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Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:

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2 Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
os Apinajé, os Krahô, os Karajá (divididos em Javaé, Xambioá e os Karajá propriamente ditos), os Xerente e os Krahô-Kanela.

3 Desses povos indígenas do Tocantins, os Krahô Kanela e Karajá-Xambioá não falam a língua materna ou perderam quase por completo a língua tradicional em detrimento do Português.

4 EDUCAÇÃO INDÍGENA NO TOCANTINS
76 escolas indígenas distribuídas da seguinte forma: Pré-escolar 528 alunos Ensino Fundamental 3.192 alunos, sendo: 1ª a 4ª serie ≫ alunos 5ª a 8ª serie ≫ alunos Ensino Médio 102 alunos EJA 201 alunos TOTAL 4.023 alunos (SEDUC/TO, 2005)

5 ACESSO DO ALUNO INDÍGENA AO ENSINO SUPERIOR NO TOCANTINS
Em 2003, um grupo representativo dos povos indígenas apresentou a Carta dos Povos Indígenas para a UFT reivindicando formalmente uma política de acesso e permanência na universidade.

6 POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS INDÍGENAS NA UFT A PARTIR DE 2005
Sistema de cotas no vestibular 5% (cinco por cento) das vagas disponibilizadas em cada curso são destinadas aos povos indígenas Requisito para inscrição no processo seletivo: declaração emitida pela FUNAI atestando a etnia do candidato

7 ALUNOS INDÍGENAS NA UFT INGRESSANTES/ DESISTENTES
Total Ingressantes 2005 a 2007: Total desistentes: Atualmente matriculados:

8 ALUNOS INDÍGENAS INGRESSANTES NA UFT EM 2005
16 TOTAL 1 Kaingang 3 Xambioá Javaé Karajá Apinajé 5 Xerente Alunos Povos

9 ALUNOS INDÍGENAS INGRESSANTES NA UFT EM 2006
16 TOTAL 1 Pankararu Macuxi Xambioá 4 Javaé 3 Karajá Apinajé 5 Xerente Alunos Povos

10 ALUNOS INDÍGENAS INGRESSANTES NA UFT EM 2007
1 Gavião Parkatejê (PA) Pankararu (PE) 2 Krahô-Kanela (TO) 28 TOTAL Tuxá (BA) Bakairi (MT) Pataxó (BA) Guajajara (MA) 4 Xambioá (TO) Javaé (TO ) Karajá (TO) Apinajé (TO) 12 Xerente (TO) Alunos Povos

11 2005 / Xerente 2005 / Javaé 2006 / Karajá 2006 /Javaé 2006/Pankararu
INDÍGENAS UFT 2005/2006 DESISTENTES 2005 / Xerente 2005 / Javaé 1 2 2006 / Karajá 2006 /Javaé 2006/Pankararu 2006 / Macuxi

12 DISTRIBUIÇÃO DOS INDÍGENAS NOS CAMPI DA UFT
CAMPUS CURSOS % Araguaína História (3); M. Veterinária (3); Zootecnia (2); Geografia (1) 16% Gurupi Agronomia (3); Eng. Florestal (2) 10% Miracema Pedagogia (6); Serv. Social (2) 6% Palmas Administração(4); C.Contábeis (5); Economia (3); C.Social (3); Direito (7); E. Ambiental (5); Pedagogia (1); Eng. Alimentos (1); Medicina (2); C.Social (5); Computação (1) 65% Tocantinópolis Pedagogia (1); Ciências Sociais (1) 3%

13 DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS INDÍGENAS
Diferenças culturais Baixo nível educacional, especialmente, dos indígenas aldeados Distanciamento da aldeia; da família Dificuldades financeiras para se manter na cidade (estadia, alimentação e transporte) Domínio da língua portuguesa

14 NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NA UFT
NEAI – Núcleo de Assuntos e Estudos Indígenas da UFT REDEDU – Rede Educativa

15 PRINCIPAIS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS INDÍGENAS
Acompanhamento psicopedagógico Conscientização dos professores e alunos sobre a cultura indígena/pluralidade cultural Desenvolvimento de ações de integração do aluno indígena ao ambiente universitário

16 PRINCIPAIS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS INDÍGENAS
Viabilização de bolsas específicas visando a sua permanência nos cursos Construção da Casa do Estudante Indígena em todas as localidades em que há campus da UFT Oferta de cursos específicos para indígenas, tais como: cursos de extensão; cursinho pré-vestibular; cursos de especialização, dentre outros.

17 AÇÕES PARA PERMANÊNCIA DO INDÍGENA NA UFT DESENVOLVIDAS PELA REDEDU\NEAI\ PROEX\PROGRAD
Bolsas do Prolind (MEC) Estágios na UFT e bolsas do Programa de Monitoria Apoio da SECIJU para a moradia em casa alugada em Palmas e da FUNAI em Araguaína Apoio de Secretarias estaduais Apoio da FUNAI com bolsa-alimentação Parceria com Banco do Brasil para construção da Casa do Estudante Indígena (em andamento).

18 PROPOSTAS DE AÇÕES INTEGRADAS REDEDU\PROEX\PROGRAD\NEAI EM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO
Proposição de cursos de extensão, palestras sobre a cultura indígena e diversas etnias para alunos e professores Oferta de bolsas de monitoria multidisciplinar para acompanhamento dos indígenas Oferta de curso de L. Portuguesa Instrumental Criação do espaço para os indígenas em todos os campi universitários Promoção de intercâmbio estudantil entre os indígenas dos campi da UFT

19 PROPOSTA PARA UMA POLÍTICA VOLTADA PARA OS INDÍGENAS NA UFT (processo contínuo)
Realização de diagnóstico acerca das dificuldades enfrentadas pelos indígenas de forma a subsidiar políticas de acesso, permanência e sucesso acadêmico do aluno indígena Maior articulação entre a UFT, MEC, FUNAI, SEDUC e SECIJU e outras instâncias visando o atendimento integral ao aluno Integração dos pesquisadores, professores para formação de monitores e técnico-administrativos para acompanhamento acadêmico dos alunos indígenas.

20 Obrigada!


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