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ForGRAD Centro-Oeste 27 a 29 de setembro de 2009 Bonito/MS Profª Drª Beatriz Landa.

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1 ForGRAD Centro-Oeste 27 a 29 de setembro de 2009 Bonito/MS Profª Drª Beatriz Landa

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3 ÍNDIGENAS NO BRASIL População Aldeias Etnias 291 Línguas 180 (35 grupos lingüísticos) FUNASA, Relatório DESAI, 2002:3

4 ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR 213 IESP 43 (20%) apresenta ação afirmativa 28 delas estaduais (65 %) 15 federais (35 %) 10 cursos de licenciatura intercultural Em torno de 6000 estudantes Fonte:

5 ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR

6 Formas de acesso Reserva de Vagas Licenciatura intercultural Vagas suplementares Acréscimo de pontos/bônus Processo seletivo Vestibular Geral Vestibular Especial

7 CONTEXTO de MS Segunda maior população indígena no Brasil habitantes Economia: gado, soja, setor sucroalcooleiro

8 CONTEXTO INDÍGENA NO MS Diversidade Étnica Segunda maior população indígena no Brasil Terras insuficientes para as práticas sócio-culturais

9 FONTE: NEPPI – NÚCLEO DE ESTUDOS DE POPULAÇÕES INDÍGENAS/UCDB. FONTE: SITE FUNAI Fonte: Funasa 2008 Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul

10 Mapa por etnias no MS

11 Momento atual conflitos...

12 Quantos são os acadêmicos no MS? Atualmente matriculados em diversos cursos oferecidos pelas IES de MS UFMS/câmpus Aquidauana UEMS 44 - UNIGRAN 44 – UCDB Licenciatura indígena – Teko Arandu UFGD

13 IES-UEMS e o Ensino Superior para indígenas Alunos inexistentes ou com baixa visibilidade na instituição A pouca inserção dos indígenas nas universidades públicas, antes das cotas implantadas na UEMS

14 UEMS

15 ACESSO Cotas: Lei Estadual nº 2589, de 26/12/2002 Resolução COUNI/UEMS nº 241 de 7/07/2003, com a reserva de 10% de todos os cursos oferecidos

16 Resultados do Processos Seletivos 2004 Vagas 164 Matriculados Vagas 174 Matriculados Vagas 219 Matriculados Vagas 177 Matriculados Vagas 177 Matriculados Vagas 185 Matriculados 63 Total : 490

17 Dourados: Direito, Enfermagem, Ciências Biológicas, Turismo, Ciência da Computação, Matemática, Química, Química Industrial, Sistema de Informação, Física, Letras, Pedagogia Aquidauana : Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal Amambai : História e Ciências Sociais Jardim : Pedagogia, Letras e Administração Rural Glória de Dourados : Geografia Ponta Porã: Administração- Comércio Exterior Campo Grande: Normal Superior e Pedagogia Naviraí : Direito, Normal Superior e Química Maracaju : Administração Rural, Pedagogia Mundo Novo : Ciências Biológicas Ivinhema : Ciências Biológicas Cursos com indígenas na UEMS

18 Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS 1. Dificuldade para deslocar-se até as unidades, em virtude do preço das passagens ou por problemas com meio de transporte; 2. Manutenção das despesas com aluguel, alimentação e transporte para a permanência nos municípios onde estão instalados os cursos e quando estão longe da comunidade; 3. Dificuldade financeira para adquirir as apostilas e xerox, solicitadas pelos docentes no curso das disciplinas

19 Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS 4. Dificuldade em compreender os textos indicados pelos docentes, por ser uma linguagem mais elaborada e científica; 5. Desconhecimento no uso dos computadores mesmo das funções mais básicas, assim como acesso à internet; 6. Preconceito tanto de colegas quanto de docentes, que não têm sensibilidade para lidar com as diferenças, embora estejam sendo bem aceitos no âmbito da UEMS.

20 Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS 7. Dificuldade na Matemática, Física, Química, pois a base do Ensino Médio não foi adequada, não lhes fornecendo, muitas vezes, as informações básicas necessárias para construir um conhecimento sólido sobre o assunto 8. Na área de Letras, apontam grande dificuldade para compreenderem as línguas estrangeiras com as quais estão tendo contato

21 : Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS 9. Dificuldades para produzirem os trabalhos solicitados pelos docentes das disciplinas, pois a estrutura dos mesmos não é de domínio da maioria;

22 Perfil do estudante 2009 Total: 63 Pedagogia : 12 Engenharia Florestal : 8 Administração e Letras/Espanhol e Inglês: 6 História e Turismo: 5 Enfermagem: 4 Direito e Zootecnia: 3 Matem., Agron., Quím. Ind., Ciência da Comp. : 2 Sistema Informação e Ciências Biológicas: 1

23 Perfil do estudante 2009

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28 ESTUDANTES INDÍGENAS E PERMANÊNCIA

29 ACESSO 490 EVASÃO 190 Percentual médio: 36%

30 Causas mais citadas -Econômicas -Sociais (casamento, gravidez) -Culturais (saudade) -Escolha equivocada de cursos -Emprego -Mudança de cursos e universidades

31 PERMANÊNCIA Comissão de Acompanhamento dos estudantes cotistas Programa Rede de Saberes – Fundação Ford Programa Vale Universidade Indígena da UEMS – Governo Estadual

32 AÇÕES EXECUTADAS NA UEMS PELO PROGRAMA REDE DE SABERES UEMS/UCDB/UFGD/UFMS

33 Disponibilização de equipamentos para inserção digital: sede e aldeias

34 Cursos e tutorias 1.Química 2.Matemática 3.Física 4.Disciplinas do Direito 5.Inglês e Português 6.Estatística 7.Biologia

35 Cursos de capacitação sobre a questão indígena

36 Inserção em projetos de pesquisa e extensão e participação em eventos

37 Promoção de eventos realizados em conjunto com os estudantes

38 Aquisição de bibliografia para os cursos, de acesso especial para os indígenas

39 Fortalecimento da vinculação dos acadêmicos indígenas com suas comunidades e organizações e estudo das possibilidades de inserção profissional após concluir o curso

40 Ações da Associação dos acadêmicos Indígenas da UEMS

41 Divulgação dos cursos feita pelos indígenas nas áreas abordando o perfil de cada área de conhecimento Políticas públicas para permanência diferenciadas considerando região, nº filhos, cursos Outras sugestões

42 Ofertas cursos de extensão por áreas temáticas: Direito, Saúde, Educação, Sustentabilidade Publicações da produção acadêmica de alunos indígenas e professores Outras sugestões Criação de espaços de socialização

43 Flexibilização curricular Outras sugestões Flexibilização na avaliação Cursos sobre temática indígena Inclusão dos saberes indígenas nas disciplinas

44 Outras sugestões Estimular a interculturalidade na instituição Cursos sobre temática indígena

45 Momento de descontração Acadêmicos da UEMS

46 a) A "interculturalização" das instituições de ensino superior existentes no Brasil (no sentido de "investir em diversidade") b) Criar novas instituições de ensino superior, de tipo intercultural (como exemplo o caso das universidades interculturais mexicanas) Uma discussão atual

47 c) Apoiar a criação de Universidades "indígenas", que sejam o espaço de formação dos índios sob uma institucionalidade gerida pelos próprios indígenas e apoiada pelo estado. d) Apoiar uma combinação das possibilidades expostas acima Uma discussão atual

48 e) Não mudar nada, as instituições de ensino superior brasileiras estão agindo da forma certa para a integração dos índios Uma discussão atual

49 OBRIGADA! (67)


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