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Sistema de Gerenciamento de Oficinas

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Apresentação em tema: "Sistema de Gerenciamento de Oficinas"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gerenciamento de Oficinas
SGO Sistema de Gerenciamento de Oficinas

2 A equipe Adriano de Moura Galvão (amg3)
José Filipe Neto Parra Rocha Gonçalves (jfnprg) Pedro Fernandes Dallegrave (pfd2)

3 Roteiro Motivação Objetivos Processo de Desenvolvimento
Plano de Projeto Requisitos Arquitetura e Modelagem Plano e Projeto de Testes Ferramentas utilizadas Demonstração da aplicação Nesta apresentação falarei brevemente de todas as etapas do ciclo de produção do nosso software, mencionando peculiaridades de cada fase, bem como artefatos de entrada/saida. Ferramentas utilizadas e os resultados do processo

4 Motivação Praticar os conhecimentos teóricos vistos nas aulas
Vivenciar o ambiente de execução de um projeto de software baseado no RUP Importância de: documentação do projeto Comunicação entre membros da equipe Gerência de riscos Plano e projeto de testes A principal motivação para a realização deste projeto provem do fato. de grande parte dos conceitos vistos na disciplina de engenharia de software terem um cunho pratico, sendo assim de extrema importância, até mesmo, fundamental o exercício destes conceitos, para que o aprendizado se dê por completo

5 Objetivos Criação de um sistema para gerenciamento de oficinas mecânicas Facilitar e agilizar os procedimentos realizados na administração da oficina Controle de clientes, fornecedores, funcionários, peças, ordens de serviço.

6 Plano de Projeto Definição do escopo do projeto Planejamento
Recurso Riscos Custos Criação do cronograma Para a criação do projeto nos escolhemos o modelo DE PROCESSO RUP. E após a definição do tema do projeto, precisamos planejar o mesmo Estimando custos e prazos, alocando recursos humanos e de infra-estrutura, identificando riscos e outras adversidades que por ventura possam interferir no ciclo do processo. Para isso é estabelecido o plano de projeto, sendo o primeiro artefato gerado no desenvolvimento do nosso sistema

7 Requisitos Documentação Criação dos Casos de Uso
ID Descrição Prioridade RF001 Efetuar Login Essencial RF002 Cadastrar Usuário RF003 Alterar Senha Importante RF004 Remover Usuário RF005 Cadastrar Cliente RF006 Remover Cliente RF007 Alterar Cliente RF008 Consultar Cliente RF009 Cadastrar Veículo RF010 Remover Veículo RF011 Alterar Veículo RF012 Consultar Veículo RF013 Cadastrar Ordem de Serviço RF014 Remover Ordem de Serviço RF015 Alterar Ordem de Serviço RF016 Consultar Ordem de Serviço RF017 Cadastrar Funcionário RF018 Remover Funcionário RF019 Alterar Funcionário RF020 Consultar Funcionário RF021 Cadastrar Peça RF022 Remover Peça RF023 Alterar Peça RF024 Consultar Peça RF025 Cadastrar Fornecedor RF026 Remover Fornecedor RF027 Alterar Fornecedor RF028 Consultar Fornecedor RF029 Listar Funcionários RF030 Listar Ordens de Serviço RF031 Listar Ordens de Serviço por status RF032 Listar Clientes Desejável RF033 Listar Fornecedores RF034 Listar Peças RF035 Listar Peças por categoria/modelo RF036 Listar Veículos por marca/modelo RF037 Listar Veículos por Cliente Técnicas utilizadas na elicitação de requisitos Brainstorming Workshop de Requisitos Documentação Requisitos Funcionais Requisitos Não-Funcionais Criação dos Casos de Uso Documentação Nos requisitos foram definidos os requisitos funcionais, ou seja, aqueles que serão as funcionalidades que o sistema deverá possuir, como: - Efectuar Login, Cadastrar Usuário, Alterar Senha, Remover Usuário, Cadastrar Cliente, Remover Cliente, Alterar - Cliente, Consultar Cliente, Listar Funcionários, Listar Ordens de Serviços por Status, Listar Peças por Categoria/Modelo, Listar Veículos por Categoria/Marca e Listar Veículos por Cliente. Os requisitos não-funcionais são as restrições do sistema nas áreas de segurança, performance, usabilidade e outras. Ex: Para qualquer ação realizada, o usuário tem que estar devidamente logado. Os clientes não terão acesso ao sistema, o acesso ficará restrito ao gerente e aos funcionários.

8 Casos de Uso Implementados
Efetuar Login Cadastrar Usuário Alterar Senha Remover Usuário Cadastrar Cliente Remover Cliente Alterar Cliente Consultar Cliente Listar Funcionários Documentação Nos requisitos foram definidos os requisitos funcionais, ou seja, aqueles que serão as funcionalidades que o sistema deverá possuir, como: - Efectuar Login, Cadastrar Usuário, Alterar Senha, Remover Usuário, Cadastrar Cliente, Remover Cliente, Alterar - Cliente, Consultar Cliente, Listar Funcionários, Listar Ordens de Serviços por Status, Listar Peças por Categoria/Modelo, Listar Veículos por Categoria/Marca e Listar Veículos por Cliente. Os requisitos não-funcionais são as restrições do sistema nas áreas de segurança, performance, usabilidade e outras. Ex: Para qualquer ação realizada, o usuário tem que estar devidamente logado. Os clientes não terão acesso ao sistema, o acesso ficará restrito ao gerente e aos funcionários.

9 Arquitetura e Modelagem
A arquitetura em camadas GUI Fachada Controle e Negócios Repositório (Falar um pouco de cada uma das camadas.)

10 Arquitetura e Modelagem
Baseada em Casos de Uso A modelagem é baseada nos casos de uso, segundo as normas do RUP.

11 Arquitetura e Modelagem
A modelagem é baseada nos casos de uso, segundo as normas do RUP.

12 Tipos e Estratégias de Testes
Teste do Banco de Dados Teste de Segurança e de Controle de Acesso Teste Funcional Teste da Interface do Usuário Teste da Performance Teste de Volume Verificar se é interessante falar sobre isso e o quê Adiciona nessas anotações o que falar, se for o caso

13 Ferramentas Utilizadas
Microsoft Office 2007 Microsoft Office Project Jude MySQL Eclipse Java Word para gerar os documentos. Project para criar o cronograma. Jude para definir os casos de uso, os diagramas de sequência e os diagramas de classe. MySQL para criar o BD. Eclipse para criar a GUI. NEtBeans e Java para implementar o software e realizar os testes.

14 A aplicação Agora a nossa aplicação...


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