A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel."— Transcrição da apresentação:

1 Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel

2 Índice Características físicas da região; Processo de ocupação;
As quatro sub-regiões e o modo de vida da população; Economia da região;

3 Características físicas da região

4 Processo de ocupação e manifestação cultural

5 As quatro sub-regiões e modo de vida da população

6 As quatro sub regiões Em razão das diferentes características físicas que apresenta, a Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. Compreender as peculiaridades das sub-regiões nordestinas é de fundamental importância para a análise das relações sociais ali estabelecidas, que refletem diretamente nas atividades econômicas desenvolvidas.

7 Meio-norte É composta pelos estados do maranha e oeste do Piaui. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. É uma região economicamente pouco desenvolvida, prevalece o extrativismo vegetal, agricultura tradicional de algodão, cana de açúcar e arroz, além da pecuária extensiva.

8 Sertão Tem muitas secas, a bacia do rio São Francisco é a maior da região e a única fonte de agua para a população que habitam suas margens, é aproveitado também para irrigação e fonte de energia através de hidrelétricas. A principal atividade econômica é o cultivo de frutas, flores, cana de açúcar, milho... E também a indústria.

9 Agreste Essa sub-região é composta pelos estados do rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A principal atividade econômica nos trechos mais secos é a pecuária, e nos trechos mais úmidos é a agricultura, tem um grande cultivo de algodão, café e do sisal

10 Zona da mata Apresenta a maior concentração populacional do Nordeste e é a sub-região mais urbanizada. O clima é tropical úmido e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas. O cultivo da cana de açúcar é a principal atividade econômica. Outras atividades econômicas: extração de petróleo, o cacau, café, fumo, lavoura de subsistência...

11 Essa são as quatro sub regiões :
-Meio-norte -Zona da mata -Agreste -Sertão

12 Principais problemas O planalto da Borborema, localizado no agreste é um bloqueio de ventos do leste, quentes e úmidos. Impede que as massas de ar avancem do oceano Atlântico para o interior nordestino, o que atrapalha a ocorrência das chuvas, e por isso a população sofre muitas dificuldades pela falta de agua

13 Migrações A região foi a porta de entrada para a colonização europeia. É chamado de Zona da mata porque, originalmente, era coberta pela mata atlântica, que atualmente esta quase extinta na região. Em toda a região, belas praias atraem turistas, tanto no brasil quanto do exterior, portanto o turismo é uma importante fonte de atividade.

14 Processo de ocupação e manifestações culturais e religião
Economia da região

15 Processo de ocupação Nordeste é a primeira região a ser ocupada pelos portugueses,começou na Bahia e se expandiu.No final do século 16,Sergipe ,Pernambuco,Rio Grande do norte e Paraíba já tinham sido incorporados.No ano 1610 chegaram ao Ceará e Conquistaram o Pará.

16

17 Cultura A cultura nordestina é bastante diversificada,influência por índiginas africanos e europeus.A riqueza cultural do nordeste é visivel,para mais que suas manifestações folclóricas e populares.

18 Folclore Com o passar dos anos,a palavra folclore vai se sócio-cultural,por assim dizer.O objetivo é contar mitos,contos,fábulas,e outras coisas. Algumas lendas folclóricas de nordeste são:a lenda do qurunpim, a lenda da barba ruiva entre outros.

19

20 culinária Algumas comidas do nordeste são:Bolo de milho, paçoca,tapioca,carne -de –sol,queijo coalho,cuscuz, entre outros.No nordeste , é bem comum achar frutos do mar em pratos.

21

22 Musica e Dança Musicas e danças do Nordeste tem muitos, tais como : gonzaga,são joão.Bumba – meu –boi são danças bem conhecidas.A capoeira era um modo de se denfender , mas acabou virando uma dança popular

23

24 Características físicas do NORDESTE

25 Clima A região Nordeste é caracterizada pela seca. A região está localizada na zona intertropical da Terra, portanto, por causa da quantidade de luz que incide na superfície do local, a temperatura é muito alta durante o ano todo. Nessa região, as chuvas não são bem distribuídas no decorrer do ano. São identificados três tipos de climas ao longo da região Nordeste: tropical, semiárido e equatorial úmido.

26 Vegetação A vegetação nordestina é muito extensa, vai desde a Mata Atlântica à Mata dos Cocais no Meio-Norte. Mata Atlântica A vegetação é bem diversificada, no litoral encontra-se algumas áreas espalhadas Cerrado é visto no centro-oeste da região, indo desde o sul do Maranhão até o oeste da Bahia, é a famosa vegetação com árvores pequenas e retorcidas. A Caatinga é encontrada no sertão, dominando a maior parte do nordeste. Mangues estão localizados nas regiões litorâneas e, no extremo oeste maranhense, encontramos a Floresta Amazônica. A Mata dos Cocais fica entre os estados do Maranhão e Piauí, é uma zona de transição da Amazônia e Caatinga.

27 relevo O relevo nordestino é composto basicamente pelo Planalto da Borborema, localizado a leste, uma das principais causas pela seca do sertão ; o planalto impede a chegada de chuvas a região, causando assim grandes estiagens ( seca) temos também a Bacia do Rio Parnaíba, a oeste, e algumas elevações, como as chapadas e os planaltos, um exemplo é a Chapada de Diamantina. Ao litoral vemos as planícies

28 hidrografia Os principais rios da região nordeste são o Rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais (Região Sudeste) até a divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe, e o Rio Parnaíba, o norte da região. A Bacia Maranhense também tem grande importância.

29 Mapa politico

30 Economia da região

31 Setor Secundário Nordeste é a terceira maior economia do Brasil.A região desde do final da década de 200 tem um crescimento econômico muito grande, e esse crecimento amenizou o impacto da maior crise de capitalismo dos últimos 80 anos na economia brasileira.

32

33 Setor Terciário É o setor que integra as atividades do comércio e a prestação de serviços. Alguns exemplos de trabalhos no setor são: professores, advogados, guias turísticos, garçons, vendedores é muito mais... Essa setor também acaba incluindo trabalhadores informalizadas,ou seja ,que não pagam impostos

34

35 Setor Primário O setor primário corresponde ao campo das atividades referente a produção de matéria- primas, que são chamados de produtos primário por serem,em geral, recursos cultivados ou extraídos da natureza que são consumidos e transformados em mercadorias.As atividades do Setor primário são a agricultura,a pecuária e o extrativismi vegatl,animal e mineral.

36

37 Bibliografia


Carregar ppt "Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google