A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sintomas, causador da doença, prevenção, tratamento e transmissão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sintomas, causador da doença, prevenção, tratamento e transmissão"— Transcrição da apresentação:

1 Sintomas, causador da doença, prevenção, tratamento e transmissão
Teníase Sintomas, causador da doença, prevenção, tratamento e transmissão

2 Identificação Escola: Jardim Imperial Data: 12/06/2013
Alunos: Enzo, Lucas S. e Gilberto Série: 6ª C Vespertino Disciplina: Ciências Prof.ª: Givaédina

3 Teníase A teníase é uma infecção intestinal causada pela fase adulta da Taenia solium e da Taenia saginata. A teníase e a cisticercose são causadas pelo mesmo parasita, só  que em fases distintas de vida. A teníase é causada pela Taenia solium ou Taenia saginata quando presente no intestino delgado dos humanos (hospedeiros definitivos), já a cisticercose, causada devido à presença da larva, também conhecida como “canjiquinha”, que pode estar presente em hospedeiros intermediários, sendo que o cisticerco da T. solium é encontrada na musculatura dos suínos e da T. saginataé encontrada na dos bovinos. A teníase causada pela T. solium não é considerada fatal, enquanto que a cisticercose causada por ela pode levar à morte.

4 Transmissão A infecção pela larva da T. saginata ou T. solium se dá pela ingestão da carne bovina e suína, respectivamente, contaminada preparada de forma inadequada.

5 Sintomas Problemas gastrointestinais como dor abdominal; Anorexia;
Diarréia; Enjôo; Irritação; Fadiga; Fraqueza; 

6 Diagnóstico  Diagnóstico é realizado através de exames cropoparasitológicos, sendo observados no microscópio óptico os ovos ou proglótides (anéis que compõe o corpo da Taenia s.) do parasita. Quando este método não é suficiente, podem ser realizados os testes de hemoaglutinação e imunofluorescência indireta.

7 Causador da doença A teníase é uma infecção intestinal causada pela fase adulta da Taenia solium e da Taenia saginata. Estes são parasitas hermafroditas da classe dos cestódeos, da família Taenidae, também conhecido como “solitária”. São seres extremamente competitivos pelo seu habitat, não precisando nem de parceiro para a cópula, já que são seres monóicos com estruturas fisiológicas para autofecundação.

8 Tratamento O tratamento da teníase é feito com o uso de drogas antiparasitárias, como mebendazol, nitazoxanida, praziquantel ou albendazol.

9 Prevenção Uma das formas de controle desta doença é à saúde animal dos bovinos e suínos, controlando sua alimentação e realizando adequadamente a inspeção das carcaças dos animais abatidos para consumo humano. É aconselhável que tanto a carne de porco, quanto a bovina, seja consumida bem passada, lembrando também que embutidos não cozidos são alimentos de risco.

10 Referências http://www.infoescola.com/doencas/teniase/
Site de busca GOOGLE


Carregar ppt "Sintomas, causador da doença, prevenção, tratamento e transmissão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google