A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DA MEDIUNIDADE CURADORA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DA MEDIUNIDADE CURADORA"— Transcrição da apresentação:

1 DA MEDIUNIDADE CURADORA
ARTIGO DE ALLAN KARDEC- NA REVISTA ESPÍRITA – SETEMBRO DE 1865 DA MEDIUNIDADE CURADORA OBJETIVO ESTUDAR O ARTIGO PARÁGRAFO POR PARÁGRAFO. MÉTODO: ELABORAÇÃO DE ESQUEMAS GRÁFICOS, DEDUZIDOS DA IDÉIA BÁSICA DE CADA PARÁGRAFO. DIRECIONAMENTO: MÉDIUNS E ESTUDANTES DO CEFAK

2 ROTEIRO 0 – Relação das questões que Kardec se propôs a resolver
OS TÍTULOS SÃO NOSSOS 0 – Relação das questões que Kardec se propôs a resolver 1 – Do médium curador 2 – Diferença entre médium curador e magnetizador 3 – A origem do fluido 4 – Qualidades dos fluidos 5 – Fadiga e esgotamento 6 – Ação dos espíritos 7 – Médium curador, na estrita acepção da palavra 8 – Médium curador, na acepção genérica da palavra 9 – A pretensão de ser médium curador 10 – O que a vontade pode 11- Ação da prece 12 – Só imposição das mãos 13- Não há médiuns curadores universais 14- Não é profissão 15 – Relações com o espiritismo

3 . ARTIGO DE ALLAN KARDEC “DA MEDIUNIDADE CURADORA”
REVISTA ESPÍRITA SETEMBRO DE 1865 QUESTÕES: NA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS: QUAL A PARTE DOS MÉDIUNS? QUAL A PARTE DOS ESPÍRITOS? É NECESSÁRIO EMPREGAR A VONTADE, COMO NAS OPERAÇÕES MAGNÉTICAS, OU LIMITAR-SE A ORAR? ESSA FACULDADE É ACESSÍVEL A TODOS? QUAL O PAPEL DO ORGANISMO? ESSA FACULDADE É DESENVOLVÍVEL? KARDEC FAZ UM RESUMO DE ALGUNS DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MEDIUNIDADE CURADORA, EM QUINZE PARÁGRAFOS NUMERADOS

4 DO MÉDIUM CURADOR § 1º O MÉDIUM CURADOR
RS SET/1865 § 1º O MÉDIUM CURADOR MAGNETIZA DE FATO OU PELO PENSAMENTO VER OBRAS DE KARDEC E DOS SÁBIOS DA CIÊNCIA DO MAGNETISMO § 1º (...) A MEDIUNIDADE CURADORA É EXERCIDA PELA AÇÃO DIRETA DO MÉDIUM SOBRE O DOENTE, COM O AUXÍLIO DE UMA ESPÉCIE DE MAGNETIZAÇÃO DE FATO, OU PELO PENSAMENTO

5 DIFERENÇA ENTRE MÉDIUM CURADOR E MAGNETIZADOR
RS SET/1865 DIFERENÇA ENTRE MÉDIUM CURADOR E MAGNETIZADOR § 2º O MAGNETIZADOR O MÉDIUM CURADOR MAGNETIZA COM SEU PRÓPRIO FLUIDO (MAGNETISMO HUMANO) MAGNETIZA COM O FLUIDO DOS ESPÍRITOS (MAGNETISMO ESPIRITUAL) § 2º(...) QUEM DIZ MÉDIUM DIZ INTERMEDIÁRIO

6 ORIGEM DO FLUIDO § 3º FLUIDO HUMANO FLUIDO DOS BONS ESPÍRITOS
RS SET/1865 ORIGEM DO FLUIDO § 3º FLUIDO HUMANO FLUIDO DOS BONS ESPÍRITOS COM AS IMPUREZAS: FÍSICAS MORAIS (DO INDIVÍDUO) QUANTO ÀS IMPUREZAS: MAIS PURO MAIS ATIVO (MAIS RÁPIDO NA CURA) O MÉDIUM TEM NECESSIDADE DE TRABALHAR PELA SUA DEPURAÇÃO PASSANDO ATRAVÉS DO MÉDIUM, PODE ALTERAR-SE § 3º (...) ESSA DIFERENÇA DE ORIGEM PRODUZ UMA GRANDE DIFERENÇA NA QUALIDADE DO FLUIDO E NOS SEUS EFEITOS(...)

7 QUALIDADES DOS FLUIDOS
RS SET/1865 QUALIDADES DOS FLUIDOS § 4º FLUIDO HUMANO FLUIDO ESPIRITUAL SALUTAR OU INSALUBRE: EM FUNÇÃO DAS QUALIDADES FÍSICAS E MORAIS DO INDIVÍDUO MAIS OU MENOS PURO; MAIS OU MENOS BENFAZEJO: EM FUNÇÃO DA ELEVAÇÃO DO ESPÍRITO AS BOAS QUALIDADES MORAIS DO MAGNETIZADOR, IMPREGNA OS FLUIDOS DE MAIOR PODER REPARADOR NO ESPÍRITO IMPURO, ANIMADO DE MÁS INTENÇÕES, PODE SER MALÉFICO § 4º (...) ASSIM, SERIA UM ERRO CONSIDERAR O MAGNETIZADOR COMO SIMPLES MÁQUINA DE TRANSMITIR FLUIDOS(...)

8 FADIGA E ESGOTAMENTO § 5º FLUIDO HUMANO FLUIDO ESPIRITUAL
RS SET/1865 FADIGA E ESGOTAMENTO § 5º FLUIDO HUMANO FLUIDO ESPIRITUAL MENOS ATIVO: TRATAMENTO POR VEZES LONGO MAIS PODEROSO: EFEITOS MAIS RÁPIDOS, POR VEZES, QUASE INSTANTÂNEOS O MAGNETIZADOR SE ESGOTA, SE FATIGA, DEVE RECUPERAR FORÇAS PARA O MÉDIUM MAGNETIZADOR, A FADIGA É QUASE NULA § 5º (...) GASTANDO O SEU PRÓPRIO FLUIDO, O MAGNETIZADOR SE ESGOTA E SE FATIGA, POIS DÁ DE SEU PRÓPRIO ELEMENTO VITAL(...)

9 AÇÃO DOS ESPÍRITOS § 6º AÇÃO DIRETA AÇÃO INDIRETA
RS SET/1865 § 6º AÇÃO DIRETA AÇÃO INDIRETA AGE SOBRE O INDIVÍDUO PASSA PELO INTERMEDIÁRIO (MÉDIUM CURADOR ) ALIVIANDO, CURANDO, OU PRODUZINDO SONO MAGNÉTICO PARA AGIR SOBRE O INDIVÍDUO § 6º(...) CASO AJA POR UM INTERMEDIÁRIO, TRATA-SE DE MEDIUNIDADE CURADORA

10 É MÉDIUM CURADOR NA ESTRITA ACEPÇÃO DA PALAVRA § 7º
RS SET/1865 § 7º É AQUELE CUJA PERSONALIDADE SE APAGA COMPLETAMENTE ANTE A AÇÃO ESPIRITUAL. SÓ ESSES PODEM OBTER CURAS INSTANTÂNEAS PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS EXTREMAMENTE RAROS. É PRIVILÉGIO EXCLUSIVO: DA MODÉSTIA, DA HUMILDADE, DO DEVOTAMENTO E DO DESINTERESSE § 7º (...) ESSA FACULDADE, ELEVADA AO MAIS ALTO GRAU, REQUER UM CONJUNTO DE QUALIDADES MORAIS, RARAMENTE ENCONTRADAS NA TERRA (...)

11 É MÉDIUM CURADOR FORA DA ESTRITA ACEPÇÃO DA PALAVRA § 8º
RS SET 1865 § 8º É O QUE AGE CONFORME OS PROCESSOS MAGNÉTICOS. HÁ QUASE SEMPRE AÇÃO SIMULTÂNEA: DO FLUIDO ESPIRITUAL E DO FLUIDO HUMANO A CURA É MAIS OU MENOS RÁPIDA PELA PREDOMINÂNCIA DE UM OU DE OUTRO FLUIDO § 8º (...) TODO MAGNETIZADOR PODE TORNAR-SE MÉDIUM CURADOR, SE SOUBER FAZER-SE ASSISTIR POR BONS ESPÍRITOS. NESTE CASO OS ESPÍRITOS LHE VEM EM AJUDA, DERRAMANDO SOBRE ELE O SEU PRÓPRIO FLUIDO, QUE PODE DECUPLICAR OU CENTUPLICAR A AÇÃO DO FLUIDO PURAMENTE HUMANO. (...)

12 A PRETENSÃO DE SER MÉDIUM CURADOR
RS SET 1865 § 9º DEPENDE INDEPENDE DO CONCURSO DOS BONS ESPÍRITOS DA VONTADE DO CANDIDATO ESTES SE RENDEM ÀS PRECES SINCERAS E FERVOROSAS A VONTADE NÃO PODE DAR A MEDIUNIDADE CURADORA RECONHECE-SE O MÉDIUM CURADOR PELOS RESULTADOS QUE OBTEM. § 9º (...) NINGUÉM PODE SER MÉDIUM CURADOR COM DESÍGNIO PREMEDITADO(...)

13 IMPRIME O QUE A VONTADE PODE § 10º NO HOMEM MOLE E DISTRAÍDO
RS SET/1865 O QUE A VONTADE PODE § 10º IMPRIME AO FLUIDO ESPIRITUAL OU HUMANO UMA BOA DIREÇÃO; UMA ENERGIA MAIOR E QUALIDADES ESPECIAIS APROPRIADAS À SUPERAÇÃO DO MAL. NO HOMEM MOLE E DISTRAÍDO NO HOMEM DE VONTADE ENÉRGICA A CORRENTE É MOLE A EMISSÃO É FRACA A CORRENTE PRODUZ O EFEITO DE UMA DUCHA (NÃO CONFUNDIR COM TEIMOSIA) § 10º (...) O PENSAMENTO, QUE PROVOCA UMA EMISSÃO FLUÍDICA, PODE OPERAR CERTAS TRANSFORMAÇÕES MOLECULARES E ATÔMICAS, COMO SE VÊEM SER PRODUZIDAS SOB A INFLUÊNCIA DA ELETRICIDADE, DA LUZ OU DO CALOR. (...)

14 PRODUZ AÇÃO DA PRECE § 11º SE FERVOROSA, ARDENTE, FEITA COM FÉ:
RS SET 1865 § 11º SE FERVOROSA, ARDENTE, FEITA COM FÉ: PRODUZ O EFEITO DE UMA MAGNETIZAÇÃO. CHAMA OS BONS ESPÍRITOS, DIRIGE SALUTAR CORRENTE FLUÍDICA AO DOENTE KARDEC RECOMENDA UTILIZAR AS PRECES DO CAP. 28 DO E.S.E PARA DOENTES E OBSEDIADOS. § 11º (...) A PRECE NÃO SÓ CHAMA OS BONS ESPÍRITOS, MAS DIRIGE AO DOENTE UMA SALUTAR CORRENTE FLUÍDICA. (...)

15 TODOS SÓ IMPOSIÇÃO DAS MÃOS § 12º NUMAS TANTAS MOLÉSTIAS PODEM
RS SET/1865 SÓ IMPOSIÇÃO DAS MÃOS § 12º NUMAS TANTAS MOLÉSTIAS TODOS PODEM SUAVIZAR CERTOS SOFRIMENTOS, ATÉ MESMO OS CURAR (AINDA QUE NÃO INSTANTANEAMENTE). NÃO É NECESSÁRIO SER MAGNETIZADOR MUITAS VEZES, BASTA IMPOR AS MÃOS PARA ACALMAR A DOR: É ÚTIL O CONHECIMENTO DOS PROCESSOS MAGNÉTICOS EM CERTOS CASOS COMPLICADOS Mas não é indispensável CONDIÇÕES: APELAR AOS BONS ESPÍRITOS; ORAR E QUERER O BEM; FÉ; VONTADE E CONFIANÇA EM DEUS § 12º (...) APENAS SUA IGNORÂNCIA LHES FAZ CRER NA INFLUÊNCIA DESTA OU DAQUELA FÓRMULA (...) - REFERENTE A MAIOR PARTE DOS MÉDIUNS CURADORES INCONSCIENTES

16 ALTERNÂNCIAS NÃO HÁ MÉDIUNS CURADORES UNIVERSAIS § 13º VENCER O MAL
RS SET 1865 NÃO HÁ MÉDIUNS CURADORES UNIVERSAIS § 13º ALTERNÂNCIAS VENCER O MAL UMA OU MAIS VEZES ALGUÉM PODE CURAR UM MAL NUMA PESSOA, NÃO CURAR O MESMO MAL NA MESMA PESSOA OUTRA VEZ OU NÃO CURAR O MESMO MAL EM OUTRA PESSOA. NEM É MÉDIUM CURADOR NEM PODE VENCER TODOS OS MALES UM OUTRO AINDA PODE TER A FACULDADE HOJE, NÃO TÊ-LA AMANHÃ, E PODERÁ RECUPERÁ-LA MAIS TARDE ALGUÉM PODE RESTITUIR A SAÚDE A UM DOENTE E NADA FAZER SOBRE OUTRO § 13º (...) A EXPERIÊNCIA PROVA QUE, NA ACEPÇÃO RESTRITA DA PALAVRA, ENTRE OS MELHORES DOTADOS, NÃO HÁ MÉDIUNS CURADORES UNIVERSAIS(...)

17 NÃO É PROFISSÃO § 14º A MEDIUNIDADE CURADORA: DESENVOLVE-SE
RS SET 1865 § 14º A MEDIUNIDADE CURADORA: DESENVOLVE-SE PELO EXERCÍCIO, PELA PRÁTICA DO BEM, PELA PRÁTICA DA CARIDADE NÃO É FIXA, NEM É DE HORA MARCADA (COMO UM TALENTO ADQUIRIDO PELO ESTUDO) NÃO PODE TORNAR-SE PROFISSÃO (INDEPENDE DA VONTADE) § 14º (...) A MEDIUNIDADE CURADORA É UMA APTIDÃO MEDIÚNICA, COMO TODOS OS GÊNEROS DE MEDIUNIDADE, INERENTE AO INDIVÍDUO MAS O RESULTADO DESSA APTIDÃO INDEPENDE DE SUA VONTADE. (...)

18 RELAÇÕES COM O ESPIRITISMO
RS SET 1865 § 15º A MEDIUNIDADE CURADORA RACIONAL: ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AO ESPIRITISMO REPOUSA NO CONCURSO DOS ESPÍRITOS CONDIÇÕES REQUERIDAS CRER: NOS ESPÍRITOS, NA ALMA E NA EFICÁCIA DA PRECE § 15º (...) É UM ERRO CRER QUE OS QUE NÃO PARTILHAM DE NOSSAS IDÉIAS NÃO TERÃO A MENOR REPUGNÂNCIA EM EXPERIMENTAR ESTA FACULDADE. (...)

19 CONCLUSÃO VOCÊ ESTUDOU O ARTIGO DE ALLAN KARDEC
“DA MEDIUNIDADE URADORA”, PARÁGRAFO POR PARÁGRAFO. SE VOCÊ SOUBER RESPONDER AS QUESTÕES QUE ALLAN KARDEC FORMULOU (VEJA O SLIDE SUBSEQUENTE AO ROTEIRO) , ESTE ESTUDO TEVE ALGUMA UTILIDADE PARA VOCÊ. SE NÃO SOUBER, ESTUDE ATÉ CONSEGUIR.


Carregar ppt "DA MEDIUNIDADE CURADORA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google