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Curso de Difusão Cultural

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Apresentação em tema: "Curso de Difusão Cultural"— Transcrição da apresentação:

1 Rodrigo Ratier rratier@gmail.com
Curso de Difusão Cultural Televisão: Modelos, história e casos de deturpação da verdade (Júlio Bernardes, João Brant e Rodrigo Ratier) Rodrigo Ratier

2 Modelos de Televisão I – MODELO CONCORRENCIAL
CONCEITO: Várias emissoras particulares disputam a audiência FINANCIAMENTO: Publicidade ONDE VIGORA: Estados Unidos, BRASIL VANTAGENS: Virtual ausência de monopólio Liberdade de escolha do público Sem interferência governamental DESVANTAGENS: “Ditadura da audiência” e má qualidade dos programas Espaço reduzido para a comunicação democrática No Brasil, favorecimento político nas concessões de canais

3 Modelos de Televisão II – MODELO ESTATAL
CONCEITO: Emissoras estatais são autorizadas a operar FINANCIAMENTO: Governo ONDE VIGORA: Alemanha, França, Itália, Europa Oriental VANTAGENS: Não há pressão por audiência Governo pode exigir programas de qualidade DESVANTAGENS: Interferência do governo (fim da objetividade) Programas desinteressantes, desconectados da realidade EXEMPLO NO BRASIL: TV Cultura

4 Modelos de Televisão III – MODELO PÚBLICO
CONCEITO: Emisoras públicas são autorizadas a operar FINANCIAMENTO: Sociedade (mensalidades, taxas) ONDE VIGORA: Inglaterra (BBC) VANTAGENS: Não há pressão por audiência Gestão democrática (Conselho representantes sociedade) Sociedade opina mais sobre rumos da programação DESVANTAGENS: É preciso pagar para assistir TV

5 3 aspectos sobre a mídia brasileira
TVs são concessões públicas Prevalece a mídia comercial Há concentração de propriedade, portanto concentração de poder

6 Portanto, a TV vende o seu público aos anunciantes
Uma ciranda midiática Se a mídia é um negócio, o objetivo é o lucro Se o objetivo é o lucro, e recebe-se o sinal da TV de graça, então é preciso buscar anunciantes Se os anunciantes condicionam o anúncio ao número de espectadores, então é preciso buscar audiência a todo custo. Portanto, a TV vende o seu público aos anunciantes

7 Quem disse que “é isso que o povo quer ver?”
A ditadura da audiência Ter a audiência como único parâmetro NÃO é um pressuposto, mas sim uma conseqüência de um modelo comercial e desregulamentado. NÃO deveria ser objetivo ter 100% das pessoas vendo televisão o tempo todo. Mas se a TV atrai é também porque a rua expulsa. Quem disse que “é isso que o povo quer ver?”

8 História da Televisão no Brasil
TV TUPI Inauguração: 18/09/1950 Fundador: Assis Chateaubriand Primeira emissora de TV no Brasil - Transmissões em preto-e-branco - Programas ao vivo Emissoras locais 1952: Surge a TV Paulista

9 Flagrantes da Inauguração
Mas onde está o povo?

10 Eis o povo! Número de televisores no Brasil 1950 - 200 - 598.000

11 História da Televisão no Brasil
TV RECORD Inauguração: 27/09/1953 Fundador: Paulo Machado de Carvalho Auge de audiência na década de 60 Base da programação: Humor, musicais, programas de auditório Desorganização administrativa: Guerra de contratações, atraso de salários, dívidas

12 História da Televisão no Brasil
TV GLOBO Inauguração: 26/04/1965 Fundador: Roberto Marinho 1962 – Acordo com grupo Time-Life (EUA) Compra de equipamentos e assistência técnica Código Brasileiro de Comunicações (1962) Na época, era proibida participação de estrangeiros em veículos de comunicação no Brasil

13 Tudo a ver... 1964 – Golpe militar de 31 de março
Dominío político pela integração nacional Censura 1965 – Criação da Embratel Redes nacionais de telefonia e televisão 1966 – CPI do Time-Life 1967 – Decreto-lei 236 Limitação da propriedade de emissoras a 5 canais, somente para pessoas físicas “Jornal Nacional” Primeiro noticíario em Rede para todo o país (1969)

14 Quem se lembra? TV Excelsior Inauguração: 09/07/1960
Fundador: Mario W. Simonsen 1960/ Programação “nacionalista” Shows, musicais, teleteatros Grade de programação fixa Telenovela diária, vídeo-tape, tentativa de formação de rede 1964/ Problemas políticos com governo militar Dificuldades financeiras Mudança de proprietário (Otávio Frias de Oliveira - Folha) 1970 – Concessão cassada pelo governo

15 Alguém viu? TV Bandeirantes Inauguração: 13/05/1967
Fundador: João Saad 1969 – Instalações arrasadas por incêndio, Fato comum na televisão nos anos 60 Anos 70 - Apesar da formação de rede, forte traço paulista Jornalismo, esportes e filmes

16 Televisão no Brasil nos Anos 70
Domínio da Rede Globo Audiência, verbas publicitárias, “padrão de qualidade” 31/3/1972 – Implantação da TV a cores Sistema PAL-M, altos custos dos equipamentos 1980 – Falência e cassação da Rede Tupi Concorrência para novos canais “O Bem-Amado” Primeira novela a cores (1973)

17 Silvio Santos vem aí...

18 A semana do presidente Sistema Brasileiro de Televisão
Inauguração: 18/08/1981 Fundador: Silvio Santos Programa na TV Paulista Suporte ao Baú da Felicidade TV Paulista adquirida pela TV Globo Silvio desenvolve estrutura de produção independente Compra de 50% da TV Record Concessão do canal 11 (TVS Rio), saída da TV Globo Concessão de canais do SBT Elemento mais confiável a militares que Abril e Jornal do Brasil

19 TV Manchete Inauguração: 05/06/1983 Fundador: Adolpho Bloch
Aconteceu, virou Manchete TV Manchete Inauguração: 05/06/1983 Fundador: Adolpho Bloch concessão para Bloch, editor de revistas, confiável ao governo 1983/ Grandes investimentos, pesadas dívidas Novela “Pantanal” abala hegemonia da Globo Venda para Hamilton Lucas de Oliveira, dono da IBF Suspeitas de envolvimento com esquema Collor-PC e Orestes Quércia Retomada da emissora pelo grupo Bloch Venda para Estevam Hernandez ( Igreja Renascer), anulada Venda para Amilcare Dallevo Junior Empresário do setor de telemarketing (Disque 900) Dívidas trabalhistas da Manchete não pagas

20 TV no Brasil nos anos 80 e 90 1989 - Silvio Santos vende a Record
por US$ 45 milhões para Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus Record recupera audiência com programação popular e clonagem da Globo Deputado José Carlos Martinez lança a Rede OM em Curitiba Apoio financeiro do esquema Collor-PC Em 1993, muda de nome para Central Nacional de Televisão (CNT) 1999 – Rede TV! entra no ar

21 Crise na televisão!

22 Razões da Crise - 1995/1998 - Altos investimentos em dólar
Equipamentos, estúdios, direitos de transmissão, tv por assinatura, internet Desvalorização do Real Aumento das dívidas, principalmente em dólar - Baixo crescimento da TV por assinatura Projetada para 6 milhões de assinantes (NET), atende 3 milhões Grupos de mídia devem RS 10 bilhões Dívida da Globopar chega a R$ 5,6 bilhões

23 O que fazer? 2002 - Mudanças na legislação
Emenda constitucional permite capital estrangeiro e pessoas jurídicas em empresas de comunicação, até o limite de 30% Mudança cria chance para negociar emissoras 2003/2004 – Empréstimo do BNDES Pedido das empresas: R$ 5 bilhões Proposta do Banco: R$ 4 bilhões R$ 2 bi para dívidas (500 milhões por empresa) R$ 1,2 bi para investimentos

24 Mas eles também querem... “A chegada ao Brasil do modelo de televisão digital fez os presidentes da Record, SBT e Rede TV! se posicionarem a favor dos empréstimos para a compra de equipamentos visando a modernização do setor” (Folha Universal, 11/04/2004) ...para fazer TV Digital - Aumento do número de canais - Mais interatividade do público - Investimento caro - Compra de equipamentos de transmissão - Adaptadores para televisores comuns

25 A crise é geral...

26 Outras fontes de recursos...
“A Rede Record está conseguindo se manter, vendendo espaços para sua Igreja Universal e cobrindo os prejuízos operacionais. O SBT está conseguindo se manter vendendo espaços para a Tele Sena e para o Baú da Felicidade” (Silvio Santos, carta publicada em “Contigo”, 22/04/2004) Dívidas das principais Empresas de comunicação Globo(Net) - R$ 5,1 bilhões Abril(TVA) - R$ 926 milhões Band (IG) – R$ 300 milhões SBT - R$ 113 milhões Rede TV! - R$ 90 milhões Record – NÃO DIVULGA

27 Deturpação da informação
Muito Além do Cidadão Kane Produzido pelo Channel Four (Inglaterra) em 1992 Proibido no Brasil, recolhido das locadoras “História secreta” da TV Globo e Roberto Marinho CASOS DE DETURPAÇÃO I - Greve dos metalúrgicos no ABC (1980) II - Eleições para o governo do Rio (1982) III - Campanha das Diretas-Já (1984) IV - Debate entre Collor e Lula (1989)


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