A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,"— Transcrição da apresentação:

1

2 “GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente, apresenta-se com início abruptovde febre, mialgia e tosse seca. Em geral, tem evolução auto-limitada, de poucos dias. Sua importância deve-se ao seu caráter epidêmico, caracterizado por disseminação rápida e marcada morbidade nas populações atingidas.

3 Agente Etiológico A doença é causada pelos vírus Influenza da família dos Ortomixovirus. São vírus RNA de hélice única e subdividem-se em três tipos: A, B e C

4 Reservatório Tipo B – somente humanos Tipo C – humanos e suínos
Tipo A – várias espécies como: suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. Obs.: As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.

5 Influenza A Os vírus da influenza A são classificados de acordo com os tipos de proteína que se localizam em sua superfície, chamadas de hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Fields Virology. Third edition. Lippincott Williams and Wilkins, Philadelphia

6

7

8 Aspectos Clínicos As complicações são mais comuns em idosos e indivíduos debilitados. As situações sabidamente de risco incluem doença: - crônica pulmonar (asma e doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC). cardiopatias (insuficiência cardíaca crônica). doença metabólica crônica (diabetes) imunodeficiência ou imunodepressão gravidez doença crônica Renal hemoglobinopatias.

9 Complicações Pulmonares
As complicações pulmonares mais comuns são as pneumonias bacterianas secundárias, sendo mais freqüentes as provocadas pelos seguintes agentes infecciosos: Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus e Haemophillus influenzae.

10

11

12

13

14 Influenza A

15 O que é a gripe suína? A gripe tem cura?
É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. A gripe tem cura? Tem tratamento.

16 Como é transmitido o vírus?
Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

17 Quais são os sintomas? Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39°C, falta de apetite, dor de garganta e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte.

18 Atual Situação Epidemiológica no Brasil
17277 casos registrados no SINAN 2959 casos confirmados Houve 96 óbitos até o momento

19

20

21

22 DEFINIÇÃO DE CASO DE DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE
Indivíduo de qualquer idade com doença respiratória aguda caracterizada por febre superior a 38ºC, tosse E dispnéia, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais.

23 Sinais e Sintomas a Serem Observados
Aumento da freqüência respiratória (> 25 irpm) Hipotensão em relação a pressão arterial habitual do paciente • Em crianças além dos itens acima, observar também: batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

24 Exames Complementares
O quadro clínico pode ou não ser acompanhado de alterações laboratoriais e radiológicas Alterações laboratoriais: leucocitose, leucopenia ou neutrofilia; Radiografia de tórax: infiltrado intersticial localizado ou difuso ou presença de área de condensação. Alerta: deve ser dada atenção especial a essas alterações quando ocorrerem em pacientes que apresentem fatores de risco para a complicação por influenza.

25


Carregar ppt "“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google