A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial
O DIA Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial Luiz Eduardo T. Brandão

2 Vídeo: “O DIA em 3 tempos”

3 O DIA Jornal popular Direcionado às classes B, C e D Rio de Janeiro
Tiragem dias de semana: exemplares Tiragem Domingos: exemplares Seis edições regionais Maior jornal em vendas em banca do país

4

5

6

7 Origens do Jornal 1950: Fundado no Rio pelo ex-governador Chagas Freitas. Jornal operava como feudo assistencialista cuja função era dar sustentação política ao governador. A sua marca registrada eram as manchetes sensacionalistas.

8 1982: Chagas Freitas perde as eleições no Rio.
1983: Chagas Freitas vende O DIA para o jornalista Ary Carvalho, fundador do Zero Hora de Porto Alegre. Tiragem: exemplares diários 1987: começa a mudança editorial e gráfica, abandonando as manchetes sensacionalistas.

9 A indústria do Jornal Importância da marca
Importância do papel de imprensa Alta alavancagem operacional acarreta economias de escala Distribuição terceirizada, vendas em consignação.

10 O DIA 1989 Parque gráfico obsoleto Finanças debilitadas
Possível novo concorrente Empregados desmotivados Mas ainda possuía uma marca forte e mantinha uma boa tiragem Leitores nas classes C, D e E

11 O DIA Estratégia Reposicionar o produto
Fazer um jornal popular de alta qualidade: um produto bom, bonito e barato. Dar um salto tecnológico no tempo Novo parque gráfico Equipamentos de última geração Informatização da redação para produzir o jornal totalmente “on-line” Operar profunda mudança cultural na empresa.

12 Classes Socioeconômicas: Rio de Janeiro

13

14 Reposicionamento do Produto
JB e Globo atendiam classes A , B e C. Observava-se que nos meses seguintes a cada plano de estabilização, com baixa inflação, as vendas de O DIA aumentavam. Classe C, com 26% da população do Estado, não tinha um veículo direcionado específica-mente a ela. Decisão: Direcionar o jornal primordialmente para a classe C, com abrangência em B e D.

15 O DIA O Jornal Popular Textos curtos Baixa paginação Infográficos
Mais ênfase na cobertura local e serviços Menos notícias nacionais e internacionais Baixo preço e baixo custo Alta qualidade

16 O DIA Dificuldades Solução Desorganização administrativa
Centralização radical Implantação de controles Reorganização administrativa Montagem da equipe

17 O DIA Dificuldades Solução
Falta de recursos para investimento de $32 milhões de dólares Solução Uso de supplier’s credit para aquisição de rotativas de $18 milhões. Controle rigoroso de custos para aumentar geração interna de caixa.

18 O DIA Dificuldades Solução Pesada herança cultural da empresa.
Grande investimento em treinamento. Contratação de novos talentos. Substituição nos cargos de liderança.

19 O DIA Dificuldades Solução
Atraso nas obras civis compromete cronograma de instalação das rotativas, que requer ambiente livre de poeira. Término do prazo de carência do financiamento. Solução Equipamentos instalados durante a obra, com precauções, mas contrariando a orientação do fabricante.

20 Resultados 1992 - Parque gráfico é inaugurado em julho.
É completada a informatização da reda-ção e da área comercial Primeiro jornal do país a implantar a pagi-nação eletrônica total de texto e imagem em todos os cadernos.

21 O DIA

22 O DIA

23 O DIA Indicadores de Produtividade

24 O DIA Indicadores de Produtividade

25

26 Segmentação Geográfica do Mercado
Multiplica espaços publicitários Reduz custo de anún-cios para clientes Só é possível devido ao alto grau de informatização e automação

27 Segmentação Geográfica: Edição
Metropolitana e Norte/Noroeste

28 Segmentação Geográfica: Baixada e Niterói

29 Segmentação Geográfica: Serrana e Sul

30 Conclusões Equipe sem nenhuma experiência prévia em jornal trouxe uma visão empresarial para o negócio. Transformação do risco da mudança em uma oportunidade de crescimento. Transformação da desvantagem da obsoles-cência tecnológica em oportunidade de mudança radical de tecnologia. Empresa hoje bem posicionada perante um concorrente fortíssimo de penetração nacional.

31 Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial
O DIA Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial Luiz Eduardo T. Brandão


Carregar ppt "Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google