A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XXIII Encontro de Pró-Reitores de Graduação das Regiões Norte e Centro Oeste Bonito, MS 27 a 29 de Setembro de 2009 Evasão e Permanência no Ensino Superior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XXIII Encontro de Pró-Reitores de Graduação das Regiões Norte e Centro Oeste Bonito, MS 27 a 29 de Setembro de 2009 Evasão e Permanência no Ensino Superior."— Transcrição da apresentação:

1 XXIII Encontro de Pró-Reitores de Graduação das Regiões Norte e Centro Oeste Bonito, MS 27 a 29 de Setembro de 2009 Evasão e Permanência no Ensino Superior FORGRAD

2 Universidade Federal de Mato Grosso Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Programa de Inclusão Indígena UFMT

3 Evasão e Permanência no Ensino Superior: A experiência do Programa de Inclusão Indígena Guerreiros da Caneta na UFMT Carmen Lucia da Silva Coordenadora do PROIND Supervisora de Política de Inclusão PROEG/UFM T

4 PROGRAMA DE INCLUSÃO INDÍGENA NA

5 É um programa de ação Afirmativa Cuja finalidade é promover o acesso, o acompanhamento acadêmico e a permanência de estudantes indígenas nos diferentes cursos da Universidade Federal de mato Grosso. Criado em 12 de setembro de 2007 (Resolução nº82 - CONSEPE - UFMT). Programa cria 100 (cem) sobrevagas, distribuídas gradativamente durante cinco anos (10 vagas no ano de 2008, 20 vagas em 2009, 20 vagas em 2010 e 25 em 2011 e 2012) Neste último ano esperamos ter incluido 110 estudantes nos diferentes cursos de graduação.

6 Sediado na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/PROEG, na Coordenação de Políticas Acadêmicas, junto à Supervisão de Políticas de Inclusão. Coordenação Prof. Departamento de Antropologia – DAN/ICHS. Cursos Atende a demanda das organizações Indígenas; CEEI/MT e organização de Professores Indígenas.

7 Processo Seletivo Específico e Diferenciado Primeira Etapa: Prova de Conhecimentos Gerais e Redação. Segunda Etapa Prova Oral

8 Total de Estudantes Indígenas por ano de entrada, campus e curso de oferta Deste total de 40 houve 1 desistência formal totalizando agora 39 estudantes.

9 Etnias representadas no PROIND Distribuição dos 40 estudantes indígenas do Proind/UFMT que responderam ao questionário sócio-educacional.

10 Faixa Etária dos Estudantes Indígenas Distribuição dos 40 estudantes indígenas do Proind/UFMT que responderam ao questionário sócio-educacional.

11 Falantes da Língua Materna Indígena Distribuição dos 40 estudantes indígenas do Proind/UFMT que responderam ao questionário sócio-educacional.

12 Estado Civil dos Estudantes Indígenas Distribuição dos 40 estudantes indígenas do Proind/UFMT.

13 PROGRAMA PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UFMT PPAEIND

14 O PPAEIND visa atender os estudantes indígenas que ingressarem nos cursos de graduação da UFMT através de processo seletivo, específico e diferenciado voltado aos povos indígenas do estado de Mato Grosso. Finalidades: acompanhar a trajetória acadêmica dos estudantes indígenas; propor e desenvolver ações que propiciem um diálogo intercultural na comunidade acadêmica da UFMT.

15 Eixos básicos do PPAEIND para garantir a permanência e sucesso dos estudantes e nos cursos. Existência local onde o programa desenvolve suas ações; Acesso condicionado a Auxílio permanência (Funasa e FUNAI); Recepção dos calouros, preparo dos cursos que receberão os estudantes; matricula orientada;

16 Acompanhamento Acadêmico Professor orientador do curso (Tutor). Monitoria Tradicional – Auxilia nas dificuldades das disciplinas e seus conteúdos (estendida a todos os estudantes da turma); Específica – equiparação de conteúdos (Português, química, física, matemática, inglês, francês, português jurídico, noções básicas de informática,...); Gestão do programa (Ciências sociais)

17 Atualmente: Monitores voluntários indígena; Bolsista PIBIC Ação Afirmativa; Bolsista VIC Ação Afirmativa

18 Desafios Falta de política pública de estado, com dotação orçamentária, voltada ao acesso dos povos indígenas no ensino superior, garantindo também a permanência e acompanhamento Acadêmico, além do vestibular, promoção de cursos de capacitação, atualização, extensão, oficinas, etc.. Atualmente na UFMT o PROIND e uma política da UFMT e todos os custos são garantidos por ela.

19 Os Estudantes Indígenas do PROIND

20 Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso Pró – Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG Programa de Inclusão Indígena – PROIND : : (65) / Av. Fernando Correa da Costa, s/n - Cidade Universitária Cuiabá-MT


Carregar ppt "XXIII Encontro de Pró-Reitores de Graduação das Regiões Norte e Centro Oeste Bonito, MS 27 a 29 de Setembro de 2009 Evasão e Permanência no Ensino Superior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google