A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."— Transcrição da apresentação:

1 Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages

2 O que é Agricultura de Precisão ? Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo, clima e terreno. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos, corretivos e defensivos. O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados no ambiente de um software de informações geográficas (SIG). O que é Geoprocessamento ? O tutorial Agricultura de Precisão com TNTmips é subdividido em 12 etapas : 1.Mapeamento dos talhões - Importação dos dados GPS 2.Criar grade de agricultura de precisão 3.Criar pontos de amostragem 4.Ligar um banco externo de dados aos pontos de amostragem 5.Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) 6.Transferir a interpolação para a grade de agricultura de precisão 7.Criar um mapa de aplicação com taxa variável 8.Exportar o mapa de aplicação com taxa variável 9.Sensoriamento remoto e agricultura 10.Baixar uma imagem gratuita de satélite 11.Importar e visualizar uma imagem de satélite em TNTmips 12.Índices de vegetação – Criar e interpretar o NDVI

3 A interpolação das amostras georreferenciadas, também chamado de geoestatística, cria um mapa com estimativas sobre o atributo sendo interpolado. No tutorial #5, você aprende a interpolar seus dados da amostragem de campo. Pontos de Amostragem (em turquesa) Interpolação do atributo amostrado Teoria 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística)

4 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique na barra principal em “Terreno” e a seguir em “Modelagem de Superfície”.

5 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Objeto de Entrada” Primeiramente, escolhe a operação “Adequação de Superfície” e a seguir o método “Krigagem”. A seguir, clique em “Objeto de Entrada...”.

6 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Pontos de Amostragem Total” para selecionar o vetor. AVISO! Certifique-se, que os pontos não são georeferencioados em Lat/Lon, mas sim em um sistema métrico de coordenadas como UTM. Senão, o TNTmips não calcula corretamente os parâmetros da krigagem. Clique em “Pontos de Amostragem Total” para selecionar o vetor. AVISO! Certifique-se, que os pontos não são georeferencioados em Lat/Lon, mas sim em um sistema métrico de coordenadas como UTM. Senão, o TNTmips não calcula corretamente os parâmetros da krigagem. Navegue até a pasta “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” Clique em “OK”.

7 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Especificar...” para selecionar o atributo a ser interpolado.

8 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Primeiro, clique no ícone “Inserir Campo”

9 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Na janela “Inserir Campo”, escolhe primeiramente a tabela “Consulta” e depois o campo “Potassio” Clique em “Inserir” e a seguir, em “”Fechar

10 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique no botão “OK” O atributo “Potássio” foi selecionado a ser interpolado. Aviso: Certifique-se, que todos os pontos têm um registro associado, senão TNTmips retorna uma mensagem de erro e não consegue ajustar os parâmetros “Distância”, “Patamar” e “Nugget”. Mesmo assim é possível de executar a krigagem, porém precisa-se ajustar manualmente os parâmetros e os pontos sem registros (=valor 0) interferem na interpolação.

11 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique na aba “Parâmetros”.

12 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Nugget Faixa Patamar (Sill) Coloque um raio de busca, que seja aproximadamente 4x a distância média entre os pontos. Após ter ajustado esse parâmetro, o TNTmips ajusta automaticamente os parâmetros “Nugget”, “Faixa” e “Patamar”. Coloque um raio de busca, que seja aproximadamente 4x a distância média entre os pontos. Após ter ajustado esse parâmetro, o TNTmips ajusta automaticamente os parâmetros “Nugget”, “Faixa” e “Patamar”. Para medir a distância média entre os pontos, abra o Geotoolbox.

13 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) A semivariância, ou seja, o inverso da dependência espacial, aumenta gradualmente com a distância entre 2 pontos. Quando a semivariância não aumenta mais a partir de uma certa distância entre 2 pontos, não há mais dependência espacial do atributo a ser interpolado. O parâmetro “Faixa” determina, até que distância máxima pode se interpolar um determinado atributo com uma probabilidade estatisticamente aceito. A semivariância, ou seja, o inverso da dependência espacial, aumenta gradualmente com a distância entre 2 pontos. Quando a semivariância não aumenta mais a partir de uma certa distância entre 2 pontos, não há mais dependência espacial do atributo a ser interpolado. O parâmetro “Faixa” determina, até que distância máxima pode se interpolar um determinado atributo com uma probabilidade estatisticamente aceito. Lag distance Semivariância = Lag distance = range (faixa) Faixa (range) 0 0 100 200 Nugget Patamar (Sill) Semivariograma Semivariância = (y(h) Antes de continuar com o cálculo, vamos falar da abordagem teórica de krigagem, que usa a semivariância para avaliar a dependência (ou continuidade) espacial de um determinado atributo.

14 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Digite o valor “500” em “Distância”. Se a distância for muito pouco, regiões entre 2 pontos podem ficar em branco. Os critérios “Baixo” e “Alto” permitem excluir do cálculo da interpolação valores mínimos e máximos (%), que podem ser discrepantes. Clique em “Executar”.

15 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Navegue até o arquivo “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc”. Digite “KrigagemPotassioTalhoes” como nome e “Interpolação Potássio (mmol/dm³)” como descrição. A seguir, clique em “OK” para executar a interpolação.

16 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Foi criado a interpolação para potássio (mmol/dm³); para diferenciar visualmente melhor a concentração de potássio no solo, vamos aplicar uma classificação com cores.

17 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique no ícone de raster

18 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Editar...” para “Tema”.

19 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Define 10 intervalos (classes) e aceite a paleta sugerida de cores. Clique em “Salvar Como...”

20 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Digite “Classificação Potássio” como nome e “Concentração de potássio (mmol/dm³) em 10 classes” como descrição. A seguir, clique em “OK”

21 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique novamente em “OK”

22 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique novamente em “OK”

23 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) A legenda mostra a concentração de potássio em cores. Vamos agora extrair da interpolação apenas as áreas dentro dos talhões Parabéns! Você acabou de criar uma interpolação de dados da amostragem de campo! Clique em “Sair” para encerrar o processo.

24 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Vamos agora extrair da interpolação apenas as áreas dentro dos talhões. Para isso, temos que converter primeiro os talhões. Clique em “Geométrico para Região “.

25 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Selecionar “.

26 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) A seguir, clique em “OK”. Primeiro Passo: Clique duas vezes em seguida em “Talhões GPS” para que o vetor fosse transferido para a área de seleção. Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

27 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Executar”.

28 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Aceite o nome sugerido e clique em “OK” Navegue até o arquivo “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc”.

29 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “OK”.

30 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Parabéns! Você converteu os talhões. Clique em “Sair” para encerrar o processo.

31 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Vamos agora extrair da interpolação apenas as áreas dentro dos talhões. Clique na barra principal em “Imagem” e a seguir, clique em “Extrair”.

32 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique duas vezes em seguida em “Krigagem Potássio” para que o raster fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK” Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

33 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Selecione “Por meio de Região”.

34 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Talhões GPS” A seguir, clique em “OK” Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

35 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Os talhões foram selecionados para delimitar a extração. A seguir, clique em “Executar”. Ajuste as celas de buffer para “1” e “fora de” para garantir, que todas as celas extraídas fiquem dentro das extensões dos talhões.

36 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Digite o nome “KrigagemPotassioTalhoes”. IMPORTANTE! O nome tem que ser digitado exatamente assim para executar o script do módulo 7. Clique em “OK” para executar a extração.

37 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Parabéns! Você acabou de extrair da interpolação inteira a interpolação dentro dos talhões! Clique em “Sair” para encerrar o processo.

38 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Vamos visualizar a interpolação dentro dos talhões. Clique em “Exibição”.

39 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique no ícone “Novo” e a seguir em “Exibição em 2D...”.

40 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) A seguir, clique em “OK” Clique duas vezes em seguida em “KrigagemPotassioTalhoes” para que o raster fosse transferido para a área de seleção. Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

41 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Parabéns! Você acabou de exibir a interpolação dentro dos talhões. A legenda ao lado mostra a concentração de potássio por cores.

42 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Sair” para encerrar a exibição.

43 Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Sim” para finalizar.

44 Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. AVISO! Para imprimir a versão PDF, use a configuração “Escala de cinza” ou de preferência “Preto e branco puro” da sua impressora para economizar tinta.


Carregar ppt "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google