A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA Trabalho realizado por: Beatriz Cascalheira Bianca Lopes Laura Rodrigues Patrícia Carvalho Rayssa Torres 2013-14 IGOT, Universidade de Lisboa, 4 maio de 2015 Requalificação do Polidesportivo Garcia de Resende

2 Enquadramento e objetivos  Objetivos do Projeto “Nós Propomos “…”  Identificar problemas ou situações que poderão ser melhoradas do ponto de vista de uso e restauração do território local.  Elaborar propostas que possam contribuir para a sua solução rápida e eficaz no local referido anteriormente.  No âmbito da disciplina de Geografia e indo ao encontro dos objetivos do Projeto “Nós Propomos!...”, nós, alunos de Línguas e Humanidades, realizámos este trabalho a fim de requalificar e dar uso a um espaço abandonado da cidade de Évora.

3 Identificação do problema  Num bairro residencial da cidade - Bairro da Senhora da Saúde - adjacente a uma escola primária, encontra-se um polidesportivo que está em estado de abandono: – As marcações estão a desaparecer. – As redes têm buracos. – O chão está bastante gasto devido à exposição aos elementos meteorológicos ao longo do ano.

4 Localização da área de intervenção … Polidesportivo Garcia de Resende O polidesportivo localiza-se numa área residencial da cidade - Bairro da Nossa Sª da Saúde. Construído inicialmente para ser um ringue de ténis, ao longo do tempo foi perdendo essa utilização, sendo o agora conhecido como Polidesportivo.

5 Localização e caracterização O polidesportivo fica perto de uma escola do 1º ciclo (EB1, nº7) que poderia usar este espaço para atividade física. Polidesportivo Garcia de Resende. EB1 Nº 7

6 Localização e caracterização Polidesportivo Garcia de Resende O polidesportivo tem uma área de 750 m2 * (aprox) Este equipamento desportivo pertence à Junta de Freguesia de Nossa Sª da Saúde. A sua utilização está condicionada pois requer a apresentação de um pedido com alguma antecedência e o pagamento de uma taxa.. * Área calculada com recurso ao ArcGis

7 Etapas do projeto I.Identificação de um problema real para cuja solução pudéssemos propor uma solução viável II. (Re)conhecimento do espaço e das suas características e registo fotográfico. III. Auscultação de pessoas na vizinhança do espaço – aplicação de questionários. IV.Análise dos dados do questionário V.Elaboração da proposta

8 Trabalho de campo Observando, auscultando, refletindo e aprendendo …

9 Trabalho de campo É importante ouvir pessoas de diferentes idades

10 Resultados da análise dos dados - síntese

11 A proposta do grupo Reabilitação do Polidesportivo Garcia de Resende A nossa proposta identifica os elementos mais prementes que devem ser melhorados, recuperados e resolvidos quer do ponto de vista das estruturas físicas, quer do ponto de vista do acesso e modo de funcionamento: Melhoramento do piso: repavimentação adequada; Restauração dos equipamentos utilizados ex.: balneários, gradeamento (uma vez que o atual estado de degradação os utentes correm riscos vários: acidentes, infeções como tétano) Melhorar as condições de acesso Planificação de atividades públicas de convívio, desporto e lazer, a realizar ao longo do ano, em articulação com a junta de freguesia e com os moradores e pequenos grupos/clubes de bairro.

12 Reflexão final Com este trabalho pretendemos dar uso um mais seguro e qualificado de um equipamento público da nossa cidade – Polidesportivo Garcia de Resende. Tornando-se mais funcional e adaptado às necessidades e interesses dos residentes e utentes, o espaço reabilitado pode contribuir para o bem-estar da população do bairro.

13 FIM Obrigada


Carregar ppt "Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – 2014-15 Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google