A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O LIVRO DOS JUÍZES! A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL. GNERALIDADES NO LIVRO AUTORIA CONSIDERADA DESCONHECIDA; TALVEZ SAMUEL TENHA SIDO AUTOR, NARRA A HISTÓRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O LIVRO DOS JUÍZES! A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL. GNERALIDADES NO LIVRO AUTORIA CONSIDERADA DESCONHECIDA; TALVEZ SAMUEL TENHA SIDO AUTOR, NARRA A HISTÓRIA."— Transcrição da apresentação:

1 O LIVRO DOS JUÍZES! A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL

2 GNERALIDADES NO LIVRO AUTORIA CONSIDERADA DESCONHECIDA; TALVEZ SAMUEL TENHA SIDO AUTOR, NARRA A HISTÓRIA DE 14 JUIZES EM ISRAEL, DA CONQUISTA DE JOSUÉ ATÉ O TEMPO DA MAGISTRATURA DE SAMUEL, REVELA A INCLINAÇÃO DO POVO DE ISRAEL EM CORAÇÃO IGUAL AO DE POVOS PAGÃOS, AFASTANDO-SE EM VÁRIAS SITUAÇÕES DO SENHOR! POSSUE DOIS SUPOSTOS INÍCIOS = 1:1 E 2:6, ISRAEL ESTAVA INSEGURO E DESORGANIZADO COMO NAÇÃO, AS INCLINAÇÕES A QUESTÕES PAGÃS ERAM CONSTANTES, DAÍ A FRASE PRESENTE NO LIVRO: FIZERAM O QUE ERA MAU AOS OLHOS DO SENHOR (OU PERANTE O Senhor!

3 Curiosidades no livro: NAQUELES DIAS NÃO HAVIA REI EM ISRAEL! 17:6, 18:1, 19:1 E 21:25. FRASE QUE EXPRESSA UMA DEPENDÊNCIA AINDA HUMANA; HÁ UMA PARÁBOLA EM 9: 8 A 15, TALVEZ A MAIS ANTIGA DE TODAS; UM DOS MAIS NOTÁVEIS HINOS DE GUERRA JÁ EXISTENTES – CAP. 5; UMA MULHER NA MAGISTRATURA DE ISRAEL – A PRIMEIRA, CAP. 4 (ALGUNS CREEM QUE ERA VIÚVA); REVELA: ANARQUIA (17 A 21); DESVIOS E RESULTADOS DESTES (2:6 A 16) E DEPENDENCIA DIVINA (1 A 2:5); 7 APOSTASIAS, 7 SERVIDÕES, 7 CLAMORES, 7 LIVRAMENTOS!

4 CONTINUAÇÃO: OS JUIZES SURGIAM QUANDO A OCASIÃO REQUERIA E FORAM HOMENS DAS TRIBOS SOBRE OS QUAIS DUS COLOCOU UM FARDO DE UM ISRAEL APÓSTATA E OPRIMIDO; ALÉM DE FUNÇÕES JUDICIAIS, ORIENTAVAM EXÉRCITOS E DITAVAM NORMAS À NAÇÃO; TALVEZ ASSIM FOSSEM CONHECIDOS COMO LIBERTADORES OU SALVADORES DO POVO; ALGUNS AUTORES ACEITAM A PALAVRA CHAVE PARA O LIVRO – CONFUSÃO (17:6), CADA QUAL FAZIA AQUILO QUE ENTENDIA SER O CORRETO, RESULTADO = CONFUSÃO! NUM SENTIDO OCULTO, MOSTRA A NECESSIDADE DE ISRAEL OLHAR PARA A PERSPECTIVA FUTURA DE UM MESSIAS LIBERTADOR QUE HAVERIA DE SE MANIFESTAR ENTRE ELES!

5 PROBLEMAS DA ÉPOCA! POLITICOS, O ISOLAMENTO DAS TRIBOS, O GOVERNO TRIBAL GERAVA FALTA DE UNIDADE NACIONAL E ENFRAQUECIA A NAÇÃO NAS GUERRAS CONTRA OS CANANITAS; SOCIAIS, ADOÇÃO DE HÁBITOS DE VIDA DOS CANANITAS, CASAMENTOS MISTOS, ETC... RELIGIOSOS, O CULTO A BAAL GERAVA SATISFAÇÃO DE PARTE DO POVO, DESEJOS ERAM ATENDIDOS ENQUANTO EM ISRAEL A RELIGIÃO EXIGIA PUREZA ABSOLUTA; GERAIS - NAÇÕES HOSTIS DE CERTA FORMA CERCARAM A ISRAEL, ISTO AMEAÇOU A CONDIÇÃO DO POVO DO SENHOR!

6 OS PERSONAGENS NO LIVRO! SANSÃO – 13 A 16, A FORÇA DO NAZIREU DE DUS! DÉBORA – 4:4 A 5 (COM BARAQUE); GIDEÃO – 6:11 A 8; OTNIEL, EUDE, BARAQUE, ABIMELEQUE, TOLA, JAIR, JEFTÁ, ELON, ABDOM, OUTROS NOMES QUE JULGARAM ISRAEL! OBS – SACERDOTE IDÓLATRA (18:30) ERA NETO DE QUEM? LIÇÕES PRÁTICAS PARA A IGREJA: CONFUSÃO, MISTURA, PRÁTICAS ESTRANHAS, MUNDANISMO, GOVERNO HUMANO, MORAL ABATIDA OU DUVIDOSA, ENVOLVIMENTO POLITICO DA IGREJA E OUTROS...


Carregar ppt "O LIVRO DOS JUÍZES! A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL. GNERALIDADES NO LIVRO AUTORIA CONSIDERADA DESCONHECIDA; TALVEZ SAMUEL TENHA SIDO AUTOR, NARRA A HISTÓRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google