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20/3/20121Pensamento Ocidental e o Taoísmo TÍTULO Sérgio Biagi Gregório Pensamento Ocidental eTaoísmo.

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1 20/3/20121Pensamento Ocidental e o Taoísmo TÍTULO Sérgio Biagi Gregório Pensamento Ocidental eTaoísmo

2 Pensamento Ocidental e o Taoísmo Introdução 20/3/2012Pensamento Ocidental e o Taoísmo2 O que é o pensamento ocidental? O que é o taoísmo? Que tipo de relação há entre o pensamento ocidental e o taoísmo?

3 Pensamento Ocidental e o Taoísmo Definição de Tao 20/3/2012Pensamento Ocidental e o Taoísmo3 O Tao não pode ser definido. E se for definido não é o Tao. O que isto significa? Significa que o Tao está acima e além da compreensão humana comum. A linguagem não possui palavras nem símbolos que o definam. É mais ou menos o que acontece quando queremos definir Deus. Podemos dizer que Deus é isso, aquilo, mas sempre será uma definição incompleta, pois não temos condições de penetrar na intimidade do Criador. Ele também não é uma religião. Em realidade, Tao quer dizer como; como as coisas acontecem, como elas funcionam. É o princípio único que está subjacente a todos os acontecimentos.

4 Pensamento Ocidental e o Taoísmo Origem da Palavra Tao 20/3/2012Pensamento Ocidental e o Taoísmo4 A palavra Tao vem do livro de Lao-Tsé, intitulado, o Tao Te Ching. Este livro, constituído de 81 versos ou lições, surgiu há anos. E tudo isto começou quando ele, funcionário em uma corte depravada e corrupta, resolveu abandonar o país em busca de lugares mais serenos, onde pudesse repousar sua cabeça cansada. Consta que Lao-Tsé, ao deixar o país com as roupas do corpo e montado no lombo de um boi, dirigiu-se à fronteira. Lá chegando, encontrou um guarda que o reconheceu e pediu que este lhe ensinasse tudo o que sabia. Lao-Tsé aceitou a tarefa e em uma só noite escreveu o pequeno livro. Diz-se que Lao-Tsé estava mais do que inspirado, ele estava iluminado.

5 Pensamento Ocidental e o Taoísmo O Tao é uma Ordem Universal 20/3/2012Pensamento Ocidental e o Taoísmo5 OrdemLei Ordem aqui tem um sentido de Lei. Só que não é uma Lei comum. É uma Lei de cuja origem não se tem notícia, mas que vem funcionando antes que o mundo fosse mundo, ou que o Universo fosse Universo. Ela não é uma lei natural física como, por exemplo, a Lei da Gravidade, presente em todo o Universo. No entanto, a gravidade não se aplica a certas coisas mais sutis, como por exemplo, o pensamento. Não temos conhecimento de uma balança que marque o peso de uma idéia. Uma Ordem tem outra conotação: ela se aplica a tudo o que existe, gente, animais, pensamentos e estrelas. Ninguém a pode desconhecer, porque ela está acima de qualquer coisa. Ela não manda, nem os outros a obedecem. Uma Ordem não é uma Lei. Por ser universal, ela deve ser aplicada em qualquer lugar do Universo. Por isso, é também cósmica.

6 Pensamento Ocidental e o Taoísmo A Arte Ocidental e a Arte Chinesa 20/3/2012Pensamento Ocidental e o Taoísmo6 A arte ocidental, como outros aspectos de nossa cultura, inclinou-se para os mecanismos do sistema econômico materialista, em que a eficácia e o funcionamento prevalecem sobre a beleza e a qualidade. Ela não pode desempenhar a função social que é tornar consciente o subconsciente, abrir as portas à percepção. A arte chinesa inclinou-se para a sondagem dos mistérios da mente. Quase toda a pintura chinesa é paisagista. Não há retratos, porque não se fomenta a personalidade. No ocidente, a arte, concentrando-se mais no homem, busca a sua personalidade, a sua individualidade.

7 Pensamento Ocidental e o Taoísmo Causalidade e Sincronicidade 20/3/2012Pensamento Ocidental e o Taoísmo7 cultura ocidental principio de causalidadecultura chinesaprincípio da sincronicidade Para explicar os fenômenos da natureza, a cultura ocidental aceita o principio de causalidade; a cultura chinesa, o princípio da sincronicidade. Sincronicidade Sincronicidade significa que existe uma correspondência entre os estados simultâneos dos sistemas dos fenômenos. A conexão dos fenômenos não é de causa e efeito, mas de homologia entre os fenômenos que ocorrem ao mesmo tempo. Para eles não há dualidade. A destruição é construção; A construção é destruição. Não há destruição e construção: Ambas são só um e o mesmo.

8 Pensamento Ocidental e o Taoísmo Pressupostos acerca do Homem 20/3/2012Pensamento Ocidental e o Taoísmo8 No ocidente há o pressuposto de que o homem é mal. Por isso a frase: Homo homini lupus, que traduzido quer dizer: O homem é lobo do próprio homem. O confucionismo, por exemplo, parte da tese de que o homem é bom. Quando as relações humanas se constroem pensando que o homem é mal, o homem acaba o sendo. Ashley Montagu disse que na natureza são mais importantes e numerosas as relações de simbiose e cooperação do que as de depredação.

9 Pensamento Ocidental e o Taoísmo O Mar e a Montanha 20/3/2012Pensamento Ocidental e o Taoísmo9 mar O mar propicia uma atitude argumentativa; montanha a montanha; uma atitude de contemplação. filósofos gregos Mar Mediterrâneo Os filósofos gregos construíram as suas academias junto ao Mar Mediterrâneo; taoísmomontanhas o taoísmo foi sempre situado nas montanhas.

10 Pensamento Ocidental e o Taoísmo Busca da Verdade 20/3/2012Pensamento Ocidental e o Taoísmo10 A filosofia ocidental pergunta o que é a verdade; o taoísmo, o modo de atuar. Para buscar a verdade, a nossa filosofia observa, argumenta, analisa e deduz, quer dizer, atua para conhecer. O taoísmo conhece para atuar e não chega ao conhecimento por uma ação prévia, mas sim por uma não- ação. Se observar e argumentar são as ferramentas da filosofia ocidental, a naturalidade e a espontaneidade são os meios de atuar dos taoístas. Esta atitude está contida nos dois conceitos básicos do taoísmo, que são: Wu-wei = nada fazer e Tzu-jan = nada conhecer. A não-ação criativa do wu-wei é a pura naturalidade. O não conhecer do tzu-jan é a pura espontaneidade. Resumindo: Wu-wei quer dizer: 1) seguir a linha da menor resistência; 2) esperar o momento do retorno. Tzu-jan quer dizer: 1) a mente em branco ou não mente; 2) o reflexo.

11 Pensamento Ocidental e o Taoísmo Bibliografia Consultada 20/3/2012Pensamento Ocidental e o Taoísmo11 RACIONERO, Luis. Textos de Estetica Taoista. Madrid: Alianza, Texto em HTML ensamento-ocidental-e-taoismo.htm


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