A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ciclo da revolução burguesa no Brasil Octávio Ianni.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ciclo da revolução burguesa no Brasil Octávio Ianni."— Transcrição da apresentação:

1 O ciclo da revolução burguesa no Brasil Octávio Ianni

2 A abolição da escravatura, a queda do regime monárquico, a imigração de braços para a lavoura, o predomínio do fazendeiro de café, o desenvolvimento capitalista e outros desdobramentos da história ajudam a delimitar a época da revolução.

3 A proclamação da República resulta do fracionamento na classe dominante de senhores de terra, quando os setores mais avançados da burguesia agrária e industrial procuram libertar-se do velho aparelho de Estado representado pela monarquia.

4 A I república aparece como uma fase de transição com o antigo regime e não contribui de fato, para a consolidação do estilo democrático de vida. Como núcleo da ideologia da ditadura, da doutrina de segurança e desenvolvimento, do lema ordem e progresso ressurgiu a idéia da sociedade amorfa ou débil.

5 Todas as formas históricas do Estado, desde a Independência até ao presente, denotam a continuidade e reiteração das soluções autoritárias, de cima para baixo.

6 Durante a República, em suas diversas etapas, o Estado adquiriu a filosofia oligárquica, corporativa, popular, populista, militar. A revolução de 30 assinala a transição para uma época na qual dinamizam-se processos econômicos, políticos, culturais, demográficos e outros tais como os seguintes: industrialização, urbanização, sindicalismo estatal, intervencionismo governamental crescente na economia, fortalecimento do aparato estatal, principalmente do executivo.

7 Talvez se possa afirmar que o âmbito histórico da revolução burguesa no Brasil situa-se entre a abolição da escravatura e o desfecho da ditadura militar. Sob vários aspectos, em diferentes ocasiões da história da sociedade brasileira, os fios do militarismo e da ordem e progresso tornam-se numa poderosa rede, as serviço das classes dominantes.


Carregar ppt "O ciclo da revolução burguesa no Brasil Octávio Ianni."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google