habilidade de construir algoritmos é importante ter: –Organização Encontrar um roteiro, esquematizar idéias –Criatividade Buscar e encontrar idéias de como resolver (Insights) –Perseverança As vezes é difícil portanto deve-se persistir –Padronização Na especificação da solução, deve-se seguir algumas regras –Otimização Muitas vezes existem várias soluções, daí sempre pensar em alternativas e em qual melhor se adequa

24 Construção de Algoritmos Retomando nossos exemplos –Exemplo 1 : Receita de bolo –Exemplo 2 : Cálculo de física Como especificamos a solução? –Escrevendo frases organizadas –Isso já é um passo para o que chamamos de pseudo-código –Pseudo: falso –Código: algo compreendido pelo computador

25 Construção de Algoritmos Estrutura de um algoritmo Algoritmo // Declarações Início // Seção de ações Fim

26 Construção de Algoritmos Operações comuns ao se estruturar um algoritmo –Leitura e escrita de dados –Atribuições –Operadores –Determinar o sequenciamento Sequência simples Estruturas condicionais (SE) Estruturas de repetição (ENQUANTO, PARA)

27 Construção de Algoritmos Imaginando um algoritmo para troca de lâmpadas Algoritmo... Início Ligar interruptor SE a lâmpada não acenderENTÃO - Pegar escada - Posicionar a escada embaixo da lâmpada - Buscar uma lâmpada nova - Subir na escada - Retirar lâmpada velha do bocal - Colocar lâmpada nova no bocal - ENQUANTO a lâmpada não acender FAÇA Retirar lâmpada do bocal Colocar outra lâmpada no bocal Fim

28 Para saber mais! Leituras Recomendadas GUIMARÃES, A. M.; LAGES, N. A. C. Algoritmos Estruturados. LTC, Rio de Janeiro, –Capítulo 1 – Introdução o conceito de algoritmo e programação estruturada FARRER, Harry et al. Algoritmos Estruturados. 2 ed. Ed Guanabara, Rio de Janeiro, –Capítulo 0 – Introdução a Ciência de Computação Exercícios –Resolver exercícios da primeira lista

29 Revisão Pontos chaves –Quais cenários de aplicação e quais os elementos de uma solução de TI? –Por que aplicar TI na solução dos cenários? –O que são programas e quais seus componentes? –Quais as etapas para a solução de problemas, dentre eles, a solução de problemas por meio de programas? –Como organizar o pensamento para encontrar uma sequência de instruções para resolver um problema?


Carregar ppt "Unidade 1 Introdução a Programação Engenharia de Petróleo / Química / Produção Programação I Prof. Otacílio José Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google