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BREW Felipe Ingletto Victoreti Humberto Vargas Gomes Professor: Cláudio Geyer 05 de Abril de 2006 CMP167 Programação com Objetos Distribuídos.

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1 BREW Felipe Ingletto Victoreti Humberto Vargas Gomes Professor: Cláudio Geyer 05 de Abril de 2006 CMP167 Programação com Objetos Distribuídos

2 BREW BREW: Binary Runtime Environment for Wireless, lançado em Jan 2001. Utilizado para mensagens instantâneas, navegação, e-mail, fotos, vídeos, notícias, jogos e aplicativos de escritório sincronizados para serem levados em celulares. Idéia de conectar mercado de comunicação móvel com opções de produtos e serviços dedicados. Mínimo de investimento.

3 1. Visão Geral Qualcomm, pioneira do CDMA em 1989. Serve para o desenvolvimento de aplicativos apenas em dispositivos de comunicação móvel. Plataforma baseada em C++ (nativa). Linguagens de desenvolvimento: C/C++, Java, XML, Flash.

4 2 Arquitetura Brew - AEE acessa ASIC (CI), AEE disponibiliza interface. Pode ser estendido com inserção de demais módulos.

5 MSM7600 * Supports CDMA2000, WCDMA/HSDPA and EGPRS networks * Integrated ARM11™ applications processor and ARM9™ modem * QDSP4000™ and QDSP5000™ high-performance digital signal processors (DSP) * 400 MHz ARM11 Jazelle™ Java® hardware acceleration * Support for BREW® and Java applications * Qcamera™: Up to 6.0 megapixel digital images * Qtv™: Playback at 30 fps VGA * Qcamcorder™: Record at 30 fps VGA * Q3Dimension™: Up to 4 million triangles per second, and 133 million depth- tested, textured 3D pixels per second fill rate * gpsOne® position-location assisted-GPS (A-GPS) solution * Support for Linux® and other third-party operating systems * Digital audio support for MP3, aacPlus™ and Enhanced aacPlus * Integrated Mobile Digital Display Interface (MDDI), Bluetooth® 1.2 baseband processor and WiFi support

6 3 Desenvolvimento SDK - Software Development Kit : –Ferramentas de desenvolvimento e de debugging; –Aplicações de exemplo com o código-fonte; –Materiais de referência; –Emulador. Março 2003 Qualcomm anunciou suporte a Java. Portanto incorporou o suporte J2ME a API do BREW.

7 3 Desenvolvimento Suporte a APIs OpenGL ES, APIs do WX Engine (desenvolvido pela Qualcomm), que provê recursos para facilitar o desenvolvimento de jogos, acesso às APIs OEM – Original Equipment Manufacturers e ainda o suporte a extensões, onde entra então a compatibilidade com J2ME. O cliente Brew pode atuar como uma plataforma estendida para outros ambientes (Java por exemplo). Para aplicações Brew é necessário Brew AEE – Application Execution Environment carregado no dispositivo.

8 3 Desenvolvimento Qualcomm volta-se para o desenvolvedor ter facilidades na entrega e na venda de aplicações. Para a aplicação passar por um processo de testes, é submetida a Qualcomm para validação. Em troca se sua aplicação passar nos testes a Qualcomm passa um número identificador para seu software e o certifica como uma verdadeira aplicação Brew – True Brew application. Então poderá oferecer aplicação para as empresas de telecomunicação através do identificador.

9 3 Desenvolvimento de uma applet

10 BREW application Wizard Nada mais do que um add-in no Microsoft Visual Studio 6.0 / Visual Studio.NET, que possibilita a criação de uma aplicação BREW. O assistente deve ser informado com o tipo de suporte que será necessário à nova aplicação (quais interfaces adicionar): - Arquivos - Rede - Banco de dados - SMS - Som

11 BREW application Wizard Como resultado do BREW application Wizard, são gerados os arquivos de projeto para a aplicação (Visual Studio 6.0), códigos fonte e arquivos header para um esqueleto do que será a nova applet. Interfaces para as APIs utilizadas 32 bits ID da classe

12 Estrutura Applet Qualquer objeto utilizado durante o tempo de vida da aplicação deve ser colocado dentro da estrutura applet. Como variáveis globais ou estáticas não são permitidas no BREW, a estrutura applet é um meio para se obter um comportamento similar.

13 Funções mínimas 1 2 3 1 2 3 Trata eventos (início, término da aplicação, aplicação suspendida, retomada, chegada de mensagem SMS, tecla pressionada) Alocação (criação de objetos) e liberação (destruição de objetos) utilizados pela applet Criação da instância da applet

14 Algumas APIs Localização: IPOSDET Segurança: IHASH, suporta algoritmos MD5, MD2 e SHA1 (Secure Hash Algorithm) IRSA: acesso ao algoritmo de criptografia com chave pública RSA SMS: ITAPI (serviços para a camada de telefonia) Web Services: ISOCKET, IWEB, ISSL, IHTMLVIEWER

15 IPOSDET - API localização Serviços para determinação de posição Baseada no BREW GPSONE, um sistema híbrido de posicionamento que utiliza o conjunto de satélites do GPS tradicional com a triangulação das estações radiobase da rede de telefonia. Três modos de operação são disponíveis: Mobile Station-Assisted (MS-Assisted): utiliza informação de triangulação e de GPS para calcular a posição (único modo híbrido) Mobile Station-Based (MS-Based): utiliza apenas triangulação Standalone or Autonomous mode: utiliza apenas informação de GPS

16 Obter a localização é um processo de 2 passos: - configurar o sistema GPSONE (ou utilizar default) int IPOSDET_SetGPSConfig(..); Na configuração são indicados, entre outros parâmetros: - modo de operação - número de solicitações - intervalo estimado entre solicitações - otimização (velocidade de resposta, exatidão) IPOSDET - API localização

17 - solicitar a localização: int IPOSDET_GetGPSInfo(..) Retorna informação por GPS, utilizando o modo de operação selecionado Retorna, entre outros parâmetros: - horário - latitude, longitude, altitude, velocidade horizontal, velocidade vertical int IPOSDET_GetSectorInfo(..) Retorna informação baseada em setores. São retornados, entre outros parâmetros: - identificação da rede, do sistema, da estação radio-base - latitude e longitude da estação rádio-base IPOSDET - API localização

18 IPOSDET: aplicativos baseados em localização com BREW comerciais Vivo Localiza, Vivo Aqui Perto IPOSDET - API localização

19 Solução Completa Solução Brew completa inclui o BREW SDK, o software cliente Brew e ferramentas de portagem para fabricantes de dispositivos, e o BDS, que é controlado e gerenciado pelas operadoras, permitindo-lhes obter aplicativos dos desenvolvedores, comercializá-los e coordenar os processos de faturamento e pagamento. Ambiente de desenvolvimento: Microsoft Visual Studio /.Net

20 Caracteristicas Brew é muitas vezes menor do que outras plataformas de aplicativos. Uma extensão de VM pode ser menor que uma VM que seja integrada a um aparelho telefônico nativamente. Fica diretamente sobre o software de sistema do chip, permitindo: –aplicativos nativos C/C++ rápidos e fácil integração de navegadores –MV Java e extensões como mecanismos de jogos 3D, –analisadores XML –players de vídeo

21 6 Ambiente aberto Especificações são públicas (produtos suplementares). É extensível por terceiros, Qualcomm assegura que as estensões estejam publicadas e disponibilizadas. Através do BDS (Brew Delivery System) as operadoras gerenciam (distribuição/preços) dos aplicativos por conta própria, ou deixam a cargo da QUALCOMM gerenciar a distribuição de aplicativos e negociar os termos de preços. O BREW permite que fabricantes de aparelhos telefônicos desenvolvam livremente extensões e interfaces com o usuário próprias sobre o BREW (diferenciação). Ajuda a viabilizar a importação e exportação de aplicativos entre todas as regiões do mundo, através do programa BGP (BREW Global Publisher). Desenvolvedores e distribuidores da Europa e do Canadá aderiram.

22 Onde ser utilizado Começaram com chipsets baseados em CDMA, s istema de telefonia criado pela Qualcomm (EUA) e adotado pela Vivo. B rew é independente da tecnologia de comunicação. Aparelhos baseados em outras tecnologias poderão ser habilitados para Brew. Qualcomm deseja levar vantagens da Brew às operadoras que desejarem oferecer uma solução baseada em Java a seus assinantes.

23 Servidor Brew só oferece aplicativo após verificado. Torna em um aparelho “Java” sem sequer saber que está adquirindo um aplicativo baseado em Java.

24 J2ME sobre Brew Tanto escrevendo programas em C quanto em Java, pode-se oferecer seus aplicativos a diversas operadoras sem alterações significativas. Benefícios em implementar o J2ME sobre o Brew é que não assume a tarefa complexa de implantar um serviço baseado em Java personalizado. Diferente do J2ME, que permite criar aplicações para diversos tipos de aparelhos móveis, o BREW é voltado para o desenvolvimento de aplicativos apenas em aparelhos comunicação móvel.

25 BREW: Jogos 3D de última geração, I3D, OpenGL

26 Referências Qualcomm BREW, portal de apresentação do BREW em português http://brew.qualcomm.com/brew/pt/ (05/04/2006). http://brew.qualcomm.com/brew/pt/ Schneider, Guilherme G. – Estudo prático da ferramenta BREW através do desenvolvimento de um jogo multijogador em rede. UFRGS, Dez. 2004 Qualcomm – Creating BREW Application Using Visual Studio.NET. San Diego, 2003. Qualcomm – Documentação BREW: contém diversos documentos para quem deseja iniciar a trabalhar com o BREW http://brew.qualcomm.com/brew/pt/developer/resources/ad/documentation.ht ml. (05/04/2006). http://brew.qualcomm.com/brew/pt/developer/resources/ad/documentation.ht ml Muller, Lucas F.; Frantz, Guilherme J.; Schreiber, Jacques N. C. – Qualcomm Brew X Sun J2ME Um comparativo entre soluções para desenvolvimento de jogos em dispositivos móveis. UNISC, 2005. Qualcomm – Visão geral do Brew Delivery System. San Diego, 2003. Qualcomm – Starting Brew. San Diego 2003 Murray, Bonner – Getting Started with Brew SDB: visão geral de como se iniciar o desenvolvimento de um aplicativo BREW. http://www.developer.com/ws/brew/article.php/1478061. (05/04/2006). http://www.developer.com/ws/brew/article.php/1478061

27 Referências Qualcomm – Online Knowledge Base. Diversos documentos e tutoriais para desenvolvedores. https://brewx.qualcomm.com/brew/sdk/download.jsp?page=appseng/en/kno wledgebase. (05/04/2006). https://brewx.qualcomm.com/brew/sdk/download.jsp?page=appseng/en/kno wledgebase.

28 BREW Felipe - ftoreti@inf.ufrgs.br Humberto - humbertogomes@yahoo.com.br Professor: Cláudio Geyer 05 de Abril de 2006 CMP167


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