A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 B & A Luiz Eduardo T. Brandão Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial O DIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 B & A Luiz Eduardo T. Brandão Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial O DIA."— Transcrição da apresentação:

1 1 B & A Luiz Eduardo T. Brandão Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial O DIA

2 2 B & A Vídeo: O DIA em 3 tempos

3 3 B & A O DIA Jornal popular Direcionado às classes B, C e D Rio de Janeiro Tiragem dias de semana: exemplares Tiragem Domingos: exemplares Seis edições regionais Maior jornal em vendas em banca do país

4 4 B & A

5 5

6 6

7 7 Origens do Jornal 1950: Fundado no Rio pelo ex-governador Chagas Freitas. Jornal operava como feudo assistencialista cuja função era dar sustentação política ao governador. A sua marca registrada eram as manchetes sensacionalistas.

8 8 B & A 1982: Chagas Freitas perde as eleições no Rio. 1983: Chagas Freitas vende O DIA para o jornalista Ary Carvalho, fundador do Zero Hora de Porto Alegre. Tiragem: exemplares diários 1987: começa a mudança editorial e gráfica, abandonando as manchetes sensacionalistas.

9 9 B & A A indústria do Jornal Importância da marca Importância do papel de imprensa Alta alavancagem operacional acarreta economias de escala Distribuição terceirizada, vendas em consignação.

10 10 B & A 1989 Parque gráfico obsoleto Finanças debilitadas Possível novo concorrente Empregados desmotivados Mas ainda possuía uma marca forte e mantinha uma boa tiragem Leitores nas classes C, D e E O DIA

11 11 B & A Estratégia Reposicionar o produto Fazer um jornal popular de alta qualidade: um produto bom, bonito e barato. Dar um salto tecnológico no tempo –Novo parque gráfico –Equipamentos de última geração –Informatização da redação para produzir o jornal totalmente on-line Operar profunda mudança cultural na empresa. O DIA

12 12 B & A Classes Socioeconômicas: Rio de Janeiro

13 13 B & A

14 14 B & A Reposicionamento do Produto JB e Globo atendiam classes A, B e C. Observava-se que nos meses seguintes a cada plano de estabilização, com baixa inflação, as vendas de O DIA aumentavam. Classe C, com 26% da população do Estado, não tinha um veículo direcionado específica- mente a ela. Decisão: Direcionar o jornal primordialmente para a classe C, com abrangência em B e D.

15 15 B & A O Jornal Popular Textos curtos Baixa paginação Infográficos Mais ênfase na cobertura local e serviços Menos notícias nacionais e internacionais Baixo preço e baixo custo Alta qualidade O DIA

16 16 B & A Dificuldades Desorganização administrativa Solução Centralização radical Implantação de controles Reorganização administrativa Montagem da equipe O DIA

17 17 B & A Dificuldades Falta de recursos para investimento de $32 milhões de dólares Solução Uso de suppliers credit para aquisição de rotativas de $18 milhões. Controle rigoroso de custos para aumentar geração interna de caixa. O DIA

18 18 B & A Dificuldades Pesada herança cultural da empresa. Solução Grande investimento em treinamento. Contratação de novos talentos. Substituição nos cargos de liderança. O DIA

19 19 B & A Dificuldades Atraso nas obras civis compromete cronograma de instalação das rotativas, que requer ambiente livre de poeira. Término do prazo de carência do financiamento. Solução Equipamentos instalados durante a obra, com precauções, mas contrariando a orientação do fabricante. O DIA

20 20 B & A Resultados Parque gráfico é inaugurado em julho É completada a informatização da reda- ção e da área comercial Primeiro jornal do país a implantar a pagi- nação eletrônica total de texto e imagem em todos os cadernos.

21 21 B & A O DIA

22 22 B & A O DIA

23 23 B & A O DIA Indicadores de Produtividade

24 24 B & A O DIA Indicadores de Produtividade

25 25 B & A

26 26 B & A Segmentação Geográfica do Mercado Multiplica espaços publicitários Reduz custo de anún- cios para clientes Só é possível devido ao alto grau de informatização e automação

27 27 B & A Segmentação Geográfica: Edição Metropolitana e Norte/Noroeste

28 28 B & A Segmentação Geográfica: Baixada e Niterói

29 29 B & A Segmentação Geográfica: Serrana e Sul

30 30 B & A Conclusões Equipe sem nenhuma experiência prévia em jornal trouxe uma visão empresarial para o negócio. Transformação do risco da mudança em uma oportunidade de crescimento. Transformação da desvantagem da obsoles- cência tecnológica em oportunidade de mudança radical de tecnologia. Empresa hoje bem posicionada perante um concorrente fortíssimo de penetração nacional.

31 31 B & A Luiz Eduardo T. Brandão Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial O DIA


Carregar ppt "1 B & A Luiz Eduardo T. Brandão Formulação e Implementação de uma Estratégia Empresarial O DIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google