A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jeferson C. de Souza. Cidade-prédio de 1895 Escola do futuro de 1910.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jeferson C. de Souza. Cidade-prédio de 1895 Escola do futuro de 1910."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jeferson C. de Souza

2 Cidade-prédio de 1895 Escola do futuro de 1910

3 Técnicas Conhecimentos e habilidades empregados diretamente. Tecnologias Aplicações do conhecimento científico

4 Habilidades empregadas diretamente... Aplicações do conhecimento científico...

5 O artesanato ; A manufatura; A maquinofatura.

6

7 Quais elementos são frutos do desenvolvimento?

8 Aldeia global: p.17 MacLuhan Cultura universal; Industria cultural Imposição de costumes; Cultura de massas; Observe a fig. 1.4 A revolução da informação

9 ...é a atitude do aliciador de enganar ou coagir a vítima, apropriando-se da sua liberdade por dívida ou outro meio......redes internacionais de prostituição, muitas vezes ligadas a roteiros de turismo sexual

10 ...suspeita de que o jovem vendia os animais a redes de biopirataria internacionais...

11 Os verdadeiros chefes do narcotráfico no Rio de Janeiro são ligados à rede do crime organizado transnacional que movimenta no sistema bancário internacional cerca de 400 bilhões de dólares por ano.

12 a Al Qaeda da Península Arábica no Iêmen, a Al Qaeda no Magreb Islâmico, grupos atuantes no: Paquistão, Iraque, Argélia, Caxemira, entre outros países....ausência de uma hierarquia única (...) ausência de comunicação com o núcleo para realizar os atentados.

13

14 A cabeça desta rede do crime organizado está na Colômbia

15 1. refere a sua forma, a sua materialidade, toda infraestrutura... O meio técnico (p18) 2. trata de seu conteúdo, de sua essência. Assim, a rede é também social, financeira... O meio tecnocientífico

16 é uma combinação de elementos da natureza, do meio técnico e do meio tecnocientífico; é formado por um conjunto indissociável, solidário de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá.

17 Cap. 2 – página de abertura - 22

18

19 Busca por mercados e matérias-primas. Consequente aperfeiçoamento das Técnicas... Mercantilismo: Intervenção do estado na estado na economia; Balança comercial- valor de: ExportaçãoImportação Balança comercial?

20 Pacto colonial! Colônia relações somente com a metrópole Consequências!!! Consolidação da DIT; Esgotamento de recursos naturais nas colônias; Acumulação de capital na metrópole.

21 Colônias- vendiam a baixos preços e compravam a altos preços... Povos dominantes controlavam as técnicas e o que deveria ser produzido... Escravidão, por quê? Questão do livro!!! Com o acúmulo de capital, metrópoles investiram onde?

22 Fatores: Capital acumulado; Matéria prima (jazidas ferro na Inglaterra); Energia (jazidas de cravão na Inglaterra); População: Mercado consumidor; Mão de obra. Quais eram os meios de transporte?

23 Fonte de energia: Carvão Matéria Prima: Ferro; Têxteis; Ciclo Hidráulico e do Carvão Meios de Transporte: Trem e Barcos à vapor; Resultado: Transformação da Manufatura em maquinofatura. Econômica Divisão de tarefas-redução dos custos; Sociais Aumento da população em torno das fábricas; Violência; saneamento e desemprego; Políticas Manifestações e sindicatos; Espaciais Êxodo rural; Crescimento ao longo das redes ferroviárias.

24 Aço como matéria prima; Ciclo do Petróleo como fonte de energia; Energia elétrica; Consequência: Grandes inovações; Rivalidade entre potências imperialistas na busca por matéria prima; Produção de massa: Taylorismo e Fordismo.

25 Objetivo: acabar com o desperdício, a ociosidade e morosidade operária... O aperfeiçoamento se conquista com a especialização (...) divisão do trabalho em tarefas específicas (...) no ritmo das máquinas...

26 Motivos: mão-de-obra pouco qualificada; trabalhadores eram imigrantes analfabetos; Alguns não falavam o mesmo idioma.

27 Coloca em prática as teorias de Taylor Objetivo: produzir com custo reduzido; carros exatamente iguais... Manchete! Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford T – o carro de todo o mundo –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira Padronizada.

28 Adam Smith ( ); O mercado regula a economia; Estado: segurança e ordem. Obras de infraestrutura... Pouca mudança na DIT

29 Com a crise de 1929, liberalismo perde força... Intervenção do estado - garantir pleno emprego. Estado como: Proprietário de empresas- estatais; Planejador. Intervenção pública; Ação social; Políticas protecionistas. Mas, o que é Protecionismo?...governo estabelece entraves à importação de produtos como têxteis, móveis e eletrodomésticos. Restrições ocorrem durante novo período de conflitos comerciais entre Brasil e Argentina; em fevereiro, comércio bilateral caiu 45%. (02 de março de 2012)

30 A partir da 2ª G.M. potência mundial EUA. Revolução técnico-científica / surgimento da Tecnologia. Avanços da robótica e da genética- Ênfase na década de 90-internet. Rapidez nos meios de transporte e informação. Consequências? Cada vez menos da mão-de-obra – Desemprego estrutural Excesso de produção

31 Concepção "enxuta(clean, magra...) Eliminação do estoque. Objetivo: Eliminar o estoque e o desperdício, produzindo somente o que for necessário, JIT - "just in time". Passou a produzir automóveis com larga escala de cores, sem gerar custos adicionais – Customização. Ajustes rápidos e flexíveis das máquinas. Fábricas menores e descentralizadas, por quê?

32

33 Surgiu devido aos riscos!!! Inchaço do serviço público; Sindicatos; Gastos sociais. Concordas ou não?

34 Margareth Thatcher, enfrentou os sindicatos (...) leis que lhes limitassem a atividade, privatizou, afrouxou a carga tributária sobre os ricos e empresas, estabilizou a moeda. Em seguida Reagan e Pinochet No final dos anos 90, com as manifestações públicas nos encontros da OCDE, cresceram as análises sobre os movimentos de resistência ao neoliberalismo. Contraponto: o Fórum Social Mundial foi uma proposta ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

35 Após 101 anos no mercado, a General Motors, que já foi a maior montadora do mundo, deve pedir hoje concordata na Justiça dos EUA. (01/06/2009) Participação do governo pode superar 57%. CENÁRIO DE CRISES MUNDIAIS!!!

36 Margareth Thatcher, enfrentou os sindicatos (...) leis que lhes limitassem a atividade, privatizou, afrouxou a carga tributária sobre os ricos e empresas, estabilizou a moeda. Em seguida Reagan e Pinochet No final dos anos 90, com as manifestações públicas nos encontros da OCDE, cresceram as análises sobre os movimentos de resistência ao neoliberalismo. Contraponto: o Fórum Social Mundial foi uma proposta ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

37 A doutrina econômica a que o texto se refere defende a) o Estado de Bem Estar Social nas nações subdesenvolvidas. b) a prática da estatização dos recursos naturais. c) a intervenção mínima do Estado da economia. d) o desestímulo à livre circulação de capitais internacionais. e) a criação de rígida legislação de proteção ao trabalho.

38 a) a globalização do capital financeiro. b) a intensificação dos monopólios. c) a redução considerável do direito à propriedade privada dos meios de produção. d) o aumento da produtividade do trabalho. e) a competição de oligopólios no mercado internacional.

39 três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê- lo: a globalização como fábula; O segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; E o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização.

40 A cultura é um elemento diferenciador entre os povos, mas sofre influência, ou não? O tempo cronológico/ distância é redimensionada com o meio técnico-científico-informacional...

41 I. proteger suas culturas e valores nacionais, inibindo o contato com culturas de outras nações. II. controlar o acesso a informações sobre a situação política interna e a questão dos direitos humanos.

42 (UNEAL-2011) Leia a frase para responder à questão. Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo. PCN Geografia. Adaptado A descrição revela o fenômeno da a) conurbação. b) metropolização. c) globalização. d) revolução industrial. e) favelização.

43 Sobre esse fenômeno, é correto afirmar: a) Sua emergência tornou obsoletos os blocos econômicos regionais, pois facilitou o comércio direto de país para país. b) Uma das consequências políticas do fortalecimento desse fenômeno foi a transferência da soberania nacional para organismos supranacionais, a exemplo da ONU. c) As fronteiras nacionais perderam suas funções legais de controle de fluxos. d) A causa da globalização foi a queda do muro de Berlim, dando fim à divisão do mundo conhecida como bipolaridade e iniciando uma nova fase, a multipolaridade. e) O desenvolvimento tecnológico associado às condições políticas mundiais das últimas décadas do século XX intensificou o processo de globalização

44 a) a globalização do capital financeiro. b) a intensificação dos monopólios. c) a redução considerável do direito à propriedade privada dos meios de produção. d) o aumento da produtividade do trabalho. e) a competição de oligopólios no mercado internacional.

45


Carregar ppt "Prof. Jeferson C. de Souza. Cidade-prédio de 1895 Escola do futuro de 1910."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google