A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE DOS 6 AOS 12 ANOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE DOS 6 AOS 12 ANOS"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE DOS 6 AOS 12 ANOS

2 O SELF PERCEPÇÃO DE SI SELF OBJETIVO- A PRINCIPIO A CRIANÇA FOCALIZA AS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS VISÍVEIS- O QUE ELA PARECE, COM QUEM BRINCA, ONDE MORA, O QUE FAZ. AS CARACTERÍSTICAS INTERNAS NÃO SÃO RELEVANTES. HÁ UMA FOCALIZAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS INTERNAS EM DETRIMENTO DAS PROPRIEDADES PERMANENTES E DURADOURAS. SELF SOCIAL- A CRIANÇA COMEÇA A SE PERCEBER DENTRO DE UM JOGO SOCIAL. TEM INÍCIO POR VOLTA DOS DOIS ANOS MUITO SUTILMENTE. AOS POUCOS VAI PERCEBENDO SEUS PAPÉIS NESSE JOGO SOCIAL (SOU O PAI, O PROFESSOR, O PEGA)

3 A PARTIR DOS 6 ANOS A CRIANÇA JÁ É CAPAZ DE SE AUTO DEFINIR A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS MAIS INTERNAS E ABSTRATAS- ESPERTA, INTELIGENTE. A DESCRIÇÃO DO SELF A PARTIR DE TAL IDADE PASSA A SER MAIS COMPARATIVA E GENERALIZADA

4 AS RELAÇÕES A PRINCÍPIO A CRIANÇA ENTENDE AS RELAÇÕES A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS- SE PERGUNTADA SOBRE QUEM SÃO SEUS AMIGOS, UMA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR, IRÁ AFIRMAR QUE SÃO AQUELES QUE BRINCAM COM ELE. NA MENINICE INTERMEDIÁRIA HÁ UMA MAIOR CENTRALIZAÇÃO NO GRUPO DE COMPANHEIROS. HÁ UMA DIMINUIÇÃO NO PROCESSO DE RELAÇÃO ENTRE PAIS E PROFESSORES. HÁ UMA PREFERÊNCIA PELO BRINQUEDO COM COMPANHEIROS. GOSTAM DE REALIZAR COISAS JUNTO COM SEUS COMPANHEIROS.

5 SEGREGAÇÃO SEXUAL NA FAIXA ETÁRIA DA MENINICE INTERMEDIÁRIA HÁ UMA DIVISÃO DE GÊNEROS: MENINOS BRINCAM COM MENINOS E MENINAS BRINCAM COM MENINAS, EXCETO EM BRINCADEIRAS EM COMUM (PEGA-PEGA, ESCONDE-ESCONDE)

6 POPULARIDADE E REJEIÇÃO
CRIANÇAS MAIS POPULARES SÃO AS QUE AGEM DE MODO POSITIVO, NÃO PUNITIVA, NÃO AGRESSIVA, ELAS EXPLICAM AS COISAS E LEVAM EM CONTA O DESEJO DOS OUTROS. AS CRIANÇAS REJEITADAS SÃO GERALMENTE AGRESSIVAS, DESTRUIDORAS E NÃO COOPERATIVAS. GERALMENTE SÃO BASTANTE PROPENSAS A DESENVOLVER TRANSTORNOS DE CONDUTA.

7 A TV E SEUS EFEITOS HÁ EFEITOS POSITIVOS NOS PROGAMAS EDUCATIVOS QUE OFEREÇAM CONCEITOS DE VALORES MORAIS E SOLIDARIEDADE. O EXCESSO DE ASSITÊNCIA À TV PODE CAUSAR REDUÇÃO NOS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM DE LEITURA, ARITMÉTICA E ESCRITA.

8 TV, VIOLÊNCIA E AGRESSIVIDADE
OS NÍVEIS DE VIOLÊNCIA NA TV TÊM CRESCIDO. EM PESQUISA FEITA FILMES DE COMÉDIA MOSTRAM EM MÉDIA 2 INCIDENTES DE VIOLÊNCIA, NOS FILMES DE AVENTURA HÁ PELO MENOS OITO CENAS DE FORTE AGRESSIVIDADE E VIOLÊNCIA. NOS DESENHOS ANIMADOS A TAXA DE VIOLÊNCIA TAMBÉM É EXTREMAMENTE ALTA. OS MOCINHOS DOS FILMES SÃO TÃO VIOLENTOS QUANTO OS BANDIDOS. A VIOLÊNCIA É SEMPRE RECOMPENSADA NA MAIORIA DOS PROGRAMAS. A VIOLÊNCIA É APRESENADA COMO UMA FORMA BEM SUCEDIDA DE SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS. EM MUITOS CASOS OS EFEITOS NEGATIVOS DA VIOLÊNCIA NÃO SÃO MOSTRADOS. O QUE PODE GERAR UMA IDÉIA DE QUE NÃO HÁ EFEITOS NEGATIVSO NA VIOLÊNCIA.

9 PESQUISAS REALIZADAS APONTAM PARA O FATO DE QUE UM DOS MELHORES MEIOS DE PREVISÃO DA AGRESSIVIDADE EM UM JOVEM DE 19 ANOS É A VIOLÊNCIA NOS PROGRAMAS DE TV QUE ELE ASSISTIU AOS 8 ANOS.


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE DOS 6 AOS 12 ANOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google