A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Citações Referências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Citações Referências."— Transcrição da apresentação:

1 Citações Referências

2 Citações Há duas formas de se fazer uma citação: Citação indireta,
Citação direta ou textual, Citação de citação

3 Citação indireta ou livre
Citação na qual expressamos o pensamento de outra pessoa contido num parágrafo, no texto com nossas próprias palavras. Devemos indicar o nome do autor e o ano em: Letras minúsculas - se estiver no corpo do texto; Segundo Santos (1999) para caracterizar uma água, são determinados diversos parâmetros Letras maiúsculas – se estiver dentro de parênteses com ano de publicação. Para caracterizar uma água, são determinados diversos parâmetros (SANTOS, 1999).

4 Só se indica a página quando for possível sua identificação, já que o texto pode ser o resumo de uma obra inteira, de um capítulo... Vimos que, para utilizar esta técnica, Guimarães estabeleceu que: “Os sólidos sedimentáveis se sedimentam após um período t de repouso da amostra” (2004, p. 45) e, não se pode alterar, caso contrário os resultados serão modificados.

5 Se o autor possuir outras obras, elas são diferenciadas pela data de publicação.
Havendo mais de uma obra no mesmo ano, acrescentamos uma letra após a data. São hermafroditas, com a abertura genital masculina localizada na base do tentáculo inferior direito e o poro genital feminino, na metade longitudinal do hiponoto direito (THOMÉ, 1993a). O ânus localiza-se na extremidade posterior, sob o manto (THOMÉ, 1993b).

6 As citações indiretas de autores diferentes, de obras diversas, que forem mencionados simultaneamente, devem ser separados por ponto e vírgula, apresentados em ordem alfabética. A contaminação por tóxicos é avaliada considerando-se os seguintes componentes: amônia, arsênio, bário, cádmio, chumbo, cianetos, cobre, cromo hexavalente, índice de fenóis, mercúrio, nitritos e zinco (FAGUNDES, 2003; RIBEIRO; SOARES, 2009; SILVA, 2001)

7 Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplos: (BARBOSA, C., 1958) (BARBOSA, Cássio, 1965) (BARBOSA, O., 1959) (BARBOSA, Celso, 1965) Citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, tem suas datas separadas por vírgula. (DREYFUUS, 1989, 1991, 1995) (CRUZ; COSTA; COSTA, 1998, 1999, 2000)

8 Citação direta ou textual (transcrição)
Aquela que se transcreve exatamente as palavras do autor citado. Podem ser breves ou longas. Breves quando não ultrapassam 3 linhas. Tamanho da fonte mesma do texto. Longas com mais de 3 linhas devem receber um destaque especial, com recuo diferente do texto. Não devem ter aspas e a fonte deve ser menor (sugestão tamanho 10) e espaçamento simples entre linhas. Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas (LIMA, 2001, p. 27).

9 Há uma certa dificuldade na identificação das espécies de peixes, mas pode-se utilizar os caracteres descritos por Santos: Composição taxonômica da ictiofauna e contribuição, em termos de número de indivíduos e biomassa, de cada espécie para a ictiofauna local como um todo; documentação fotográfica de espécimes representativos de cada espécie coletada com sua coloração natural (2010, p. 19). Havendo uma supressão de trechos dentro do texto , faz-se a indicação com reticências entre colchetes [...] Composição taxonômica da ictiofauna e contribuição, em termos de número de indivíduos e biomassa, de cada espécie para a ictiofauna local como um todo; documentação fotográfica de [...] de cada espécie coletada com sua coloração natural (SANTOS, 2010, p. 19).

10 Quando o texto citado for composto por informações orais obtidas em palestras, debates, comunicações e outras, deve-se colocar entre parênteses a observação informação verbal ou comunicação pessoal, relacionando- se os dados disponíveis em nota de rodapé. Eichenberg constatou que, na costa do Rio Grande do Sul, especialmente no litoral norte, há presença de coliformes fecais abundante (informação pessoal). Essa presença tem causado sérios prejuízos para a população. Em conversa informal com os ribeirinhos em 12 maio 2011

11 Quando faz citação de um polígrafo ou materiais avulsos, faz-se a indicação do nome do autor , quando for possível sua identificação, acrescentando a observação polígrafo, material de propaganda e outros. Na costa do Rio Grande do Sul, especialmente no litoral norte, há presença de coliformes fecais abundante . Essa presença tem causado sérios prejuízos para a população (KNAPP, Polígrafo de Biologia, 30 set 1999). Procede-se da mesma forma em relação a data. Indica- se, se houver, caso contrário, registra-se s.d (sem data). Na costa do Rio Grande do Sul, especialmente no litoral norte, há presença de coliformes fecais abundante . Essa presença tem causado sérios prejuízos para a população (KNAPP, Polígrafo de Biologia, s.d).

12 Sem autor explícito: Inicia-se a referência pela 1ª palavra do título seguida de reticências, data, página, separada por vírgulas e entre parênteses. Anfíbios são animais de pele fina e úmida. Não são capazes de manter a temperatura corporal constante, são chamados animais de sangue frio ou pecilotérmicos (MANUAL..., 2002, p. 17).

13 Citação de citação Citação de alguma passagem já citada em outra obra, deve-se indicar o sobrenome do autor da passagem seguido de apud (segundo, conforme, de acordo com) e o sobrenome do autor que fez a citação e desse faz- se a citação completa. Segundo Fontana (apud OLIVEIRA, 2005, p. 34) os répteis estão no período reprodutivo. Os répteis estão no período reprodutivo (FONTANA apud OLIVEIRA, 2005, p. 34) Temos palavras de Fontana foram citadas por Oliveira e trazidas para o texto.

14 Ilustrações Figuras (desenhos, esquemas, fluxograma, fotos, gráficos, mapas, quadros) – identificação pode ser feita na parte inferior, de maneira breve e explicativa (Figura 1). Figura 1: Espécies de peixes coletadas nos pontos A, B, C

15 Quando a pesquisa só possuir quadros pode-se designar “Quadro” no lugar de “Figura”.
Quadro 1: Número de indivíduos bioindicadores de três grupos coletados nos pontos A, B Bioindicadores Ponto A Ponto B Aves 23 25 Abelhas 290 600 Formigas 1000 1600

16 Tabelas – se a extensão da tabela for superior a página, pode-se continuar na página seguinte e repete-se todas as informações (Tabela 1). Tabela 1: Famílias, espécies e frequencia de ocorrência (FO%) avifauna de Cerro Largo-RS. Nome comum Espécie Família FO% Pé vermelho Amazonetta brasiliensis Anatidae 40% Gavião-Carijó Rupornis magnirostris Accipitridae 13% Gavião-peneira Elanus leucurus 6% João-de-barro Furnarius rufus Furnariinae 50% Corruíra Troglodytes musculus Troglodytidae 63%


Carregar ppt "Citações Referências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google