A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Operador de Computador

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Operador de Computador"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Operador de Computador
AULA 02 Agora que já sabemos identificar o computador e entender os termos mais utilizados, como software, hardware e as unidades de medida. Vamos conhecer os principais periféricos que compõem o gabinete e entender sobre as unidades de armazenamento.

2 Gabinetes O gabinete é uma caixa, geralmente de metal, onde estão alojados todos os componentes do computador (posteriormente, conheceremos alguns desses componentes). Conhecido como torre de computador ou caixa de computador, muitas pessoas erroneamente o chamam de CPU, mas, ao contrário do que se pensa, CPU, refere-se ao processador e não ao gabinete, pois é no processador que realmente está a unidade de processamento.

3 Placa-mãe Todo computador precisa ter uma placa-mãe para funcionar. Sua principal função é abrigar o chip do microprocessador do computador e permitir que tudo se conecte a ele. Tudo o que faz o computador melhorar seu desempenho faz parte da placa-mãe ou se conecta nela via um slot ou uma porta. Nela são conectados: teclado, mouse, memória, processador (CPU), HD, drive de CD ou DVD, placa de rede, placa de vídeo, etc.

4 Processador O Processador é a Unidade Central de Processamento, ele está acoplado à placa-mãe e é considerado como o cérebro do Computador. Responsável por comandar todas as operações, torna-se uma parte fundamental no processamento das informações e no funcionamento do computador.

5 Placa de vídeo A placa de vídeo também é um dos componentes de hardware instalados na placa-mãe e é responsável por gerar as imagens exibidas no monitor. Existe uma enorme variedade de placas, cada uma com seus mais diferentes recursos, seja na capacidade da memória, velocidade de processamento, entre outras peculiaridades. Conhecida também como aceleradora gráfica, a placa de vídeo é responsável pela comunicação entre o processador e o monitor.

6 Memórias Podemos considerar como memória todo e qualquer periférico com capacidade para armazenar dados, independentemente se esses dados ficam de modo temporário ou Permanente. A memória principal do computador, conectada à placa-mãe, se divide em duas:

7 RAM (Random Access Memory): É considerada memória temporária pelo fato de seus dados serem apagados automaticamente, quando desligamos o computador, portanto é chamada também de volátil. Esse tipo de memória permite que dados sejam gravados e regravados inúmeras vezes. Tipos de memórias RAM: SRAM, CMOS RAM, DRAM, FPM DRAM, EDO DRAM, SDRAM, DDR SDRAM, VRAM e RDRAM. ROM (Read Only Memory): Possui informações gravadas pelo fabricante da placa-mãe, sendo que as informações aqui gravadas referem-se a dados técnicos sobre o hardware e onde se realiza a BIOS do computador. BIOS é o programa que inicializa o hardware, testa a memória, inicia a carga do sistema operacional, ou seja realiza todas as operações necessárias para o funcionamento do computador. Tipos de memória ROM: PROM, EPROM, EEPROM, EAROM, Flash, CD-ROM e DVD-ROM.

8 Modem Dispositivo usado para a conexão com a internet, modula um sinal digital em onda analógica e é transmitida em seguida por uma linha telefônica. Ao chegar no modem de destino, o sinal é demodulado, ou seja, reconvertido de onda analógica para o sinal digital no formato original. O nome modem vem da junção de modulador e demodulador e existem basicamente dois tipos: os modens para acesso discado (geralmente instalados no computador - placas de fax/modem) e os modens de banda larga (geralmente são USB, Wi-Fi ou Ethernet).

9 Unidades de armazenamento
São todos os dispositivos capazes de gravar informações, ou seja, armazenar dados. Essa gravação de dados pode ser feita virtualmente, usando qualquer forma de energia. Tais dispositivos são também chamados de memória secundária ou memória auxiliar.

10 Como dispositivos de armazenamento, podemos citar:
Por meios magnéticos (HDs, disquetes); Por meios ópticos (CDs, DVDs, etc.); Por meios eletrônicos (SSDs) - chip - Exemplos: cartão de memória e pen drive. Para trabalhar com alguns desses dispositivos, é necessário ter um drive, que é simplesmente o que vai ler os CDs, DVDs e outros, além de ser possível gravar informações neles. Temos como exemplo os seguintes drives: CD-ROM: Usado apenas para ler o conteúdo dos CDs; CD-RW: usado tanto para ler quanto gravar nos CD-Rs e CD-RWs; CD-RW + DVD (Combo): Similar ao anterior, porém, com esse é possível ler os DVDs; DVD-RW: Esse trabalha de forma mais completa podendo ler e gravar tanto os CDs quanto os DVDs.

11 Disco rígido Conhecido como HD (do inglês Hard Disk), ou chamado pelos mais antigos de Winchester, trata-se de uma unidade de disco localizada geralmente dentro do gabinete. Possui uma capacidade de armazenamento superior à maioria dos outros dispositivos e também é bastante rápido na leitura/gravação de dados. Possui também uma durabilidade maior que muitos outros dispositivos, pois, além de ser de metal, fica mais protegido do sol, umidade e manuseios incorretos.

12 Pen drive Também conhecido como drive flash, o pen drive possui uma grande variedade quanto à capacidade de armazenamento. Hoje já é possível encontrar no mercado pen drive com capacidade superior a 256 GB. Quanto à velocidade de transferência de dados, varia de acordo com a versão da porta de comunicação (USB 2.0, USB 3.0, etc.). É compatível com os principais sistemas operacionais, onde são reconhecidos automaticamente, e, se bem cuidado, nesse dispositivo podemos armazenar informações por até 10 anos.

13 Cartão de memória Dispositivo de armazenamento com memória flash que vem se popularizando graças à possibilidade de uso em vários equipamentos além do computador, como câmeras digitais, MP3, celulares, videogames, etc. Os mesmos podem ser encontrados em vários formatos diferentes e uma grande variedade de capacidades de armazenamento. É portátil, não precisa de eletricidade para que os dados sejam mantidos nele e pode ser gravado e regravado várias vezes.

14 Exercícios Qual é a principal função do gabinete?
Como são classificadas as placas-mãe? Qual é a principal diferença entre placa-mãe on-board e off-board? Qual é a função do processador? O que você entende por adaptador de vídeo e placa de vídeo? Quais as principais memórias conectadas à placa-mãe? O que é e qual a função do modem? O que são as unidades de armazenamento? Cite 4 dispositivos de armazenamento.

15 TDP Faça um trabalho escrito sobre a “Historia da Informática” e a “História da Informática no Brasil”, Tragam na última aula valendo pontos para avaliação do módulo.

16 Fim da Aula 02


Carregar ppt "Projeto Operador de Computador"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google