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Engenharia da Qualidade I

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Apresentação em tema: "Engenharia da Qualidade I"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia da Qualidade I
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas - DCAT Curso de Graduação em Engenharia de Produção Engenharia da Qualidade I Engenharia da Qualidade I Ana Fabíola José Joarês Oskallyne Oliveira Paulyara Araujo Priscila Jácome Professor: Kleber Barros

2 Temas: Diagrama de Causa e Efeito e Diagrama de Dispersão
I Dia Do Desenvolvimento - DDD Temas: Diagrama de Causa e Efeito e Diagrama de Dispersão

3 Diagrama de Causa e Efeito
INTRODUÇÃO

4 Diagrama de Causa e Efeito
Revisão Bibliográfica O Diagrama de Causa e Efeito é uma ferramenta utilizada para apresentar a relação existente entre as características da qualidade ou problema resultantes de um processo (efeito) e os fatores (causas) do processo que, por razões técnicas, possam afetar o resultado considerado.

5 Revisão Bibliográfica
Construído com a aparência de uma espinha de peixe, esta ferramenta foi aplicada, pela primeira vez, em 1953, no Japão, pelo professor da Universidade de Tóquio, Kaoru Ishikawa, para sintetizar as opiniões de engenheiros de uma fábrica quando estes discutem problemas de qualidade.

6 Revisão Bibliográfica
O diagrama de Causa e Efeito é a representação gráfica das causas de um fenômeno. É um instrumento muito usado para estudar: Os fatores que determinam resultados que desejamos obter (processo, desempenho, oportunidade); As causas de problemas que precisamos evitar (defeitos, falhas, variabilidade). Útil para se detectar as prováveis causas de um problema ou condição específica.

7 Revisão Bibliográfica
O Diagrama de Causa e Efeito também é chamado de Diagrama de Espinha de Peixe , Diagrama de Ishikawa e Diagrama 6M.

8 Revisão Bibliográfica
Método: Instrução Procedimentos Mão-de-obra: Físico Mental Medida: Instrumento Inspeção Material: Fornecedores Próprio Máquinas: Deterioração Manutenção Meio ambiente: Intempéries Clima

9 Revisão Bibliográfica

10 Revisão Bibliográfica
Nos processos empresariais, é mais usual o enquadramento das causas nas seis categorias acima (os 6 m). Entretanto, pode-se usar as categorias que melhor se adequarem à situação. Além da identificação das causas, o Diagrama de Ishikawa também pode ser utilizado para apontar as possíveis soluções do problema.

11 Revisão Bibliográfica
Nas áreas administrativas talvez seja mais apropriado utilizar os “4 P”: POLÍTICA, PROCEDIMENTOS, PESSOAL E PLANTA(LAYOUT).

12 Revisão Bibliográfica
Considerações para a construção de um diagrama de causa e efeito: A construção do diagrama deve ser realizada por um grupo de pessoas envolvidas com o processo. A técnica de brainstorming (tempestade de idéias) auxilia o levantamento completo de todas as possíveis causas. Defina o efeito do processo de forma clara. Inicie com as causas primárias

13 Revisão Bibliográfica
5. Durante a construção do diagrama de causa e efeito, devemos repetidamente formular e responder a pergunta “ Que tipo de variabilidade(nas causas) poderia afetar a característica da qualidade de interesse ou resultar no problema considerado?” 6. Este tipo de procedimento deve continuar até que as possíveis causas(secundárias e terciárias) para o efeito considerado estejam suficientemente detalhadas de modo a estabelecer o grau de importância de cada causa identificada.

14 Revisão Bibliográfica
FOCO NA VARIABILIDADE. GRAU DE IMPORTÂNCIA COM BASE EM DADOS. ESCOLHA CAUSAS E EFEITOS MENSURÁVEIS. O diagrama de causa e efeito NÃO TEM A FUNÇÃO DE IDENTIFICAR QUAL A CAUSA FUNDAMENTAL DO PROBLEMA CONSIDERADO.

15 Revisão Bibliográfica
11. FERRAMENTA UTILIZADA DURANTE O GIRO DO PDCA PARA SUMARIZAR E ORGANIZAR AS POSSÍVEIS CAUSAS DO PROBLEMA ANALISADO. INSERIDO NA ETAPA DE ANÁLISE DO PDCA.

16 Passo a Passo Passo a Passo 1 – Identificar o Problema
CAMISAS COM DEFEITO

17 Passo a Passo Passo a Passo
2 – Identificar as Influências do Problema (causas).

18 Passo a Passo Passo a Passo

19 Passo a Passo Passo a Passo
3 – Coloque o efeito e suas causas no formato espinha de peixe. Causa Efeito CAMISAS COM DEFEITO

20 Passo a Passo Passo a Passo
3 – Coloque o efeito e suas causas no formato espinha de peixe.

21 Passo a Passo< Passo a Passo
3 – Coloque o efeito e suas causas no formato espinha de peixe. Causa Efeito CAMISAS COM DEFEITO

22 Passo a Passo Passo a Passo
4 – Registrar os quatro fatores ou os seis M.

23 Passo a Passo Passo a Passo

24 Passo a Passo Passo a Passo
5 – Incentive a participação da equipe com perguntas.

25 Passo a Passo Passo a Passo
6 – Inserir em cada espinha a contribuição (causas primárias, secundarias, terciárias...).

26 TABELA DE VOTAÇÃO / PRIORIZAÇÃO DE CAUSAS
Passo a Passo Passo a Passo 7 – Identificar as causas principais. MATRIZ COMPARATIVA TABELA DE VOTAÇÃO / PRIORIZAÇÃO DE CAUSAS CAUSAS NOTA 1 3 5 Total

27 Passo a Passo Passo a Passo 7 – Identificar as causas principais.

28 Passo a Passo 8 – Finalizar o diagrama.

29 Passo a Passo Passo a Passo 9 – Colocar o diagrama num local visível.

30 Passo a Passo Passo a Passo
10 – Analisar as contribuições e formular ações corretivas.

31 Passo a Passo Passo a Passo
11 – Acompanhar o plano de ação e depois manter o controle nas inspeções da CIPA.

32 Dinâmica Causa e Efeito
Apresentação das regras Sorteio de quatro equipes Uma causa primária Duas causas secundárias Duas causas terciárias A equipe pode passar a vez a qualquer rodada ou solicitar ajuda uma vez. Ganha a primeira equipe que completar suas causas primeiro. Cada equipe terá noventa segundos para fornecer a resposta, se exceder, passará a vez para a próxima equipe. Premiação surpresa à equipe vencedora.

33 Dinâmica Causa e Efeito
Processo modelo Armazém Inspeção Transporte Fornecedor Compras GERA REQUISIÇÃO DE COMPRAS CONTRATA TRANSPORTE LANÇA PROCESSO LICITATÓRIO LIBERA MATERIAL PARA ESTOCAGEM

34 Demora no ressuprimento dos materiais de consumo.
Dinâmica Causa e Efeito PROBLEMA Demora no ressuprimento dos materiais de consumo.

35 Diagrama Causa e Efeito
Case Estudo de caso retirado do artigo: Gerenciamento pelas diretrizes em uma organização educacional, autor Marco Antonio de Araujo

36 Diagrama Causa e Efeito
Exercício de Fixação

37 Diagrama Causa e Efeito
Vídeo

38 Revisão Bibliográfica
Diagrama de Dispersão Revisão Bibliográfica O que é??? Método gráfico para estudar o relacionamento entre duas variáveis.

39 Revisão Bibliográfica
Exemplo: A relação do número de sapatos defeituosos com a cola de má qualidade.

40 Revisão Bibliográfica
Muitas vezes é utilizado conjuntamente com o diagrama de causa e efeito; Normalmente o eixo horizontal representa o parâmetro do processo(causa) e o vertical a característica de qualidade de interesse(efeito).

41 Revisão Bibliográfica
Por que usar esta ferramenta? Para a visualização do tipo de relacionamento entre as duas variáveis. Para detectar a intensidade da relação Para examinar a ocorrência de tendências( lineares ou não) Para verificar a ocorrência de outlies(pontos fora da curva)

42 Revisão Bibliográfica
Quando uma  variável tem o seu valor diminuído com o aumento da outra, diz-se que as mesmas são negativamente correlacionadas. Este gráfico permite que façamos uma regressão linear e determinemos uma reta, que mostra o relacionamento médio linear entre as duas variáveis.

43 Revisão Bibliográfica
Dentre vários benefícios da utilização de diagramas de dispersão como ferramenta da qualidade, um de particular importância é a possibilidade de inferirmos uma relação causal entre váriáveis, ajudando na determinação da causa raiz de problemas.

44 Revisão Bibliográfica

45 Revisão Bibliográfica

46 Diagrama de Dispersão Passo a Passo Coletar os pares de observação (x,y) das variáveis cujo tipo de relacionamento será estudado. Registre-os em tabela. Notas 8 5 4 9 10 3 7 2 Faltas 1

47 Passo a Passo 2. Escolha a variável do eixo horizontal, por algum motivo, é considerada preditora da outra. No eixo horizontal ficarão as faltas, que devem influenciar no rendimento do aluno. 3. Determine os valores máximos e mínimos de cada eixo. Eixo das faltas: mínimo zero e máximo 14. Eixo das notas: mínimo zero e máximo 10.

48 Passo a Passo 4. Preencher com pontos no gráfico os dados da tabela.

49 Passo a Passo 5. Analisar os dados para verificar a existência ou não de relação entre as variáveis. Neste caso, podemos verificar que os alunos que obtiveram menor desempenho nas notas são os alunos que possuem maior número de faltas.

50 Dinâmica Diagrama de Dispersão
1- Cada grupo, já definido anteriormente, tera que fazer um diagrama de dispersão. 2- O tipo de diagrama ficara a critério dos grupos podendo ser: * Elevada correlação positiva; * Moderada correlação positiva; * Elevada correlação negativa; * Moderada correlação negativa.

51 Dinâmica Diagrama de Dispersão
3- Os grupos sorteará um ramo de atividade para poder fazer o diagrama, escolhido o ramo ficara a critério dos participantes elaborar um problema e as variáveis envolvidas bem como o tipo de relação das mesmas. 4- O grupo que terminar primeiro entregara o diagrama para a gente e argumentara o diagrama, se acharmos correto a equipe vence. 5- O premio será entregue a equipe que vencer

52 Casos CASE Caso 1. Troca de mercadorias Alimenbrás
Diagrama de Causa e Efeito

53 Casos CASE

54 Casos CASE Relatório diário de separação x ocorrência de trocas

55 Casos CASE Diagrama de correlação

56 Casos CASE

57 CASE Caso 2. Pintura Danificada

58 CASE

59 Diagrama de Dispersão Existem muitos tipos de padrões de dispersão que são chamados de correlações. Identifique os seguintes tipos representativos: A) EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

60 Diagrama de Dispersão Exercício de Fixação B) C)

61 Diagrama de Dispersão Exercício de Fixação
Um fabricante de tanques plásticos pelo processo de injeção encontrou problemas com tanques defeituosos que tinham paredes finas. Suspeitou-se que a variação da pressão do ar, que mudava de dia para dia, foi a causa das paredes finas, fora da especificação. Veja a tabela a seguir e verifique a existência ou não de correlação.

62 Exercício de Fixação Tabela 1 – Dados de pressão do ar e da percentagem de tanques plásticos defeituoso. Data Pressão do Ar (Kgf/cm3) Produtos com defeitos (%) Out./ 01 8,6 0,889 Out./22 8,7 0,892 02 8,9 0, ,5 0,877 03 8,8 0, ,2 0,885 04 8,8 0, ,5 0,886 05 8,4 0, ,3 0,896 08 8,7 0, ,7 0,896 09 9,2 0, ,3 0,928 10 8,6 0, ,9 0,886 11 9,2 0,895 Nov./01 8,9 0,908 12 8,7 0, ,3 0,881 15 8,4 0, ,7 0,882 16 8,2 0, ,9 0,904 17 9,2 0, ,7 0,912 18 8,7 0, ,1 0,925 19 9,4 0, ,7 0,872 A - Conforme visto na Tabela 1, há 30 pares de dados.

63 Exercício de Fixação B - Neste exemplo, indiquemos a pressão do ar por x (eixo horizontal), e a percentagem de produtos defeituosos, por y (eixo vertical). Assim temos: O valor máximo de x: x máx. = 9,4 (kgf/cm2) O valor máximo de x: x min. = 8,2 (kgf/cm2) O valor máximo de x: y máx. = 0,928 (%) O valor máximo de x: y min. = 0,864 (%) Marcamos o eixo horizontal com intervalos de 0,5 (kgf/cm2), de 8,0 a 9,5 (kgf/cm2) e o eixo vertical com intervalos de 0,01 (%), de 0,85 (%) a 0,93 (%). C – Trace o plano cartesiano usando e marcar os pontos no gráfico.

64 Exercício de Fixação Exemplo de Diagrama de Dispersão no Datalyzer© Spectrum


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