A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTALAÇÕES ELÉTRICAS"— Transcrição da apresentação:

1 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
FERRAMENTAS E INSTRUMENTAIS

2 O termo ferramenta deriva do latim
INTRODUÇÃO FERRAMENTA Definição: O termo ferramenta deriva do latim ferramenta, plural de ferramentum. É um utensílio, dispositivo, ou mecanismo físico ou intelectual utilizado por trabalhadores das mais diversas áreas para realizar alguma tarefa.

3 Proporcionam ao usuário facilidade em tarefas onde é necessário:
ALICATES Definição: É uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar  a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado. Proporcionam ao usuário facilidade em tarefas onde é necessário: Corte Pressão Proteção Quando um alicate é isolado, em seu cabo vem uma marcação.(Conforme Norma NBR 9699 e Norma Reguladora NR10) .

4 Alicate universal Alicate é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado. A multiplicação de força se dá pelo princípio de alavanca, podendo ser calculada através das Leis de Newton. Alicates são usados para muitas finalidades, sendo uma das ferramentas mais comuns em uso pelo homem. Na maioria dos casos, o uso se dá em trabalhos de mecânica, de eletricidade e de eletrônica. Existem diversos tipos e tamanhos de alicate, cada um adaptado às suas aplicações específicas.

5 Corte Como o próprio nome diz, sua função é cortar, podendo apresentar-se de formas diferentes, dependendo da necessidade do usuário, sendo assim, disponível com cabo isolado para 1000V. Pressão Pode ser utilizado para: Segurar com firmeza, Fixar peças Prender e Travar Desapertar parafusos danificados Cortar tubulações metálicas Crimpar terminais    Universal  É o alicate mais conhecido; é chamado assim, pois tem a capacidade de cortar, de segurar com firmeza e prensar terminais (região retificada próxima a articulação do alicate).Também disponível em cabo isolado para 1000V. [editar]Isolação Quando um alicate é isolado, em seu cabo vem uma marcação. (Conforme Norma NBR 9699 eNorma Regulamentadora 10 - NR10)

6

7

8 MULTÍMETRO Multímetro Destinado a medir e avaliar grandezas elétricas, um Multímetro ou Multiteste (Multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um instrumento que pode ter mostrador analógico (de ponteiro) ou digital. O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores analogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente à medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em numeros ou trasnferidos a um PC. Varias escalas divisoras de tensão, corrente, resistencia e outras são possíveis.

9 Descrição: O mostrador análogo funciona com base no Galvanômetro, instrumento composto basicamente em uma bobina eletrica montada em um anel em volta de um imã. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o imã. Uma pequena mola espiral, como as dos relogios, mantem o ponteiro no zero da escala. Uma corrente eletrica passando pela bobina, cria um campo magnético oposto ao do imã promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tensão, corrente, resistencia etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda à evitar o erro de paralaxe. Nos dois modelos, um sistema de chave mecanica ou eletronica divide o sinal de entrada de maneira a adequar a escala e o tipo de medição. Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro eohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar. Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido a sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade.

10 Chave Teste Wattímetro Voltímetro Alicate Amperímetro

11 Terrômetro Kit para verificação do aterramento. Composto de três pontos com três condutores distintos. O terrômetro existe de vários modelos mas sempre com a mesma finalidade , nos proporcionar a medida da eficiência do aterramento, ou seja a resistência do solo onde deverá fluir toda a eletricidade excedente, seja ela estática ou proveniente de surtos locais.

12 ...NÃO PEÇAM UMA CRUZ MENOR, PEÇAM OMBROS
MAIS LARGOS...

13 Pedro Henrique Silva e Souza 582130-4
POWERED BY Pedro Henrique Silva e Souza Rômulo Marcelino da Silva Felipe Melo Moreira de Lima Bruno Galego Carlecio Benedito Martins


Carregar ppt "INSTALAÇÕES ELÉTRICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google