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Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são: os Apinajé, os Krahô, os Karajá ( divididos em Javaé, Xambioá e os Karajá propriamente.

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2 Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são: os Apinajé, os Krahô, os Karajá ( divididos em Javaé, Xambioá e os Karajá propriamente ditos ), os Xerente e os Krahô-Kanela.

3 Desses povos indígenas do Tocantins, os Krahô Kanela e Karajá-Xambioá não falam a língua materna ou perderam quase por completo a língua tradicional em detrimento do Português.

4 EDUCAÇÃO INDÍGENA NO TOCANTINS 76 escolas indígenas distribuídas da seguinte forma: Pré-escolar 528 alunos EnsinoFundamental alunos, sendo: 1ª a 4ª serie alunos 5ª a 8ª serie 756 alunos Ensino Médio 102 alunos EJA 201 alunos TOTAL alunos (SEDUC/TO, 2005)

5 ACESSO DO ALUNO INDÍGENA AO ENSINO SUPERIOR NO TOCANTINS Em 2003, um grupo representativo dos povos indígenas apresentou a Carta dos Povos Indígenas para a UFT reivindicando formalmente uma política de acesso e permanência na universidade.

6 Sistema de cotas no vestibular 5% (cinco por cento) das vagas disponibilizadas em cada curso são destinadas aos povos indígenas Requisito para inscrição no processo seletivo: declaração emitida pela FUNAI atestando a etnia do candidato POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS INDÍGENAS NA UFT A PARTIR DE 2005

7 ALUNOS INDÍGENAS NA UFT INGRESSANTES/ DESISTENTES Total Ingressantes 2005 a 2007: 60 Total desistentes: 8 Atualmente matriculados: 52

8 16 TOTAL 1Kaingang 3 Xambioá 3 Javaé 3Karajá 1Apinajé 5 XerenteAlunosPovos ALUNOS INDÍGENAS INGRESSANTES NA UFT EM 2005

9 16TOTAL 1 Pankararu 1 Macuxi 1 Xambioá 4 Javaé 3 Karajá 1Apinajé 5XerenteAlunosPovos ALUNOS INDÍGENAS INGRESSANTES NA UFT EM 2006

10 1Gavião Parkatejê (PA) 1Pankararu (PE) 2Krahô-Kanela (TO) 28TOTAL 1Tuxá (BA) 1Bakairi (MT) 1Pataxó (BA) 1Guajajara (MA) 4Xambioá (TO) 1Javaé(TO) 2Karajá (TO) 1Apinajé (TO) 12Xerente (TO)AlunosPovos ALUNOS INDÍGENAS INGRESSANTES NA UFT EM 2007

11 INDÍGENAS UFT 2005/2006 DESISTENTES Xerente 2005 / Xerente Javaé 2005 / Javaé12 Karajá 2006 / Karajá Javaé 2006 /Javaé Pankararu 2006/Pankararu Macuxi 2006 / Macuxi1211

12 DISTRIBUIÇÃO DOS INDÍGENAS NOS CAMPI DA UFT CAMPUSCURSOS% Araguaína História (3); M. Veterinária (3); Zootecnia (2); Geografia (1) 16% Gurupi Agronomia (3); Eng. Florestal (2) 10% Miracema Pedagogia (6); Serv. Social (2) 6% 6% Palmas Administração(4); C.Contábeis (5); Economia (3); C.Social (3); Direito (7); E. Ambiental (5); Pedagogia (1); Eng. Alimentos (1); Medicina (2); C.Social (5); Computação (1) 65% Tocantinópolis Pedagogia (1); Ciências Sociais (1) 3%

13 DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS INDÍGENAS Diferenças culturais Diferenças culturais Baixo nível educacional, especialmente, dos Baixo nível educacional, especialmente, dos indígenas aldeados indígenas aldeados Distanciamento da aldeia; da família Distanciamento da aldeia; da família Dificuldades financeiras para se manter na Dificuldades financeiras para se manter na cidade (estadia, alimentação e transporte) cidade (estadia, alimentação e transporte) Domínio da língua portuguesa Domínio da língua portuguesa

14 NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NA UFT NEAI – Núcleo de Assuntos e Estudos NEAI – Núcleo de Assuntos e Estudos Indígenas da UFT Indígenas da UFT REDEDU – Rede Educativa REDEDU – Rede Educativa

15 PRINCIPAIS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS INDÍGENAS Acompanhamento psicopedagógico Acompanhamento psicopedagógico Conscientização dos professores e alunos sobre a Conscientização dos professores e alunos sobre a cultura indígena/pluralidade cultural cultura indígena/pluralidade cultural Desenvolvimento de ações de integração do Desenvolvimento de ações de integração do aluno indígena ao ambiente universitário aluno indígena ao ambiente universitário

16 PRINCIPAIS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS INDÍGENAS Viabilização de bolsas específicas visando a sua Viabilização de bolsas específicas visando a sua permanência nos cursos permanência nos cursos Construção da Casa do Estudante Indígena em todas as Construção da Casa do Estudante Indígena em todas as localidades em que há campus da UFT localidades em que há campus da UFT Oferta de cursos específicos para indígenas, tais como: Oferta de cursos específicos para indígenas, tais como: cursos de extensão; cursinho pré-vestibular; cursos de cursos de extensão; cursinho pré-vestibular; cursos de especialização, dentre outros. especialização, dentre outros.

17 AÇÕES PARA PERMANÊNCIA DO INDÍGENA NA UFT DESENVOLVIDAS PELA REDEDU\NEAI\ PROEX\PROGRAD Bolsas do Prolind (MEC) Bolsas do Prolind (MEC) Estágios na UFT e bolsas do Programa de Monitoria Estágios na UFT e bolsas do Programa de Monitoria Apoio da SECIJU para a moradia em casa alugada em Apoio da SECIJU para a moradia em casa alugada em Palmas e da FUNAI em Araguaína Palmas e da FUNAI em Araguaína Apoio de Secretarias estaduais Apoio de Secretarias estaduais Apoio da FUNAI com bolsa-alimentação Apoio da FUNAI com bolsa-alimentação Parceria com Banco do Brasil para construção da Casa Parceria com Banco do Brasil para construção da Casa do Estudante Indígena (em andamento). do Estudante Indígena (em andamento).

18 PROPOSTAS DE AÇÕES INTEGRADAS REDEDU\PROEX\PROGRAD\NEAI EM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO Proposição de cursos de extensão, palestras sobre a cultura indígena e diversas etnias para alunos e professores Proposição de cursos de extensão, palestras sobre a cultura indígena e diversas etnias para alunos e professores Oferta de bolsas de monitoria multidisciplinar para acompanhamento dos indígenas Oferta de bolsas de monitoria multidisciplinar para acompanhamento dos indígenas Oferta de curso de L. Portuguesa Instrumental Oferta de curso de L. Portuguesa Instrumental Criação do espaço para os indígenas em todos os campi universitários Criação do espaço para os indígenas em todos os campi universitários Promoção de intercâmbio estudantil entre os indígenas dos campi da UFT Promoção de intercâmbio estudantil entre os indígenas dos campi da UFT

19 PROPOSTA PARA UMA POLÍTICA VOLTADA PARA OS INDÍGENAS NA UFT (processo contínuo) Realização de diagnóstico acerca das dificuldades enfrentadas pelos indígenas de forma a subsidiar políticas de acesso, permanência e sucesso acadêmico do aluno indígena Realização de diagnóstico acerca das dificuldades enfrentadas pelos indígenas de forma a subsidiar políticas de acesso, permanência e sucesso acadêmico do aluno indígena Maior articulação entre a UFT, MEC, FUNAI, SEDUC e SECIJU e outras instâncias visando o atendimento integral ao aluno Maior articulação entre a UFT, MEC, FUNAI, SEDUC e SECIJU e outras instâncias visando o atendimento integral ao aluno Integração dos pesquisadores, professores para formação de monitores e técnico-administrativos para acompanhamento acadêmico dos alunos indígenas. Integração dos pesquisadores, professores para formação de monitores e técnico-administrativos para acompanhamento acadêmico dos alunos indígenas.

20 Obrigada!


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