A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CNIDÁRIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CNIDÁRIOS."— Transcrição da apresentação:

1 CNIDÁRIOS

2 CARACTERIZAÇÃO GERAL O nome do grupo, celenterado, deriva da existência de uma cavidade corporal interna onde ocorre a digestão: gastrocela. O nome cnidários deriva da célula urticante cnidócito. São animais aquáticos, predominantemente marinhos, flutuantes ou sésseis na plataforma continental ou em profundidades oceânicas.

3 CARACTERIZAÇÃO GERAL A água-viva, a caravela, a hidra e os corais são alguns exemplos de celenterados.

4 ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL
Os cnidários podem apresentar-se sob duas formas: os pólipos (geralmente sésseis) ou medusas (livre-natantes). O corpo é basicamente um saco formado por duas camadas de células : a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogléia.

5

6 São diploblásticos (isentos de classificação relativa ao celoma)
apresentam simetria radial. Protostômios – originam primeiramente a boca.

7

8

9

10 Tipos celulares epidérmicos:
Célula mioepitelial epidérmica - são as células mais numerosas, dispostas densamente na epiderme, formando a superfície externa do corpo. Revestem e permitem contração do corpo. Célula intersticial - são pequenas células encaixadas entre as células do epitélio muscular. Tem capacidade totipotente, originando, assim, qualquer outro tipo de célula.

11

12 Célula nervosa - são células estreitas não diferenciadas em axônio e dentritos, que se encontram na base da ectoderme formando em conjunto, uma rede junto a mesogléia. Comunicam estímulos captados pelas sensoriais às mioepiteliais e da gastroderme. Cnidoblasto - são células altamente especializadas, concentrando-se principalmente nos tentáculos. Possuem uma cápsula – o nematocisto – com um filamento interno emissor de uma substância urticante.

13 Células epidérmicas Células glandulares: lubrificam o corpo e através do muco permite a aderência do animal ao substrato.

14

15

16 Células da gastroderme
Células mioepiteliais digestivas: Células flageladas voltadas para a cavidade gastrovascular, facilitam a mistura.

17 CLASSIFICAÇÃO GERAL O filo Cnidaria está dividido basicamente em quatro classes de organismos atuais : Anthozoa - as anêmonas-do-mar e os corais verdadeiros; exclusivamente marinhos Scyphozoa- as águas-vivas; Neles a fecundação ocorre dentro da medusa femea. Tentáculos 40m

18 Cubozoa – Predominam as medusas em forma de cubo;
Hydrozoa - as hidras, algumas medusas, a caravela e os corais-de-fogo;

19 RESPIRAÇÃO Inexiste um sistema organizado; assim, os gases se difundem diretamente através da epiderme e da gastroderme.

20 NUTRIÇÃO São essencialmente carnívoros, imobilizam pequenos crustáceos e peixes pela emissão das substâncias urticantes, ingerindo-os pela boca e digerindo-os na gastrocela, de modo extra e intracelular.

21

22 CIRCULAÇÃO Sistema cárdio-vascular ausente; qualquer substância se desloca por difusão simples pelas camadas celulares e pela mesogléia.

23 EXCREÇÃO Difusão direta pela gastroderme e pela epiderme.

24 COORDENAÇÃO Não há neurônios típicos e o sistema nervoso corresponde a um conjunto difuso de células nervosas na mesogléia. Existem conjuntos de células fotossensíveis denominadas ocelos e outros envolvidos com equilíbrio, os estatocistos

25 REPRODUÇÃO Existem processos sexuados e assexuados, variando conforme a classe estudada. Processos assexuados: brotamento e estrobilização. Processos sexuados: envolvendo produção de gametas, com fecundação interna ou externa; desenvolvimento geralmente indireto (larva plânula).

26

27

28

29

30

31


Carregar ppt "CNIDÁRIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google