A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

31/05/2010Aula e Palestra1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO AULA E PALESTRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "31/05/2010Aula e Palestra1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO AULA E PALESTRA."— Transcrição da apresentação:

1 31/05/2010Aula e Palestra1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO AULA E PALESTRA

2 31/05/2010Aula e Palestra2 PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO Introdução O objetivo deste estudo é refletir sobre as dificuldades que as convenções sociais impõem à prática da caridade.

3 31/05/2010Aula e Palestra3PARÁBOLA Conceito Parábola - do gr. parabole significa narrativa curta, não raro identificada com o apólogo e a fábula. Vizinha da alegoria, ou seja, consiste num discurso que faz entender outro. Sinteticamente: narração alegórica na qual o conjunto dos elementos evoca, por comparação, outras realidades de ordem superior.

4 31/05/2010Aula e Palestra4SAMARITANO Conceito Samaritano - Depois do cisma das dez tribos, Samaria tornou-se a capital do reino dissidente de Israel. Aos olhos dos Judeus ortodoxos, eles eram heréticos, e, por isso mesmo, desprezados, anatematizados e perseguidos.

5 31/05/2010Aula e Palestra5 PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO Texto Bíblico "E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, o que é preciso que eu faça para possuir a vida eterna? Jesus lhes respondeu: Que está escrito na lei? Que ledes nela? Ele lhe respondeu: Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, de todas as vossas forças e de todo o vosso espírito, e vosso próximo coma a vós mesmos. Jesus lhe disse: Respondeste muito bem; fazei isso e viverás. Mas esse homem, querendo parecer que era justo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E Jesus tomando a palavra, lhe disse:

6 31/05/2010Aula e Palestra6 PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO Texto Bíblico Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu nas mãos de ladrões que o despojaram, cobriram-no de feridas e se foram, deixando-o semi-morto. Aconteceu, em seguida, que um sacerdote descia pelo mesmo caminho e tendo-o percebido passou do outro lado. Um levita, que veio também para o mesmo lugar, tendo-o considerado, passou ainda do outro lado. Mas um Samaritano que viajava, chegando ao lugar onde estava esse homem, e tendo-o visto, foi tocado de compaixão por ele. Aproximou-se, pois, dele, derramou óleo e vinho em sua feridas e as enfaixou; e tendo-o o colocado sobre sue cavalo, conduziu-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas e as deus ao hospedeiro, dizendo: Tende bastante cuidado com este homem, e tudo o que despenderdes a mais, eu vos restituirei no meu regresso. Qual desses três vos parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? O doutor lhe respondeu: Aquele que exerceu a misericórdia para com ele. Ide pois, lhe disse Jesus, e fazei o mesmo". (São Lucas, cap. 10, 25 a 37)

7 31/05/2010Aula e Palestra7 PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO Escolha do Samaritano Jesus escolhe o Samaritano, considerado desprezado e herético pelos judeus ortodoxos. Esta parábola foi proposta a um Doutor da Lei, a um judeu da alta sociedade que, para tentar o Mestre, foi inquiri-lo sobre a vida eterna. O judeu doutor não ignorava os mandamentos, mas não os punha em prática. Do mesmo modo pode-se falar dos sacerdotes, que conheciam perfeitamente a Lei, mas não a punha também em prática. Por fim, diz que o viajante ferido pode ser comparado à Humanidade saqueada de seus bens espirituais e de sua liberdade, pelos poderosos do mundo.

8 31/05/2010Aula e Palestra8 PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO Explicação de Allan Kardec Nesta parábola Jesus não fala das convenções externas da religião; simplesmente quer exaltar a caridade, o único meio de salvação da alma. É por essa razão que Jesus coloca o Samaritano, considerado herético, acima do ortodoxo que falta com a caridade. (Cap. XV, item 2 e 3, de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

9 31/05/2010Aula e Palestra9 PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO Como Reconhecer o Próximo Situação 1: pessoas ignorantes que reclamavam o ensino. Atitude do Espiritista: passou de largo dizendo que aquilo não era Espiritismo. Atitude do Materialista: distribui palavras conforto e de encorajamento.

10 31/05/2010Aula e Palestra10 Situação 2: miserável mulher, exibindo terríveis sinais de sífilis. Atitude do Espiritista: passou de largo, com medo de ser visto na casa de prazeres menos dignos, dizendo que aquilo não era Espiritismo. Atitude do Materialista: amparou a pobre criatura, providenciando que fosse asilada em hospital próximo e colaborou no pagamento das despesas. PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO Como Reconhecer o Próximo

11 31/05/2010Aula e Palestra11 Situação 3: grupo de trabalhadores, filiado às Igrejas evangélicas, solicitando dinheiro para as pessoas carentes. Atitude do Espiritista: como expressavam interpretações diferentes das do Espiritismo, diz que aquilo não era Espiritismo. Atitude do Materialista: conversou, inteirou- se do propósito e deu-lhe uma soma de dinheiro para a obra benemérita. PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO Como Reconhecer o Próximo

12 31/05/2010Aula e Palestra12 Por fim diz: Quem aprendeu a reconhecer próximo, prestando-lhe serviços? Quem foi caridoso para com o próximo? O Espiritista ou o Materialista? PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO Como Reconhecer o Próximo

13 31/05/2010Aula e Palestra13 CONCLUSÃO Vemos, por esta simples parábola, a grande dificuldade de colocarmos em prática a verdadeira caridade. A maioria de nós ainda é católico, espírita ou protestante de fachada. Esquecemo-nos de que a salvação da alma não depende da religião que professamos, mas sim, e, unicamente, da caridade que prestarmos ao nosso próximo.

14 31/05/2010Aula e Palestra14 KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed., São Paulo, IDE, SCHUTEL, C. Parábolas e Ensinos de Jesus. 11. ed., São Paulo, O Clarim, XAVIER, F. C. Lázaro Redivivo, pelo Espírito Irmão X. 6. ed., Rio de Janeiro, FEB, Texto em HTML:HTML a-bom-samaritano.htm PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO Bibliografia Consultada


Carregar ppt "31/05/2010Aula e Palestra1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO AULA E PALESTRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google